MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
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MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Pulverizar o chassi do carro com óleo de mamona ajuda na conservação
MITO !
A pulverização de óleo de mamona por baixo do carro era prática comum após a lavagem, porém não é recomendada porque colabora para a aderência de sujeira e, em alguns casos, pode corroer as borrachas de vedação.
MITO !
A pulverização de óleo de mamona por baixo do carro era prática comum após a lavagem, porém não é recomendada porque colabora para a aderência de sujeira e, em alguns casos, pode corroer as borrachas de vedação.
Última edição por MC em Sex Mar 21, 2014 9:45 am, editado 1 vez(es)
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Lavar o motor pode trazer problemas em seu desempenho
VERDADE !
Antigamente, lavar o motor e deixá-lo tinindo era sinal de capricho para os apaixonados por carro. Mas o tempo passou, a eletrônica invadiu os veículos e trouxe algumas restrições, como a lavagem do motor. Mais do que prejudicar o desempenho, a água pode danificar os componentes eletrônicos instalados sob o capô. Muitos postos nem oferecem mais o serviço. A alternativa é utilizar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor.
VERDADE !
Antigamente, lavar o motor e deixá-lo tinindo era sinal de capricho para os apaixonados por carro. Mas o tempo passou, a eletrônica invadiu os veículos e trouxe algumas restrições, como a lavagem do motor. Mais do que prejudicar o desempenho, a água pode danificar os componentes eletrônicos instalados sob o capô. Muitos postos nem oferecem mais o serviço. A alternativa é utilizar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
É melhor para o motor usar gasolina aditivada ou “premium”
VERDADE !
Os dois tipos de gasolina contêm elementos químicos detergentes, que ajudam a manter o motor limpo. Recomenda-se, entretanto, consultar a especificação exata indicada no manual do proprietário e usar apenas o combustível indicado para seu carro.
VERDADE !
Os dois tipos de gasolina contêm elementos químicos detergentes, que ajudam a manter o motor limpo. Recomenda-se, entretanto, consultar a especificação exata indicada no manual do proprietário e usar apenas o combustível indicado para seu carro.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Aquecer o motor antes de sair com o carro aumenta sua vida útil
DEPENDE !
Se o motor tiver sistema eletrônico de gerenciamento, como todos os novos carros, é falso. Tanto a lubrificação como a dosagem da mistura ar/combustível já estão devidamente programadas e a eficiência da bomba de óleo, bem como da de gasolina, proporciona o desempenho adequado mesmo com o motor ainda frio. Em veículos mais antigos a afirmação é verdadeira, pois no início do funcionamento eles apresentam deficiência de lubrificação e desequilíbrio na mistura ar/combustível, provocando maior atrito entre as peças metálicas.
DEPENDE !
Se o motor tiver sistema eletrônico de gerenciamento, como todos os novos carros, é falso. Tanto a lubrificação como a dosagem da mistura ar/combustível já estão devidamente programadas e a eficiência da bomba de óleo, bem como da de gasolina, proporciona o desempenho adequado mesmo com o motor ainda frio. Em veículos mais antigos a afirmação é verdadeira, pois no início do funcionamento eles apresentam deficiência de lubrificação e desequilíbrio na mistura ar/combustível, provocando maior atrito entre as peças metálicas.
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Deve-se pisar na embreagem antes de ligar o motor
VERDADE !
Acionando a embreagem, alivia-se a carga no volante do motor no momento da ignição, embora não exista uma orientação oficial das fábricas para que esse procedimento seja adotado.
VERDADE !
Acionando a embreagem, alivia-se a carga no volante do motor no momento da ignição, embora não exista uma orientação oficial das fábricas para que esse procedimento seja adotado.
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Alarme disparado pode descarregar a bateria
VERDADE !
O alarme, assim como todos os outros equipamentos eletrônicos, é ligado à bateria, de onde retira energia para seu funcionamento. Se o dispositivo for desligado assim que disparar, ou pouco depois, não há problema. Porém, se o dono do carro não estiver por perto para desativá-lo, ele continuará incomodando a vizinhança até que toda a carga da bateria seja consumida. O mesmo pode acontecer nos carros equipados com alarme que tem um sinal luminoso intermitente no painel. É aconselhável desconectar os cabos da bateria quando houver previsão de que o carro ficará parado por um longo período de tempo, como numa viagem.
VERDADE !
O alarme, assim como todos os outros equipamentos eletrônicos, é ligado à bateria, de onde retira energia para seu funcionamento. Se o dispositivo for desligado assim que disparar, ou pouco depois, não há problema. Porém, se o dono do carro não estiver por perto para desativá-lo, ele continuará incomodando a vizinhança até que toda a carga da bateria seja consumida. O mesmo pode acontecer nos carros equipados com alarme que tem um sinal luminoso intermitente no painel. É aconselhável desconectar os cabos da bateria quando houver previsão de que o carro ficará parado por um longo período de tempo, como numa viagem.
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Peças compradas em concessionárias são melhores
VERDADE !
As concessionárias recebem peças das fábricas de automóveis devidamente checadas pelo controle de qualidade. Dessa forma, em um eventual defeito, o cliente terá a garantia da reposição, tanto da peça como do serviço. Peças não originais podem até ser mais baratas, mas não terão da montadora a garantia da procedência e da reposição em caso de problema.
VERDADE !
As concessionárias recebem peças das fábricas de automóveis devidamente checadas pelo controle de qualidade. Dessa forma, em um eventual defeito, o cliente terá a garantia da reposição, tanto da peça como do serviço. Peças não originais podem até ser mais baratas, mas não terão da montadora a garantia da procedência e da reposição em caso de problema.
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Em lombadas ou valetas, é melhor passar com o carro na diagonal, com um roda de cada vez
MITO !
O sistema de suspensão foi preparado para funcionar em qualquer situação, mas você deve levar em consideração que, em linha reta, o carro sofrerá uma torção menor e molas e amortecedores trabalharão ao mesmo tempo dos dois lados, gerando mais conforto a todos passageiros, que não ficarão chacoalhando de um lado para o outro dentro do carro.
MITO !
O sistema de suspensão foi preparado para funcionar em qualquer situação, mas você deve levar em consideração que, em linha reta, o carro sofrerá uma torção menor e molas e amortecedores trabalharão ao mesmo tempo dos dois lados, gerando mais conforto a todos passageiros, que não ficarão chacoalhando de um lado para o outro dentro do carro.
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Meu carro pode ser aberto por outra chave com código electrónico
MITO !
Apesar de existir a possibilidade, as chances são remotíssimas. As chaves electrónicas possuem códigos numéricos que mudam cada vez que elas são acionadas. É praticamente impossível que duas chaves tenham a mesma combinação, uma vez que os segredos são criados por meio da combinação de números que podem ir de 1 a 4294967296.
MITO !
Apesar de existir a possibilidade, as chances são remotíssimas. As chaves electrónicas possuem códigos numéricos que mudam cada vez que elas são acionadas. É praticamente impossível que duas chaves tenham a mesma combinação, uma vez que os segredos são criados por meio da combinação de números que podem ir de 1 a 4294967296.
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Existem cores de carro que são mais seguras
VERDADE !
Podem não ser as preferidas, mas cores como o amarelo e o laranja se destacam tanto de dia quanto de noite, ou em situações de risco, como chuva e neblina. Caso as cores não lhe agradem, não se preocupe. A utilização correta dos instrumentos de sinalização do carro, como farol, lanterna e pisca, também garante sua visibilidade e segurança.
VERDADE !
Podem não ser as preferidas, mas cores como o amarelo e o laranja se destacam tanto de dia quanto de noite, ou em situações de risco, como chuva e neblina. Caso as cores não lhe agradem, não se preocupe. A utilização correta dos instrumentos de sinalização do carro, como farol, lanterna e pisca, também garante sua visibilidade e segurança.
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Carro movido a álcool consome mais do que o movido a gasolina
VERDADE !
Para mover carros de igual peso é necessário mais álcool que gasolina. Isso acontece porque a gasolina produz mais energia que o álcool. Para que a diferença seja compensada, nos carros a álcool o combustível é injetado em maior quantidade. Conseqüentemente, o tanque de armazenamento do combustível também será maior para que a autonomia de ambos (considerando capacidades de tanque diferentes) seja a mesma.
VERDADE !
Para mover carros de igual peso é necessário mais álcool que gasolina. Isso acontece porque a gasolina produz mais energia que o álcool. Para que a diferença seja compensada, nos carros a álcool o combustível é injetado em maior quantidade. Conseqüentemente, o tanque de armazenamento do combustível também será maior para que a autonomia de ambos (considerando capacidades de tanque diferentes) seja a mesma.
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Chiados e assobios ao acionar os travões indicam problemas
NEM SEMPRE !
Alguns materiais utilizados na fabricação das pastilhas, e até mesmo poeira ou sujeiras, podem fazer surgir ruídos e assobios, que tendem a desaparecer com o uso contínuo. O simples desgaste dos discos e das pastilhas também pode ser a causa de chiados e outros barulhos estranhos. Para saber em que exata situação se encontram os travões do seu carro, e para sua segurança, o melhor é levá-lo a uma oficina especializada.
NEM SEMPRE !
Alguns materiais utilizados na fabricação das pastilhas, e até mesmo poeira ou sujeiras, podem fazer surgir ruídos e assobios, que tendem a desaparecer com o uso contínuo. O simples desgaste dos discos e das pastilhas também pode ser a causa de chiados e outros barulhos estranhos. Para saber em que exata situação se encontram os travões do seu carro, e para sua segurança, o melhor é levá-lo a uma oficina especializada.
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Posso descansar o pé no pedal da embreagem
MITO !
Mesmo não pisando fundo no pedal, o disco da embreagem é acionado, provocando desgaste precoce da peça. Se estiver com a perna esquerda cansada, você deve apoiá-la no assoalho, ao lado do pedal.
MITO !
Mesmo não pisando fundo no pedal, o disco da embreagem é acionado, provocando desgaste precoce da peça. Se estiver com a perna esquerda cansada, você deve apoiá-la no assoalho, ao lado do pedal.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Posso pisar na embreagem antes do travão
MITO !
Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no travão e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.
MITO !
Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no travão e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Mulher grávida não pode dirigir
MITO !
Não existe nenhuma restrição quanto à condução de um veículo por uma mulher grávida. Se houver a possibilidade de outro condutor assumir o volante, melhor. De qualquer forma, o ideal é que a mulher guie até o oitavo mês de gestação, desde que seja uma gravidez sem riscos.
MITO !
Não existe nenhuma restrição quanto à condução de um veículo por uma mulher grávida. Se houver a possibilidade de outro condutor assumir o volante, melhor. De qualquer forma, o ideal é que a mulher guie até o oitavo mês de gestação, desde que seja uma gravidez sem riscos.
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Posso deixar o carro em ponto morto para descer troços de via
MITO !
Apesar de costumeiramente se dizer que esse tipo de atitude ajuda a economizar combustível (o que até é verdadeiro para veículos sem injeção eletrônica), a prática não é aconselhada por uma questão de segurança. Desengatado e sem o auxílio do travão-motor, o sistema de travagem é mais exigido e pode superaquecer e falhar. Deixe o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar. Também há economia e ainda será possível reduzir a marcha em caso de imprevisto.
MITO !
Apesar de costumeiramente se dizer que esse tipo de atitude ajuda a economizar combustível (o que até é verdadeiro para veículos sem injeção eletrônica), a prática não é aconselhada por uma questão de segurança. Desengatado e sem o auxílio do travão-motor, o sistema de travagem é mais exigido e pode superaquecer e falhar. Deixe o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar. Também há economia e ainda será possível reduzir a marcha em caso de imprevisto.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Ao passar por um buraco, devemos acionar a embreagem
VERDADE !
Às vezes não dá para evitar um buraco ou valeta. Ao passar por uma depressão exagerada, o carro sofre com a violência do impacto. Mas a caixa de câmbio estará mais protegida do impacto se a embreagem for acionada, pois a pancada não a atingirá diretamente. O mesmo acontece com a marcha desengatada.
VERDADE !
Às vezes não dá para evitar um buraco ou valeta. Ao passar por uma depressão exagerada, o carro sofre com a violência do impacto. Mas a caixa de câmbio estará mais protegida do impacto se a embreagem for acionada, pois a pancada não a atingirá diretamente. O mesmo acontece com a marcha desengatada.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Devo ligar o pisca-alerta [ sinal de presença ] no meio da neblina para mostrar que estou circulando ali
MITO !
Nunca ligue o pisca-alerta [ sinal de presença ] quando estiver circulando no meio da neblina. Pisca-alerta ligado significa que o carro está parado, e só assim deve ser usado. O correto é diminuir a velocidade e ligar os faróis baixos ou de neblina. Para parar na berma, avise com antecedência, observando com atenção se já não há outro carro parado à sua frente.
MITO !
Nunca ligue o pisca-alerta [ sinal de presença ] quando estiver circulando no meio da neblina. Pisca-alerta ligado significa que o carro está parado, e só assim deve ser usado. O correto é diminuir a velocidade e ligar os faróis baixos ou de neblina. Para parar na berma, avise com antecedência, observando com atenção se já não há outro carro parado à sua frente.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Passar folha de mamona no vidro impede que ele fique embaçado
VERDADE !
A oleosidade da folha impede que o vidro embace e garante melhor visibilidade, pois o óleo funciona como um separador entre o vidro e a água. Mas a solução dura por tempo limitado. Você ainda pode usar a artimanha se, em um dia de chuva, o limpador de pára-brisa quebrar. Na falta de mamona por perto, use batatas ou tabaco. O princípio ativo é o mesmo.
VERDADE !
A oleosidade da folha impede que o vidro embace e garante melhor visibilidade, pois o óleo funciona como um separador entre o vidro e a água. Mas a solução dura por tempo limitado. Você ainda pode usar a artimanha se, em um dia de chuva, o limpador de pára-brisa quebrar. Na falta de mamona por perto, use batatas ou tabaco. O princípio ativo é o mesmo.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Posso passar em semáforos vermelhos durante a madrugada
MITO !
Apesar do risco de assaltos, principalmente nas grandes cidades, não existe lei que impeça a autuação por passar em semáforo vermelho em nenhum horário. Mesmo assim, alguns condutores preferem arriscar a vida e passar recto ao ver o sinal de parada obrigatória. O ideal é diminuir a velocidade e aproximar-se vagarosamente do cruzamento até que o semáforo fique verde. Além de evitar a multa por infração muito grave , você escapa do risco de colidir com outro carro e/ou provocar acidentes.
MITO !
Apesar do risco de assaltos, principalmente nas grandes cidades, não existe lei que impeça a autuação por passar em semáforo vermelho em nenhum horário. Mesmo assim, alguns condutores preferem arriscar a vida e passar recto ao ver o sinal de parada obrigatória. O ideal é diminuir a velocidade e aproximar-se vagarosamente do cruzamento até que o semáforo fique verde. Além de evitar a multa por infração muito grave , você escapa do risco de colidir com outro carro e/ou provocar acidentes.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Devo dar passagem ao veículo que vem mais rápido atrás, mesmo já estando no limite de velocidade da via
VERDADE !
Apesar do condutor apressado estar fora da lei, andando acima da velocidade permitida, é melhor abrir passagem e garantir sua segurança. Nunca se sabe até onde vai a pressa do condutor e o porquê de ele estar dirigindo mais rápido. Em estradas de vias duplas ou triplas de mão única, o CE ordena que se utilize a faixa da esquerda apenas para ultrapassagem. Assim que completá-la, o condutor deve retornar para a faixa da direita .
VERDADE !
Apesar do condutor apressado estar fora da lei, andando acima da velocidade permitida, é melhor abrir passagem e garantir sua segurança. Nunca se sabe até onde vai a pressa do condutor e o porquê de ele estar dirigindo mais rápido. Em estradas de vias duplas ou triplas de mão única, o CE ordena que se utilize a faixa da esquerda apenas para ultrapassagem. Assim que completá-la, o condutor deve retornar para a faixa da direita .
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Posso ouvir música no walkman enquanto dirijo
MITO !
É proibido conduzir o veículo utilizando-se de fones nos dois ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular. Como o condutor não estará ouvindo os avisos sonoros dos outros veículos e até mesmo de autoridades do trânsito, sua capacidade de concentração e atenção será reduzida.
MITO !
É proibido conduzir o veículo utilizando-se de fones nos dois ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular. Como o condutor não estará ouvindo os avisos sonoros dos outros veículos e até mesmo de autoridades do trânsito, sua capacidade de concentração e atenção será reduzida.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Posso atender ou fazer ligações no telefone celular enquanto dirijo
MITO !
É o mesmo caso do uso do walkman, mas com um agravante. Também é proibido dirigir o veículo com apenas uma das mãos, a não ser para mudar de marcha e fazer sinais regulamentares de braço, se ou quando for caso disso .
MITO !
É o mesmo caso do uso do walkman, mas com um agravante. Também é proibido dirigir o veículo com apenas uma das mãos, a não ser para mudar de marcha e fazer sinais regulamentares de braço, se ou quando for caso disso .
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
Ao estacionar em uma via íngreme, devo utilizar apenas o travão de mão
MITO !
Acionar o travão de mão é essencial ao estacionar o carro mas, quando estiver em vias íngremes, não se esqueça de deixar a marcha engatada e travar a direção virada para o meio-fio.
Não existe legislação que obrigue a utilização desse método, mas é uma garantia de que seu carro não descerá a ladeira contra sua vontade.
MITO !
Acionar o travão de mão é essencial ao estacionar o carro mas, quando estiver em vias íngremes, não se esqueça de deixar a marcha engatada e travar a direção virada para o meio-fio.
Não existe legislação que obrigue a utilização desse método, mas é uma garantia de que seu carro não descerá a ladeira contra sua vontade.
MITOS E VERDADES [ sobre carros ]
É permitido dirigir em tronco nu
VERDADE !
O Código da Estrada não faz nenhuma menção sobre dirigir com ou sem a parte de cima do vestuário.
VERDADE !
O Código da Estrada não faz nenhuma menção sobre dirigir com ou sem a parte de cima do vestuário.
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