Trânsito e Sinalização
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Mensagem por MC Dom Jan 19, 2014 10:41 am

ABC
(Active Body Control) Suspensão pneumática activa de regulação automática.

ABS
Siglas inglesas que correspondem ao Sistema Anti Bloqueio dos travões. É um conjunto de dispositivos electro-hidráulicos que evitam, no decorrer de uma travagem, que alguma das rodas dianteiras do veículo bloqueiem. Assim as rodas podem responder com sucesso aos movimentos do volante, o que é impossível quando estão bloqueadas. Um sistema de travagem como este consegue imobilizar o veículo num espaço mais curto. Para uma utilização perfeita do ABS, basta pisar o travão a fundo, e depois esperar que o sistema entre em acção. Quando o ABS actua, o condutor apercebe-se de uma pequena vibração no pedal do travão. O sistema ABS torna-se eficaz nos veículos ligeiros, mas é por vezes questionado quando se aplica em veículos de todo-o-terreno.

ACC
(Adaptative Cruise Control) Regulador da velocidade que permite manter as distâncias de segurança.

ACD
(Active Center Differential) Controlo electrónico do diferencial central. Permite melhorar a tracção e a resposta da direcção do veículo.

ACIS
(Acoustic Control Induction System) Sistema de admissão de geometria variável. Melhora o binário, especialmente nos baixos regimes de rotação do motor, ao modificar a longitude do colector de admissão.

ADC
(Active Differential Control) Sistema de controlo do diferencial. Reparte a tracção actuando sobre a roda que perde aderência.

ADS
(Adaptative Damping System) Sistema de suspensão que adapta automaticamente os amortecedores em função das condições da estrada.

Aerodinâmica
Estudo do comportamento do ar quando passa em volta de um objecto em movimento e as forças exercidas pelo ar sobre esse objecto. No design de automóveis os pontos positivos e negativos das correntes de ar são estudados em túneis de vento. O ponto negativo é quando o ar pressiona o veículo a ficar mais perto do solo. O fenómeno da aerodinâmica ainda continua a dar muito que fazer aos designers actuais.

AFE
Dispositivo de travagem automática de emergência que aplica o máximo de força de travagem quando se pisa bruscamente o travão.

AFS
(Active Frontlight System) Sistema que actua sobre as luzes dianteiras aumentando ou diminuindo a luminosidade, tendo em conta as condições da estrada e estado do tempo.

AGP
(Adaptative Gas Pedal) Acelerador de comando electrónico.

AHC
(Automatic Headlight Control) Sistema de regulação automática das luzes dianteiras.

Airbag
Almofada que se insufla numa fracção de segundo em caso de acidente, surgindo entre o corpo do ocupante do veiculo e a estrutura interna do próprio veículo, com o objectivo de evitar lesões graves. Existem airbags frontais, laterais e de cortina (para a cabeça).

Airbags de cortina
Esta última geração de airbags tipo cortina proporciona protecção adicional aos ocupantes dos bancos dianteiros e dos dos lugares das extremidades do banco traseiro. Em 25 a 30 milésimos de segundo desdobram-se, formando uma cortina ao longo de toda a parte interior lateral do veículo. Deste modo, em caso de colisão lateral, os airbags protegem a cabeça dos ocupantes, reduzindo simultaneamente o risco de ferimentos provocados por estilhaços de vidro.

Airbag com detector de intensidade do impacto
Existem airbags que entram em funcionamento com maior ou menor intensidade em função da gravidade do acidente, para evitar que ao ser accionado, o sistema possa provocar feridas em choques de menor intensidade. Estudos apontam o disparo dos airbags como ofensivo para os ocupantes do veículo e a causa de algumas lesões

Airmatic
Suspensão pneumática com controlo automático da regulação.

Airmatic DC
(Dual Control) Suspensão pneumática com dupla regulação

Alternador
Elemento que gera a corrente eléctrica (alterna) necessária ao funcionamento do veículo e à recarga da bateria. É accionado através de uma correia ligada ao veio da cambota.

ALB
(Automatic Load-sensitive Braking force metering) Sistema de auxílio à força de travagem.

Amortecedor
Elemento mecânico de características elástica que faz parte da suspensão. Tem como função absorver as forças de impacto da roda com as irregularidades do piso e controlar o movimento oscilatório da carroçaria provocado pelas molas. Tem alta influência no comportamento do veículo e na segurança. Costuma existir um por cada roda. Podem ser Hidráulicos (a óleo), pneumáticos (a gás) ou mistos.

Antipatinagem
Dispositivo encarregue de reduzir a patinagem das rodas motrizes por excesso de motricidade aplicada em relação à aderência existente. Uns actuam travando a roda que patina. Outros actuam sobre a quantidade de mistura que entra nos cilindros. Há outros, ainda, que combinam ambos os dispositivos.

Aquaplanning
Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade.

Ar condicionado
Este dispositivo permite refrescar o ar dentro do habitáculo, através de um circuito de refrigeração. Ao refrescar o ar, a humidade existente condensa-se e desaparece. No Inverno transforma-se num sistema de aquecimento eficaz. Os fabricantes recomendam ligar com alguma regularidade o ar condicionado, inclusivé no Inverno, para evitar que as juntas do circuito fiquem ressequidas e possam assim aparecer fugas de anti-congelante.

Arvore de cames
O mesmo que o veio de excêntricos. Peça rotativa colocada na cabeça do motor (nos mais antigos pode estar no bloco) encarregue de accionar as válvulas através de excêntricos. É accionado pela cambota através de uma correia ou corrente.

ASC
Controlo de estabilidade. Detecta qualquer perda de controlo da viatura corrigindo-a, e corta, inclusive, a propulsão do motor para que a viatura siga a direcção indicada pelo volante.

Assistência à travagem de emergência
Sub-função do servo-freio que aplica automaticamente a potência máxima de travagem quando o condutor carrega bruscamente no pedal do travão. Pretende complementar a reacção do condutor comum, que numa situação de perigo tende a pisar o travão com rapidez mas não com a força apropriada.

Assistência da direcção
Conjunto de elementos que têm como finalidade reduzir o esforço necessário para rodar o volante. É habitualmente composta por um circuito hidráulico animado pelo motor principal, havendo cada vez mais recurso à assistência por motor eléctrico.

Assistência de travagem
Conjunto de elementos que têm como finalidade multiplicar o esforço exercido no pedal do travão, tornando a travagem mais eficaz e fácil de dosear. Sistema habitualmente hidráulico. Também pode designar-se por servo-freio

ATTS
(Active Torque Transfer System) Dispositivo utilizado em veículos 4x4, que transfere o binário do eixo traseiro para o eixo dianteiro quando sente perda de motricidade.

AUC
Controlo da qualidade do ar libertado pelo sistema de climatização (BMW).

Autoblocante
Componente mecânico presente em alguns diferenciais que evita a perda de binário através da roda que perdeu aderência. No fundo, o autoblocante anula a função básica do diferencial, bloqueando-o quando as condições do piso o exigem.

Amortecedor de embraiagem
Dispositivo colocado no meio do circuito hidráulico da embraiagem, que se destina a evitar a pulsação do pedal de embraiagem causada pela vibração transmitida pelo motor.
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