Trânsito e Sinalização
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Conheça as multas pela falta de inspeção periódica obrigatória (IPO) ou extraordinária

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Conheça as multas pela falta de inspeção periódica obrigatória (IPO) ou extraordinária Empty Conheça as multas pela falta de inspeção periódica obrigatória (IPO) ou extraordinária

Mensagem por MC Sáb Fev 01, 2014 7:25 pm

O Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de Julho, regula as inspeções técnicas periódicas, as inspeções para atribuição de matrícula e as inspeções extraordinárias de veículos a motor e seus reboques, previstas no artigo 116.º do Código da Estrada.

As inspeções periódicas visam confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento e das condições de segurança dos veículos, de acordo com as suas características originais homologadas ou as resultantes de transformação autorizada nos termos do artigos 114 e 115 do Código da Estrada.

Para consultar informação sobre a próxima data de inspeção so seu veículo consulte o simulador no site do IMTT.

Em relação às contraordenações, é aplicado o regime previsto no Código da Estrada mas estabelecem-se coimas específicas, mais reduzidas, para as infrações que incidam sobre motociclos, triciclos e quadriciclos.

São consideradas contraordenações as seguintes infrações:
•A utilização de um veículo sem inspeção periódica ou, nos casos em que tal é obrigatório, sem inspeção extraordinária ou inspeção para atribuição de nova matrícula, que é punida com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•O transporte de passageiros ou de carga em veículo reprovado em inspeção, com deficiências do tipo 2 nos sistemas de direção, suspensão ou travagem, que é punido com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•A circulação com veículo reprovado em inspeção, com deficiências do tipo 3 (exceto na deslocação ao local de reparação e posterior regresso ao centro de inspeção), que é punida com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•A falta de inspeção extraordinária, quando determinada nos termos do artigo 116.º do Código da Estrada, que é punida com coima de €250 a €1.250. Quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, a coima é de €120 a €600;
•A utilização de veículo sujeito a inspeção periódica, se o condutor não possuir a ficha de inspeção periódica que comprova a realização da mesma, emitida pela entidade gestora do centro de inspeção, que é punida de acordo com o previsto no artigo 85.º do Código da Estrada: coima de €60 a €300, exceto se o condutor apresentar o documento no prazo de 8 dias à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, caso em que a coima é de €30 a €60.

Quando devem os automóveis (ligeiros e pesados), reboques, ambulâncias e veículos dos bombeiros realizar inspeção periódica obrigatória?

Automóveis pesados de passageiros Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente

Automóveis pesados de mercadorias Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente

Reboque e semi-reboques com peso bruto superior a 3500 Kg, com excepção dos reboques agrícolas Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente

Automóveis ligeiros licenciados para transporte público de passageiros e ambulâncias Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente

Automóveis ligeiros de mercadorias Dois anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente

Automóveis ligeiros de passageiros Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de 2 em 2 anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente

Automóveis utilizados no transporte escolar e automóveis ligeiros licenciados para instrução Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente

Restantes automóveis ligeiros Dois anos após a data da primeira matrícula e, em seguida anualmente

Automóveis pesados e reboques com peso bruto superior a 3500 kg utilizados por corporações de bombeiros e suas associações e outros que raramente utilizam a via pública, designadamente os destinados a transporte de material de circo ou de feira, reconhecidos pela Direcção Geral de Viação Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente

Para consultar informação sobre a próxima data de inspeção so seu veículo consulte o simulador no site do IMTT.

Procedimentos para Inspecção Extraordinária – por motivo de Identificação

Identificação do Veículo

Livrete/documento único
Método de ensaio: Comparativo/ visual
O que é verificado: Comparação entre os dados do livrete e os dados do veículo

Número de quadro
Método de ensaio: Comparativo/ visual
O que é verificado: Comparação entre o n.º que consta no livrete e o que está no veículo

Chapa de matrícula
Método de ensaio: Comparativo/ visual
O que é verificado: Bom estado das chapas e respectiva homologação

Direcção

Alinhamento de Direcção
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Ripómetro
O que é verificado: Desvio da direcção (ripagem)

Volante e coluna de direcção
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação dos componentes

Caixa de direcção
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Foles da caixa, fixação e eventuais fugas de lubrificante

Barras, tirantes e rótulas
Método de ensaio: Prático/visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Eventuais deformações nos componentes e/ou folgas

Direcção assistida
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento e eventuais fugas

Visibilidade

Visibilidade
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento das palas do sol

Vidros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado dos vidros e existência de películas não autorizadas

Espelhos retrovisores
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado, funcionamento e sistema de regulação

Sistema limpa vidros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento, estado e características das escovas do limpa vidros

Lava vidros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento

Equipamento de iluminação, luzes, reflectores e equip. eléctrico

Luzes de máximos e de médios e nevoeiro à frente
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Regloscópio
O que é verificado: Estado, alinhamento e medição da intensidade das luzes

Luzes de presença, de travagem, de matrícula, de mudança de direcção, avisadoras de perigo, de nevoeiro à retaguarda, marcha-atrás, delimitadoras e sinalização lateral
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado, montagem, funcionamento, cor e homologação

Luzes do painel de intrumentos
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento das luzes indicadoras

Reflectores e placas reflectoras
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado e colocação das placas

Instalação eléctrica
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação da bateria, estado e fixação da cablagem

Sistemas de travagem

Estado mecânico de funcionamento
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Estado, fixação, funcionamento e montagem dos sistemas de travagem

Desempenho e eficiência dos travões de serviço
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Desempenho e eficiência dos travões de serviço

Desempenho e eficiência do travão de estacionamento
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Desempenho e eficiência do travão de estacionamento

Desempenho do retardador ou do travão de escape
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Frenómetro
O que é verificado: Desempenho do retardador ou do travão de escape

Eixos, suspensão, rodas e pneus, transmissão

Eixos traseiro e dianteiro
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Fixação ao chassis e eventuais deformações

Molas e barras de torção
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Estado e fixação das molas

Amortecedores
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Montagem e eventuais fugas

Braços de suspensão e barras estabilizadoras
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Estado e fixação dos braços e barras

Sistemas pneumáticos e hidroelásticos
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento: Detector de folgas
O que é verificado: Estado, fixação e montagem dos sistemas

Ensaio de eficiência para veículos ligeiros com tara ou peso bruto igual ou inferior a 2800 kg
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Banco de suspensão
O que é verificado: Eficiência da suspensão do veículo

Jantes
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação, eventuais deformações, características e dimensões

Pneus
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Eventuais deformações, sentido de rotação, características, homologação e dimensões

Rolamentos das rodas
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento utilizado: Detector de folgas
O que é verificado: Eventuais folgas e fugas de lubrificante

Transmissão
Método de ensaio: Prático/ visual
Equipamento utilizado: Detector de folgas
O que é verificado: Estado dos componentes, eventuais folgas e fugas de lubrificantes

Quadro e acessórios do quadro

Quadro e chassis
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Eventuais deformações, corrosão e limpeza do veículo

Cabina e carroçaria
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação, estado geral, portas, antepara, degraus e bancos

Equipamentos diversos

Cintos de segurança
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Fixação, funcionamento, homologação e eventuais deformações

Extintor (para veículos de transporte público de passageiros)
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Características, prazo de validade e fixação

Dispositivos anti-roubo
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Homologação

Triângulo pré-sinalização
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado e homologação

Colete reflector
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado e homologação

Avisador sonoro
Método de ensaio: Visual / auditivo
O que é verificado: Funcionamento

Velocímetro e conta quilómetros
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento

Tacógrafo (obrigatório para determinados veículos)
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificação da selagem e validade do controlo metrológico

Limitador de velocidade (obrigatório para determinados veículos)
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Instalação e selagens

Emissão de poluentes

Sistema de escape
Método de ensaio: Visual/ auditivo
O que é verificado: Montagem e eventuais fugas

Emissão de gases de escape (motores a gasolina)
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Analisador de gases de escape
O que é verificado: Medição dos valores de CO (monóxido de carbono) e valor lambda

Emissão de gases de escape (motores a gasóleo)
Método de ensaio: Prático
Equipamento: Opacímetro
O que é verificado: Medição da opacidade dos gases de escape

Emissões relativas ao óleo de lubrificação
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Eventuais fugas de óleo do motor

Controlo suplementar de Veículos de Transporte Público

Saídas de emergência
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Sinalização, comandos de emergência e verificação da existência dos martelos

Ventilação e aquecimento
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento dos sistemas

Bancos
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado de conservação

Iluminação interior
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Funcionamento

Publicidade
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Conformidade da disposição da publicidade no veículo

Limpeza
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Estado de limpeza do veículo

Roda de reserva
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificada a existência

Cortinas
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificada a existência

Sinalização acústica ou luminosa para paragem
Método de ensaio: Visual/ auditivo
O que é verificado: Funcionamento

Sinalização informativa interior
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Verificada a existência

Observação visual detalhada relativa à identificação

Marca, modelo, n.º quadro, distância entre eixos, categoria, tipo, motor, caixa, lotação, gravações e chapas, peso bruto rebocável e pneus
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Comparação entre os dados do livrete e os do veículo

Observação exterior detalhada

Quadro e carroçaria
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Conformidade do quadro e carroçaria com o modelo de veículo aprovado

Reparações
Método de ensaio: Visual
O que é verificado: Soldaduras, sistemas, componentes e unidades técnicas de substituição e pára-choques

Verificação das características do motor e transmissão

Motor
Método de ensaio: Prático
Equipamento utilizado: Banco de potência
O que é verificado: Conformidade das características do motor em relação às indicadas pelo fabricante

(aplicável apenas no caso de existirem dúvidas relacionadas com a identificação do motor)
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