Trânsito e Sinalização
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestões de condução para poupança de combustível

Ir para baixo

Sugestões de condução para poupança de combustível  Empty Sugestões de condução para poupança de combustível

Mensagem por MC Sex Abr 05, 2013 5:34 pm

Não importa onde vive ou o tipo de veículo que conduz, é provável que possa acrescentar mais quilometragem por cada depósito de combustível. Uma melhoria de 1 ou dois quilómetros por litro de combustível pode fazer a diferença.

Estas 12 sugestões de condução para poupança de combustível podem ajudá-lo a melhorar a economia do seu veículo. Assim poderá poupar dinheiro e reduzir as emissões de CO2. A maioria destas sugestões permitem-lhe um pequeno aumento da quilometragem por depósito de combustível - mas se aplicar várias sugestões em conjunto a melhoria de quilometragem poderá ser substancial.

Pense como os seus esforços de poupança de combustível poderão ajudar o planeta e as gerações futuras.

Abrande

Uma das formas mais fáceis e eficientes de poupar combustível é reduzir a velocidade. À medida que a velocidade do automóvel aumenta, o consumo de combustível também aumenta. Por exemplo, um aumento da velocidade de 40km/h para 80km/h quase que duplica o consumo de combustível. No entanto, a velocidade demasiado alta ou a velocidade demasiado baixa pode originar uma elevada taxa de consumo de combustível em 1/100km. A economia de combustível ideal situa-se entre os 50km/h e os 70km/h*.

Altere o seu estilo de condução

Pode poupar combustível acelerando gradualmente e efectuando uma passagem suave das mudanças. Antecipe as paragens para evitar travagens e observe a estrada mais adiante, reduzindo a velocidade se vir o tráfego parado num cruzamento à sua frente. A condução agressiva, como manobras de acelerador a fundo e travagens bruscas podem utilizar 20% mais de combustível do que uma condução suave*.

Utilize a mudança mais alta possível

Os automóveis são fabricados para arrancarem na mudança mais baixa possível, uma vez que é quando têm mais potência, mas a uma determinada velocidade a condução na mudança mais alta também pode reduzir o consumo de combustível. Conduzir a velocidades baixas pode aumentar o consumo de combustível. Desde que seja seguro, mude sempre para uma mudança mais alta.

Controlo da velocidade de cruzeiro

A utilização do controlo da velocidade de cruzeiro pode reduzir o consumo de combustível, mantendo uma velocidade contínua em estradas rectas ou descidas. Se estiver numa subida, a utilização do controlo da velocidade de cruzeiro forçará o automóvel a acelerar para manter a velocidade predefinida, aumentando o consumo de combustível.

Utilize criteriosamente o ar condicionado.

O ar condicionado é um esforço extra para o motor do automóvel e consome combustível. A não utilização de ar condicionado pode poupar até 3% de combustível*. Considere desligar o ar condicionado quando a temperatura exterior o permitir, particularmente no período de Inverno. A baixa velocidade ou parado, abrir as janelas e as aberturas de ventilação podem mantê-lo confortável.

Evite manter o motor ao ralenti

Com o motor ao ralenti, o automóvel continua a consumir combustível mesmo se estiver parado - ou seja, zero quilómetros por litro. Se desligar o motor enquanto espera, voltando a ligá-lo para conduzir, está a reduzir o nível de consumo de combustível.

Remova carga desnecessária

Quanto mais pesado estiver o veículo, mais energia será necessária para o deslocar, e o transporte de carga desnecessária resultará em maior consumo de combustível. Por cada 50 kg extra de peso, o consumo de combustível aumenta em 1-2%*. Planeie cuidadosamente o peso que necessita transportar no seu veículo e elimine todos os itens desnecessários.

Melhore a aerodinâmica utilizando correctamente as barras de tejadilho

As barras de tejadilho ou bagageiras de tejadilho afectam negativamente a eficiência aerodinâmica do veículo. Aumentam a resistência aerodinâmica do veículo aumentando o consumo do combustível em até 5%*. Apenas instale barras de tejadilho ou bagageiras de tejadilho no seu veículo se for absolutamente necessário e retire-as quando não as utilizar.

Mantenha as janelas fechadas

As janelas e tejadilhos abertos originam uma força aerodinâmica que abranda o automóvel. Para manter a mesma velocidade, é necessária mais energia, o que aumenta o consumo de combustível. Reduza o consumo de combustível, fechando as janelas e o tejadilho.

Efectue a manutenção do seu automóvel

Efectue uma manutenção regular do seu automóvel para garantir o melhor desempenho possível. Velas de ignição sujas, um filtro de ar obstruído ou filtro de combustível colmatado afectam negativamente a economia de combustível. Também necessita de mudar regularmente o óleo do motor para manter a melhor eficiência no consumo de combustível. Um motor com a manutenção correcta pode melhorar a economia de combustível em 4%*.

Mantenha os pneus com a pressão correcta

Pneus com uma pressão inferior aumentam a resistência ao rolamento, exigindo mais energia, o que produz maior consumo de combustível. Com o tempo, os pneus montados na jante perdem ar e por isso é necessário verificar regularmente a pressão do ar e garantir a pressão correcta indicada pelo fabricante do automóvel. Mantendo os pneus com a pressão correcta, pode poupar até 5%* de combustível. Os pneus com a pressão correcta são mais seguros e duram mais.
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos