Trânsito e Sinalização
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Mensagem por MC Dom Jan 19, 2014 10:43 am

Elemento da bateria
Um dos compartimentos desta, que funciona como acumulador e que está ligado aos restantes para proporcionar a corrente eléctrica total que a bateria consegue disponibilizar.

Eixo de binário neutro
Apoios do motor e da caixa de velocidades colocados no chamado eixo de "binário neutro". Este eixo é a linha imaginária transversal que atravessa o centro de gravidade, e que assegura que movimentos relacionados com a acção do binário do motor não são perceptíveis dentro do automóvel.

EBD
(Electronic Brake Force Distribution) Repartidor de travagem electrónico. Associado ao ABS, este sistema distribui a força de travagem entre todas as rodas da viatura.

EBM
(Electronic Battery Management) Controlo electrónico da bateria (carga).

ECU
Unidade de comando do motor (centralina).

EDC-K
Controlo electrónico dos amortecedores. Designação dada pela BMW.

EDS
Controlo automático do diferencial.

EEM
(Electronic Energy Management) Sistema utilizado para a optimização do consumo de electricidade.

Eixo
Conjunto de rodas de um veículo cujos centros se encontram no mesmo plano vertical, transversal a esse veículo. Eixo dianteiro: conjunto formado pelas duas rodas da frente.

Elemento finito
Modelo matemático para calcular as cargas que actuam na carroçaria. A carroçaria é dividida numa rede de pontos nodais para determinar com precisão os rácios de força em cada local.

Embolo
O mesmo que piston. Peça de formato cilíndrico que, nos motores de combustão interna, transforma a energia da explosão em movimento alterno (vai-vem). Trabalha dentro dos cilindros do motor.

Embraiagem
Sistema de acolamento mecânico que permite transmitir de forma suave o movimento rotativo do volante do motor ao veio primário da caixa de velocidades. Quando carrega no pedal de embraiagem o condutor separa o movimento do motor da caixa de velocidades, o que permite seleccionar uma relação de caixa diferente.

Encosto de cabeça activa
Encosto de cabeça que reage em caso de acidente por impacto na traseira do veículo, aproximando-se da cabeça do ocupante e evitando lesões.

Ergonomia
Conceito que designa o grau de adaptação dos comandos e equipamntos da viatura ao elemento humano que os opera. Um veículo com uma boa ergonomia tem todos os comandos acessíveis e na melhor posição para uso fácil e confortável.

Escape
Designação vulgar do tubo que canaliza os gases de escape do motor para a atmosfera. O circuito de escape é, porém, mais complexo: começa no colector, que recolhe os gases à saída dos cilindros, passa pelo catalisador, que converte os gases nefastos em gases menos poluentes com a ajuda do sensor Lambda (este interage com o sistema de alimentação 'ordenando' a mistura ar/combustível adequada a cada momento), segue pelas panelas silenciadoras e termina no tubo de escape.

Espelhos electro-cromáticos
Espelhos retrovisores que têm a propriedade de escurecerem com a luz, protegendo o condutor de encandeamentos.

ESP
O ESP é o sistema de controlo de estabilidade dinâmica de um veículo. Corrige situações de subviragem e sobreviragem, assim como problemas de falta de tracção em acelerações ou reduções bruscas. Este sistema permite maior estabilidade em curva a alta velocidade e um maior raio de viragem em manobras a baixa velocidade.

EDS
Controlo de antipatinagem no arranque. Este sistema detecta se uma roda está a patinar num arranque. Caso isto se verifique, aplica os travões nessa roda para a aderência ser restabelecida, na outra roda motriz. Só funciona até aos 40 km/h.

EGR
Dispositivo anticontaminante, que em determinadas circunstâncias faz com que grande parte dos gases de escape voltem a entrar na câmara de combustão. Assim consegue-se que a temperatura de combustão diminua e que os gases emitidos para a atmosfera sejam menos nocivos. Com o EGR parte dos gases são reenviados para dentro dos cilindros.

Erro do velocímetro
Diferencial entre a velocidade indicada pelo velocímetro e a velocidade real a que o veículo se desloca.
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