Trânsito e Sinalização
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Glossário - letra P

Ir para baixo

Glossário - letra P Empty Glossário - letra P

Mensagem por MC Dom Jan 19, 2014 10:48 am

Protecção de bateria com pouca carga
Desliga automaticamente certos componentes eléctricos, como por exemplo a iluminação da mala, para poupar energia e proteger a bateria pouco tempo depois de se ter estacionado. Quando o veículo está parado por um período de tempo longo, os comandos electrónicos entram num segundo modo de 'adormecimento' para poupar ainda mais energia.

Pára-brisas com reflexão solar
O pára-brisas possui uma fina película de óxido metálico integrada entre as chapas de vidro laminado, reflectindo os raios infravermelhos invisíveis da luz solar, o que torna possível reduzir a temperatura no interior do habitáculo em dez graus.

Park pilot (assistência ao estacionamento)
Este auxiliar de estacionamento alerta o condutor, por meio de um sinal acústico, para a presença de um obstáculo na trajectória do veículo. Na condução para a frente e na marcha-atrás, os sensores ultra sónicos do sistema emitem e recebem ondas sonoras, calculando a distância ao objecto.

Peso bruto
Inclui o peso do veículo e o peso admissível inscrito na ficha de homologação. Até aos 3.500 kg são considerados veículos ligeiros. Acima deste valor são designados por veículos pesados.

Pick-up
Categoria de veículos com grande aceitação nos Estados Unidos, que tem uma vertente profissional e outra familiar, pois dispõe, na parte de trás do habitáculo, de uma plataforma de caixa aberta para o transporte de mercadorias. Na sua versão original, o habitáculo conta com uma só fila de bancos corrida, mas existem as versões de cabina dupla, que contam com duas filas de bancos. Esta carroçaria foi desenvolvida a partir de um veículo de todo-o-terreno.

Pistão
Peça cilíndrica conhecida também por êmbolo. Recebe a energia da queima da mistura carburante, transformando-a em energia mecânica, ao percorrer o seu movimento descendente.

Pneus (Tipos de)
Saber descodificar os números e letras inscritos nos pneus pode ser o melhor caminho para poupar alguns euros cada vez que tiver de os trocar. Veja como exemplo um pneu que tem a inscrição 225/60R16. Os 225 são os milímetros referentes à largura da banda de rodagem do pneu, ou seja, a superfície que estará em contacto com o solo. Os 60 são os milímetros de altura do pneu entre o solo e a jante. Quanto aos 16 são as polegadas da jante.

Ponto morto inferior
Posição mais baixa do êmbolo dentro do cilindro. Situação em que a cilindrada disponível é máxima.

Ponto morto superior
Posição mais alta do êmbolo dentro do cilindro. Situação em que a cilindrada disponível é mínima.

Potência do motor
A potência de um motor pode ser definida como a energia útil gerada por unidade de tempo. Se o binário era a energia gerada numa explosão, a potência é, então, proporcional ao binário multiplicado pela rotação.

Potência máxima
Pode ser medida em Cavalos (Cv), do Inglês «Horsepower (Hp) ou em Kilowatts (Kw). Na maioria dos países a medida de medição da potência do motor mais utilizada são os cavalos, uma medição quase ancestral.

Pressão de sobrealimentação
Pressão relativa a que o ar sai do compressor, normalmente medida em bar. Em motores Diesel este valor ronda os 1-2 bar. Em motores a gasolina, encontra-se entre os 0,5 e 1 bar.

Pré-tensores dos cintos de segurança
Dispositivo de segurança que dá uma margem de 15 centímetros no cinto de segurança quando ocorre uma colisão. Com este sistema conseguem-se eliminar possíveis lesões e podem-se desenhar cintos que não pressionem demasiado. O tensor pode desencadear um sistema mecânico - uma mola - ou pirotécnico - um explosivo.

Protótipo
Também conhecidos por «Concept Cars», não são mais do que modelos para apresentação de novos conceitos de desenho automóvel ou para determinados testes dinâmicos. Normalmente, a fase de protótipo serve para apresentar um determinado modelo num salão automóvel internacional e para recolher opiniões. Dessas opiniões sairá a decisão de seguir para a produção em série.

PAX
Dispositivo utilizado pela Michelin que permite rolar até 200 km com um pneu furado, a uma velocidade máxima de 80 km/h.

PCCB
(Porsche Ceramic Composite Brake) Discos de travão em cerâmica utilizados pela Porsche.
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos