Conheça as multas pela falta de inspeção periódica obrigatória (IPO) ou extraordinária
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Conheça as multas pela falta de inspeção periódica obrigatória (IPO) ou extraordinária
O Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de Julho, regula as inspeções técnicas periódicas, as inspeções para atribuição de matrícula e as inspeções extraordinárias de veículos a motor e seus reboques, previstas no artigo 116.º do Código da Estrada.
As inspeções periódicas visam confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento e das condições de segurança dos veículos, de acordo com as suas características originais homologadas ou as resultantes de transformação autorizada nos termos do artigos 114 e 115 do Código da Estrada.
Para consultar informação sobre a próxima data de inspeção so seu veículo consulte o simulador no site do IMTT.
Em relação às contraordenações, é aplicado o regime previsto no Código da Estrada mas estabelecem-se coimas específicas, mais reduzidas, para as infrações que incidam sobre motociclos, triciclos e quadriciclos.
São consideradas contraordenações as seguintes infrações:
•A utilização de um veículo sem inspeção periódica ou, nos casos em que tal é obrigatório, sem inspeção extraordinária ou inspeção para atribuição de nova matrícula, que é punida com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•O transporte de passageiros ou de carga em veículo reprovado em inspeção, com deficiências do tipo 2 nos sistemas de direção, suspensão ou travagem, que é punido com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•A circulação com veículo reprovado em inspeção, com deficiências do tipo 3 (exceto na deslocação ao local de reparação e posterior regresso ao centro de inspeção), que é punida com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•A falta de inspeção extraordinária, quando determinada nos termos do artigo 116.º do Código da Estrada, que é punida com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•A utilização de veículo sujeito a inspeção periódica, se o condutor não possuir a ficha de inspeção periódica que comprova a realização da mesma, emitida pela entidade gestora do centro de inspeção, que é punida de acordo com o previsto no artigo 85.º do Código da Estrada: coima de €60 a €300, exceto se o condutor apresentar o documento no prazo de 8 dias à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, caso em que a coima é de €30 a €60.
Quando devem os automóveis (ligeiros e pesados), reboques, ambulâncias e veículos dos bombeiros realizar inspeção periódica obrigatória?
Automóveis pesados de passageiros Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente
Automóveis pesados de mercadorias Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente
Reboque e semi-reboques com peso bruto superior a 3500 Kg, com excepção dos reboques agrícolas Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente
Automóveis ligeiros licenciados para transporte público de passageiros e ambulâncias Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente
Automóveis ligeiros de mercadorias Dois anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente
Automóveis ligeiros de passageiros Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de 2 em 2 anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente
Automóveis utilizados no transporte escolar e automóveis ligeiros licenciados para instrução Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente
Restantes automóveis ligeiros Dois anos após a data da primeira matrícula e, em seguida anualmente
Automóveis pesados e reboques com peso bruto superior a 3500 kg utilizados por corporações de bombeiros e suas associações e outros que raramente utilizam a via pública, designadamente os destinados a transporte de material de circo ou de feira, reconhecidos pela Direcção Geral de Viação Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente
Para consultar informação sobre a próxima data de inspeção so seu veículo consulte o simulador no site do IMTT.
Procedimentos para Inspecção Extraordinária – por motivo de Identificação
Identificação do Veículo
Livrete/documento único
Método de ensaio: Comparativo/ visual
O que é verificado: Comparação entre os dados do livrete e os dados do veículo
Número de quadro
Método de ensaio: Comparativo/ visual
O que é verificado: Comparação entre o n.º que consta no livrete e o que está no veículo
Chapa de matrícula
Método de ensaio: Comparativo/ visual
O que é verificado: Bom estado das chapas e respectiva homologação
Direcção
Alinhamento de Direcção
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Ripómetro
O que é verificado: Desvio da direcção (ripagem)
Volante e coluna de direcção
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação dos componentes
Caixa de direcção
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Foles da caixa, fixação e eventuais fugas de lubrificante
Barras, tirantes e rótulas
Método de ensaio: Prático/visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Eventuais deformações nos componentes e/ou folgas
Direcção assistida
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento e eventuais fugas
Visibilidade
Visibilidade
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento das palas do sol
Vidros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado dos vidros e existência de películas não autorizadas
Espelhos retrovisores
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado, funcionamento e sistema de regulação
Sistema limpa vidros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento, estado e características das escovas do limpa vidros
Lava vidros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento
Equipamento de iluminação, luzes, reflectores e equip. eléctrico
Luzes de máximos e de médios e nevoeiro à frente
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Regloscópio
O que é verificado: Estado, alinhamento e medição da intensidade das luzes
Luzes de presença, de travagem, de matrícula, de mudança de direcção, avisadoras de perigo, de nevoeiro à retaguarda, marcha-atrás, delimitadoras e sinalização lateral
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado, montagem, funcionamento, cor e homologação
Luzes do painel de intrumentos
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento das luzes indicadoras
Reflectores e placas reflectoras
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado e colocação das placas
Instalação eléctrica
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação da bateria, estado e fixação da cablagem
Sistemas de travagem
Estado mecânico de funcionamento
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Estado, fixação, funcionamento e montagem dos sistemas de travagem
Desempenho e eficiência dos travões de serviço
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Desempenho e eficiência dos travões de serviço
Desempenho e eficiência do travão de estacionamento
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Desempenho e eficiência do travão de estacionamento
Desempenho do retardador ou do travão de escape
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Desempenho do retardador ou do travão de escape
Eixos, suspensão, rodas e pneus, transmissão
Eixos traseiro e dianteiro
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Fixação ao chassis e eventuais deformações
Molas e barras de torção
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Estado e fixação das molas
Amortecedores
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Montagem e eventuais fugas
Braços de suspensão e barras estabilizadoras
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Estado e fixação dos braços e barras
Sistemas pneumáticos e hidroelásticos
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Estado, fixação e montagem dos sistemas
Ensaio de eficiência para veículos ligeiros com tara ou peso bruto igual ou inferior a 2800 kg
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Banco de suspensão
O que é verificado: Eficiência da suspensão do veículo
Jantes
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação, eventuais deformações, características e dimensões
Pneus
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Eventuais deformações, sentido de rotação, características, homologação e dimensões
Rolamentos das rodas
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento utilizado: Detector de folgas
O que é verificado: Eventuais folgas e fugas de lubrificante
Transmissão
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento utilizado: Detector de folgas
O que é verificado: Estado dos componentes, eventuais folgas e fugas de lubrificantes
Quadro e acessórios do quadro
Quadro e chassis
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Eventuais deformações, corrosão e limpeza do veículo
Cabina e carroçaria
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação, estado geral, portas, antepara, degraus e bancos
Equipamentos diversos
Cintos de segurança
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação, funcionamento, homologação e eventuais deformações
Extintor (para veículos de transporte público de passageiros)
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Características, prazo de validade e fixação
Dispositivos anti-roubo
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Homologação
Triângulo pré-sinalização
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado e homologação
Colete reflector
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado e homologação
Avisador sonoro
Método de ensaio: Visual / auditivo
O que é verificado: Funcionamento
Velocímetro e conta quilómetros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento
Tacógrafo (obrigatório para determinados veículos)
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificação da selagem e validade do controlo metrológico
Limitador de velocidade (obrigatório para determinados veículos)
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Instalação e selagens
Emissão de poluentes
Sistema de escape
Método de ensaio: Visual/ auditivo
O que é verificado: Montagem e eventuais fugas
Emissão de gases de escape (motores a gasolina)
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Analisador de gases de escape
O que é verificado: Medição dos valores de CO (monóxido de carbono) e valor lambda
Emissão de gases de escape (motores a gasóleo)
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Opacímetro
O que é verificado: Medição da opacidade dos gases de escape
Emissões relativas ao óleo de lubrificação
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Eventuais fugas de óleo do motor
Controlo suplementar de Veículos de Transporte Público
Saídas de emergência
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Sinalização, comandos de emergência e verificação da existência dos martelos
Ventilação e aquecimento
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento dos sistemas
Bancos
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado de conservação
Iluminação interior
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento
Publicidade
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Conformidade da disposição da publicidade no veículo
Limpeza
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado de limpeza do veículo
Roda de reserva
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificada a existência
Cortinas
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificada a existência
Sinalização acústica ou luminosa para paragem
Método de ensaio: Visual/ auditivo
O que é verificado: Funcionamento
Sinalização informativa interior
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificada a existência
Observação visual detalhada relativa à identificação
Marca, modelo, n.º quadro, distância entre eixos, categoria, tipo, motor, caixa, lotação, gravações e chapas, peso bruto rebocável e pneus
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Comparação entre os dados do livrete e os do veículo
Observação exterior detalhada
Quadro e carroçaria
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Conformidade do quadro e carroçaria com o modelo de veículo aprovado
Reparações
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Soldaduras, sistemas, componentes e unidades técnicas de substituição e pára-choques
Verificação das características do motor e transmissão
Motor
Método de ensaio: Prático
Equipamento utilizado: Banco de potência
O que é verificado: Conformidade das características do motor em relação às indicadas pelo fabricante
(aplicável apenas no caso de existirem dúvidas relacionadas com a identificação do motor)
As inspeções periódicas visam confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento e das condições de segurança dos veículos, de acordo com as suas características originais homologadas ou as resultantes de transformação autorizada nos termos do artigos 114 e 115 do Código da Estrada.
Para consultar informação sobre a próxima data de inspeção so seu veículo consulte o simulador no site do IMTT.
Em relação às contraordenações, é aplicado o regime previsto no Código da Estrada mas estabelecem-se coimas específicas, mais reduzidas, para as infrações que incidam sobre motociclos, triciclos e quadriciclos.
São consideradas contraordenações as seguintes infrações:
•A utilização de um veículo sem inspeção periódica ou, nos casos em que tal é obrigatório, sem inspeção extraordinária ou inspeção para atribuição de nova matrícula, que é punida com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•O transporte de passageiros ou de carga em veículo reprovado em inspeção, com deficiências do tipo 2 nos sistemas de direção, suspensão ou travagem, que é punido com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•A circulação com veículo reprovado em inspeção, com deficiências do tipo 3 (exceto na deslocação ao local de reparação e posterior regresso ao centro de inspeção), que é punida com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•A falta de inspeção extraordinária, quando determinada nos termos do artigo 116.º do Código da Estrada, que é punida com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•A utilização de veículo sujeito a inspeção periódica, se o condutor não possuir a ficha de inspeção periódica que comprova a realização da mesma, emitida pela entidade gestora do centro de inspeção, que é punida de acordo com o previsto no artigo 85.º do Código da Estrada: coima de €60 a €300, exceto se o condutor apresentar o documento no prazo de 8 dias à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, caso em que a coima é de €30 a €60.
Quando devem os automóveis (ligeiros e pesados), reboques, ambulâncias e veículos dos bombeiros realizar inspeção periódica obrigatória?
Automóveis pesados de passageiros Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente
Automóveis pesados de mercadorias Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente
Reboque e semi-reboques com peso bruto superior a 3500 Kg, com excepção dos reboques agrícolas Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente
Automóveis ligeiros licenciados para transporte público de passageiros e ambulâncias Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente
Automóveis ligeiros de mercadorias Dois anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente
Automóveis ligeiros de passageiros Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de 2 em 2 anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente
Automóveis utilizados no transporte escolar e automóveis ligeiros licenciados para instrução Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente
Restantes automóveis ligeiros Dois anos após a data da primeira matrícula e, em seguida anualmente
Automóveis pesados e reboques com peso bruto superior a 3500 kg utilizados por corporações de bombeiros e suas associações e outros que raramente utilizam a via pública, designadamente os destinados a transporte de material de circo ou de feira, reconhecidos pela Direcção Geral de Viação Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente
Para consultar informação sobre a próxima data de inspeção so seu veículo consulte o simulador no site do IMTT.
Procedimentos para Inspecção Extraordinária – por motivo de Identificação
Identificação do Veículo
Livrete/documento único
Método de ensaio: Comparativo/ visual
O que é verificado: Comparação entre os dados do livrete e os dados do veículo
Número de quadro
Método de ensaio: Comparativo/ visual
O que é verificado: Comparação entre o n.º que consta no livrete e o que está no veículo
Chapa de matrícula
Método de ensaio: Comparativo/ visual
O que é verificado: Bom estado das chapas e respectiva homologação
Direcção
Alinhamento de Direcção
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Ripómetro
O que é verificado: Desvio da direcção (ripagem)
Volante e coluna de direcção
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação dos componentes
Caixa de direcção
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Foles da caixa, fixação e eventuais fugas de lubrificante
Barras, tirantes e rótulas
Método de ensaio: Prático/visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Eventuais deformações nos componentes e/ou folgas
Direcção assistida
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento e eventuais fugas
Visibilidade
Visibilidade
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento das palas do sol
Vidros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado dos vidros e existência de películas não autorizadas
Espelhos retrovisores
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado, funcionamento e sistema de regulação
Sistema limpa vidros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento, estado e características das escovas do limpa vidros
Lava vidros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento
Equipamento de iluminação, luzes, reflectores e equip. eléctrico
Luzes de máximos e de médios e nevoeiro à frente
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Regloscópio
O que é verificado: Estado, alinhamento e medição da intensidade das luzes
Luzes de presença, de travagem, de matrícula, de mudança de direcção, avisadoras de perigo, de nevoeiro à retaguarda, marcha-atrás, delimitadoras e sinalização lateral
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado, montagem, funcionamento, cor e homologação
Luzes do painel de intrumentos
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento das luzes indicadoras
Reflectores e placas reflectoras
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado e colocação das placas
Instalação eléctrica
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação da bateria, estado e fixação da cablagem
Sistemas de travagem
Estado mecânico de funcionamento
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Estado, fixação, funcionamento e montagem dos sistemas de travagem
Desempenho e eficiência dos travões de serviço
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Desempenho e eficiência dos travões de serviço
Desempenho e eficiência do travão de estacionamento
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Desempenho e eficiência do travão de estacionamento
Desempenho do retardador ou do travão de escape
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Desempenho do retardador ou do travão de escape
Eixos, suspensão, rodas e pneus, transmissão
Eixos traseiro e dianteiro
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Fixação ao chassis e eventuais deformações
Molas e barras de torção
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Estado e fixação das molas
Amortecedores
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Montagem e eventuais fugas
Braços de suspensão e barras estabilizadoras
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Estado e fixação dos braços e barras
Sistemas pneumáticos e hidroelásticos
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Estado, fixação e montagem dos sistemas
Ensaio de eficiência para veículos ligeiros com tara ou peso bruto igual ou inferior a 2800 kg
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Banco de suspensão
O que é verificado: Eficiência da suspensão do veículo
Jantes
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação, eventuais deformações, características e dimensões
Pneus
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Eventuais deformações, sentido de rotação, características, homologação e dimensões
Rolamentos das rodas
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento utilizado: Detector de folgas
O que é verificado: Eventuais folgas e fugas de lubrificante
Transmissão
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento utilizado: Detector de folgas
O que é verificado: Estado dos componentes, eventuais folgas e fugas de lubrificantes
Quadro e acessórios do quadro
Quadro e chassis
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Eventuais deformações, corrosão e limpeza do veículo
Cabina e carroçaria
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação, estado geral, portas, antepara, degraus e bancos
Equipamentos diversos
Cintos de segurança
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação, funcionamento, homologação e eventuais deformações
Extintor (para veículos de transporte público de passageiros)
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Características, prazo de validade e fixação
Dispositivos anti-roubo
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Homologação
Triângulo pré-sinalização
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado e homologação
Colete reflector
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado e homologação
Avisador sonoro
Método de ensaio: Visual / auditivo
O que é verificado: Funcionamento
Velocímetro e conta quilómetros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento
Tacógrafo (obrigatório para determinados veículos)
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificação da selagem e validade do controlo metrológico
Limitador de velocidade (obrigatório para determinados veículos)
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Instalação e selagens
Emissão de poluentes
Sistema de escape
Método de ensaio: Visual/ auditivo
O que é verificado: Montagem e eventuais fugas
Emissão de gases de escape (motores a gasolina)
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Analisador de gases de escape
O que é verificado: Medição dos valores de CO (monóxido de carbono) e valor lambda
Emissão de gases de escape (motores a gasóleo)
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Opacímetro
O que é verificado: Medição da opacidade dos gases de escape
Emissões relativas ao óleo de lubrificação
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Eventuais fugas de óleo do motor
Controlo suplementar de Veículos de Transporte Público
Saídas de emergência
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Sinalização, comandos de emergência e verificação da existência dos martelos
Ventilação e aquecimento
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento dos sistemas
Bancos
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado de conservação
Iluminação interior
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento
Publicidade
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Conformidade da disposição da publicidade no veículo
Limpeza
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado de limpeza do veículo
Roda de reserva
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificada a existência
Cortinas
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificada a existência
Sinalização acústica ou luminosa para paragem
Método de ensaio: Visual/ auditivo
O que é verificado: Funcionamento
Sinalização informativa interior
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificada a existência
Observação visual detalhada relativa à identificação
Marca, modelo, n.º quadro, distância entre eixos, categoria, tipo, motor, caixa, lotação, gravações e chapas, peso bruto rebocável e pneus
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Comparação entre os dados do livrete e os do veículo
Observação exterior detalhada
Quadro e carroçaria
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Conformidade do quadro e carroçaria com o modelo de veículo aprovado
Reparações
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Soldaduras, sistemas, componentes e unidades técnicas de substituição e pára-choques
Verificação das características do motor e transmissão
Motor
Método de ensaio: Prático
Equipamento utilizado: Banco de potência
O que é verificado: Conformidade das características do motor em relação às indicadas pelo fabricante
(aplicável apenas no caso de existirem dúvidas relacionadas com a identificação do motor)
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