Caracterização da SINISTRALIDADE em Portugal
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Caracterização da SINISTRALIDADE em Portugal
Situação em Portugal
Avaliando os acidentes de viação com vítimas , considera-se de salientar os seguintes factos:
- 68% ocorreram dentro de localidades, dos quais resultaram 41% dos mortos, 59% dos feridos graves e 65% dos feridos ligeiros;
- 51% foram colisões, 25% despistes, 18% atropelamentos e 6% acidentes de outro tipo;
- Destes acidentes, resultaram 42% de mortos em colisões, 35% em despiste, 20% em atropelamento e 3% em outros acidentes;
- 20,5% dos mortos são peões, 27,1% são utentes de veículos de duas rodas, 50,3% são utentes de veículos automóveis (47,4% de ligeiros, 2,9% de pesados e 2,2% de outros veículos);
- Dentro de localidades, 54% dos acidentes foram colisões, 17% despistes, 23% atropelamentos e 6% foram acidentes;
- Dos mortos verificados dentro das localidades, 38% resultaram de colisões, 28% de despistes, 32% de atropelamentos e 2% de outros, donde se conclui que os acidentes mais graves verificados dentro de localidades são os despistes e os atropelamentos;
- Fora das localidades, 48% dos acidentes foram colisões, 41% despistes, 5% atropelamentos e 6% outro tipo de acidentes;
- Dos mortos verificados fora das localidades, 44% resultou de colisões, 41% de despistes, 12% de atropelamentos e 3% de outro tipo de acidentes, onde se conclui que os acidentes mais graves verificados fora das localidades são os atropelamentos e as colisões frontais.
Dos peões mortos
- 65,4% resultaram de acidentes dentro das localidades;
- 53,9% resultaram de acidentes ocorridos durante a noite, dentro e fora das localidades;
- Fora das localidades 70,8% resultaram de acidentes nocturnos;
- Dentro das localidades 44,9% resultaram de acidentes nocturnos;
- 56,1% dos mortos resultam de acidentes ocorridos em estradas nacionais – incluindo o IP’s e IC’s (14,9% dentro de localidades e 41,2% fora das localidades), 16,7% em estradas municipais e outras (5,6% dentro das localidades e 11,7% fora), 20,5% em arruamentos e 6,8% em auto-estradas.
Em conclusão, considera-se a estrutura da sinistralidade rodoviária em Portugal particularmente negativa, nos seguintes pontos:
- Sinistralidade dos peões
- Sinistralidade dos veículos de 2 rodas a motor
- Sinistralidade dentro das localidades
Avaliando os acidentes de viação com vítimas , considera-se de salientar os seguintes factos:
- 68% ocorreram dentro de localidades, dos quais resultaram 41% dos mortos, 59% dos feridos graves e 65% dos feridos ligeiros;
- 51% foram colisões, 25% despistes, 18% atropelamentos e 6% acidentes de outro tipo;
- Destes acidentes, resultaram 42% de mortos em colisões, 35% em despiste, 20% em atropelamento e 3% em outros acidentes;
- 20,5% dos mortos são peões, 27,1% são utentes de veículos de duas rodas, 50,3% são utentes de veículos automóveis (47,4% de ligeiros, 2,9% de pesados e 2,2% de outros veículos);
- Dentro de localidades, 54% dos acidentes foram colisões, 17% despistes, 23% atropelamentos e 6% foram acidentes;
- Dos mortos verificados dentro das localidades, 38% resultaram de colisões, 28% de despistes, 32% de atropelamentos e 2% de outros, donde se conclui que os acidentes mais graves verificados dentro de localidades são os despistes e os atropelamentos;
- Fora das localidades, 48% dos acidentes foram colisões, 41% despistes, 5% atropelamentos e 6% outro tipo de acidentes;
- Dos mortos verificados fora das localidades, 44% resultou de colisões, 41% de despistes, 12% de atropelamentos e 3% de outro tipo de acidentes, onde se conclui que os acidentes mais graves verificados fora das localidades são os atropelamentos e as colisões frontais.
Dos peões mortos
- 65,4% resultaram de acidentes dentro das localidades;
- 53,9% resultaram de acidentes ocorridos durante a noite, dentro e fora das localidades;
- Fora das localidades 70,8% resultaram de acidentes nocturnos;
- Dentro das localidades 44,9% resultaram de acidentes nocturnos;
- 56,1% dos mortos resultam de acidentes ocorridos em estradas nacionais – incluindo o IP’s e IC’s (14,9% dentro de localidades e 41,2% fora das localidades), 16,7% em estradas municipais e outras (5,6% dentro das localidades e 11,7% fora), 20,5% em arruamentos e 6,8% em auto-estradas.
Em conclusão, considera-se a estrutura da sinistralidade rodoviária em Portugal particularmente negativa, nos seguintes pontos:
- Sinistralidade dos peões
- Sinistralidade dos veículos de 2 rodas a motor
- Sinistralidade dentro das localidades
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