Para que serve o sistema de alerta de ângulo morto
Página 1 de 1
Para que serve o sistema de alerta de ângulo morto
O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela Volvo e hoje em dia é presença habitual na maior parte dos automóveis, pois trata-se de um sistema relativamente simples que previne acidentes.
Quem conduz seguramente já tem noção do que significa ângulo morto, caso não tenha, ângulo motor é aquela zona em que não conseguimos visualizar quando olhamos pelos retrovisores. O que por norma se faz é ter que olhar por cima do ombro e como tal somos obrigados a tirar os olhos da estrada.
Certamente já lhe aconteceu olhar para o retrovisor e não ver lá nenhum carro, mas quando vai a mudar de faixa estava lá um e como tal levamos uma grande buzinadela. Para evitar que estas situações ocorram o sistema de alerta ou controlo de ângulo morto está encarregado de detetar esses veículos e informar o condutor.
Este sistema, dependendo da marca automóvel, pode detetar os veículos que se encontrem na traseira ou laterais do carro através de sensores ou câmaras e funciona igualmente em estrada aberta ou num estacionamento.
Quando estamos a ser ultrapassados, o sistema avisa-nos através de uma pequena luz amarela presente no retrovisor exterior do lado em que o veículo se encontra que logo se desliga quando a ultrapassagem já foi realizada. Porém, caso tenhamos o pisca-pisca ligado, sinal que mudar de faixa, o carro já nos fornece avisos adicionais. A luz do retrovisor passa a piscar e como complemento o carro emite um sinal sonoro ou então uma vibração do volante para nos chamar a atenção para o que está a acontecer.
Quem conduz seguramente já tem noção do que significa ângulo morto, caso não tenha, ângulo motor é aquela zona em que não conseguimos visualizar quando olhamos pelos retrovisores. O que por norma se faz é ter que olhar por cima do ombro e como tal somos obrigados a tirar os olhos da estrada.
Certamente já lhe aconteceu olhar para o retrovisor e não ver lá nenhum carro, mas quando vai a mudar de faixa estava lá um e como tal levamos uma grande buzinadela. Para evitar que estas situações ocorram o sistema de alerta ou controlo de ângulo morto está encarregado de detetar esses veículos e informar o condutor.
Este sistema, dependendo da marca automóvel, pode detetar os veículos que se encontrem na traseira ou laterais do carro através de sensores ou câmaras e funciona igualmente em estrada aberta ou num estacionamento.
Quando estamos a ser ultrapassados, o sistema avisa-nos através de uma pequena luz amarela presente no retrovisor exterior do lado em que o veículo se encontra que logo se desliga quando a ultrapassagem já foi realizada. Porém, caso tenhamos o pisca-pisca ligado, sinal que mudar de faixa, o carro já nos fornece avisos adicionais. A luz do retrovisor passa a piscar e como complemento o carro emite um sinal sonoro ou então uma vibração do volante para nos chamar a atenção para o que está a acontecer.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos