Trânsito e Sinalização
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saiba tudo sobre, como reduzir consumo de combustível do seu carro

Ir para baixo

Saiba tudo sobre, como reduzir consumo de combustível do seu carro  Empty Saiba tudo sobre, como reduzir consumo de combustível do seu carro

Mensagem por MC Qui Nov 13, 2014 11:40 am

Saiba tudo sobre, como reduzir consumo de combustível do seu carro. Este é o artigo para que com ele possa aprender as melhores dicas para reduzir o consumo de combustível do seu carro. Algumas das dicas podem mesmo levar a cerca de 1% de poupança no consumo de combustível, pode até nem parecer muito, mas, se conseguir aplicar todas as dicas que lhe vamos deixar neste artigo, acredite que a poupança vai ser significativa.

Vamos então começar pelas dicas que entendemos serem as mais relevantes e os que mais poupança geram.

Carsharing – economia de 50% – A dica que é responsável por uma economia de 50%, não está directamente relacionado com o combustível, forma de conduzir ou outra questão qualquer relacionada com o carro. Chama-se Carsharing e consiste na partilha do seu carro. Uma vez que utiliza o carro para se deslocar e tem os restantes lugares disponíveis, coloque-os à disposição de outras pessoas, por exemplo, colegas de trabalho, e rentabilize dessa forma os custos que tem com a sua viatura.

“Pé leve” – economia 15% – Ter um “pé mais leve” representa uma economia de 15%. Como é do conhecimento geral, à medida que o regime do motor aumenta, o consumo de combustível também aumenta. A partir dos 100 Km/h, a resistência ao vento aumenta e por consequência o consumo aumenta. O recomendável é ter um “pé mais leve”, ou seja, conduzir de forma mais calma e ponderada, esta postura é mais amiga da sua carteira e representa uma redução na ordem dos 15%.

Deposito cheio – economia de 10% – Se por um lado ter o tanque de combustível cheio faz com que o carro fique mais pesado podendo à partida indiciar mais consumo de combustível, por outro lado é rentável fazê-lo. Isto porque, ao atestar o depósito do seu carro está a aumentar a autonomia do mesmo e ao mesmo tempo está a reduzir o número de deslocações que tem que fazer para abastecer a viatura com pequenas porções de combustível. Ou seja, quanta mais vezes tiver de abastecer, pelo facto de ter colocar pouco “dinheiro / combustível” de cada vez, mais viagens terá de fazer para abastecer e isso resulta em mais desperdício de dinheiro.

Depois, existe o fenómeno relacionado com a evaporação de combustível. Ou seja, a presença de ar no tambor de combustível, aumenta os factores que potenciarão a evaporação de combustível. O recomendável é que o depósito esteja sempre acima do meio depósito.

Utilização correcta da caixa de velocidades – economia de 10% – Da mesma forma que é importante a forma como aceleramos uma uma viatura, a utilização da caixa de velocidades é igualmente muito importante e a utilização correcta da mesma, poderá representar uma economia na ordem dos 10%. O importante é, quando vai engrenar uma mudança, deve fazê-lo numa fasquia de rotação em que o motor trabalhe sem estar esforçado. Sendo que o ponto mais eficiente é o do binário máximo. Num motor diesel, é aconselhável não ultrapassar as 2500/3000 rpm e num bloco gasolina as 4500 rpm. Tente sempre que possível, não esgotar as rotações, opte por utilizar relações mais elevadas para baixar as rotações do motor.

Menos ar, menos – consumo economia 10% – Como é do conhecimento da maioria dos leitores, quanto mais atrito o carro tiver, mais consumo temos. É precisamente o que acontece quando circulamos com as janelas do nosso carro abertas. A uma velocidade acima dos 60 km/h., criam uma maior resistência aerodinâmica o que por si só faz disparar os consumos.

Igualmente muito importante e igualmente relacionado com o ar, é, o ar condicionado. Ter o ar condicionado ligado e as janelas abertas, o consumo dispara. A dica é, quando se deparara com um carro muito quente, primeiro abra as janelas, para que o ar circule e arrefeça um pouco o seu interior. Um, dois ou três minutos depois ligue o ar condicionado e feche as janelas. Evite regular o ar condicionado para temperaturas extremas, se o fizer, está a exigir um maior esforço e dispêndio energético ao carro.

Postos de abastecimentos mais baratos – economia de 6% – Seja um consumidor atento, veja quais são as gasolineiras que lhe oferecem a melhor relação preço qualidade. Esteja atento às campanhas de descontos. Por exemplo, se for fazer uma viagem em que vai ter de usar uma auto-estrada, abasteça antes de entrar nela, isto porque, nas auto-estradas as gasolineiras praticam preços mais elevados, que as demais e não oferecem qualquer tipo de desconto ou promoção.

Planeamento de percursos – economia 5% – Quando se fala em planeamento de viagens, é normal que o leitor pense logo em férias. Mas, não se faz planeamento de trajecto só quando se vai de férias, deve-o fazer no seu dia-a-dia, nas deslocações casa-trabalho-casa. A recomendação é para que escolha itinerários e horários em que possa evitar os congestionamentos. Por vezes é preferível sair mais cedo ou mais tarde um pouco para evitar as filas intermináveis de trânsito.

Atestar combustível pela manha – Apesar de não lhe ser dado uma referência acerca da percentagem que pode economizar, abastecer o carro pela manha, permite-lhe comprar mais combustível com menos dinheiro, este é um factor que ninguém dá muita atenção.

Mas, como é que isto é possível?

Isto acontece porque de manhã (e quanto mais cedo melhor, pois estará mais fresco – temperatura ambiente e temperatura do solo), a densidade da gasolina e do Diesel é maior. Com o calor, tende a expandir-se e a sua volatilidade aumenta. A diferença é, seguramente ínfima, mas não deixa de existir.

Invente o Start / Stop no seu carro – Economia 4% – Actualmente os automóveis modernos, vêm equipados com o sistema Start/Stop. Sistema que permite reduções de consumo de combustíveis consideráveis. Mas, se o seu carro não tiver este sistema, desligue-o, quando se encontrar parada numa fila de trânsito ou num semáforo, desde que perceba que essa paragem vai ser demorada. Um a três minutos com o carro parado numa destas duas situações representa uma redução de cerca de 4% de consumo de combustível.

Acorde mais cedo – Acorde mais cedo e saia de casa mais cedo. Vai evitar as horas de ponta e com com isso evitar as longas filas de trânsito. Vai também conseguir uma condução suave e tranquila. O sair apressado, faz com que saia já sob stress, e esse é um dos principais responsáveis pelo carregar demasiado no acelerador e por consequência maior consumo.

Conduzir por antecipação – É provavelmente uma das melhores dicas que lhe podíamos dar. É conhecida pela regra de ouro da condução económica.

Aqui, o segredo é adoptar uma postura de condução híper concentrada, que lhe seja capaz antecipar tudo. Ou seja, que lhe seja possível prever o que é que os demais condutores vão fazer. Ao consegui-lo fazer, vai conseguir por exemplo desacelerar com maior antecedência possível, aproveitando a inércia, que lhe poupará também os travões. Por exemplo, quando se estiver aproximar de um sinal semáforo com luz amarela e vir que não lhe vai ser possível passar, levante o pé.

Estacionamento – Quantas pessoas conhece, que só não levam o carro para o escritório porque realmente não podem? Parece brincadeira, não é? Mas, não é. O problema é que muitos condutores têm o mau hábito de procurarem sempre o melhor lugar de estacionamento e acabam por dar voltas e voltas até encontrarem o melhor lugar de estacionamento.

Repare, quando chegar ao lugar de destino, estacione no primeiro lugar que lhe aparecer e com isso vai poupar nas muitas voltas que vai ter de dar até encontrar o lugar perfeito.

Escape danificado – É muito importante que todo o sistema de escape do veículo esteja em perfeitas condições de conservação e funcionamento. Um simples buraco, ainda que seja muito pequeno, é o suficiente para que as emissões de gases poluentes fiquem alteradas e os consumos subam.

Suportes de bagagem exterior – economia 5% – É um facto que dão imenso jeito, quando vamos de férias e precisamos de transportar bagagem extra ou quando precisamos de transportar bicicletas. Mas, quando não precisa deste acessório, remova-o, isto porque, este acessório aumenta a resistência ao deslocamento da viatura face ao ar e por consequência o aumento do consumo carburante.

Condução eficiente – Uma das coisas que pode fazer para reduzir o consumo nas subidas é aumentar a velocidade do carro na fase final das descidas e aproveitar o embalo para as subidas. Ao fazer isto, vai evitar que tenha de pisar mais no acelerador nas subidas.

Estacionar à sombra – Estacionar no primeiro lugar que encontrar é positivo, mas, se esse lugar for à sombra, é excelente. Os benefícios são, evita a evaporação acentuada de combustível e evitar o uso do ar condicionado.

Ponto morto – Há quem pense que ter a viatura a rolar em ponto morto, que está a poupar combustível. É errado pensar dessa forma, isto porque, um automóvel com injecção em ponto morto, não poupa combustível. Só conseguirá isso, se o carro estiver engatado e o pé fora do acelerador. Nessa circunstância, haverá um corte efectivo da injecção, comportável pelo indicador de consumo instantâneo do computador de bordo, que deve registar 0 Lt/100 km.
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos