Trânsito e Sinalização
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GUIA DO FURTADO - Roubos / Assaltos + Compra e Venda

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Mensagem por MC Sex Abr 05, 2013 5:50 pm

SEMÁFOROS E CRUZAMENTOS

Quando parar num semáforo fique atento a tudo ao redor do carro. Os assaltantes preferem atacar pessoas distraídas.
Evite parar próximo da faixa de pedestres ou na faixa da esquerda da via, junto a canteiro central, principalmente à noite.
Reduza a velocidade ao ver que o sinal fechou e rode devagar até ele. Assim, você evita ficar parado muito tempo no cruzamento.
Evite andar sozinho no carro, principalmente à noite.
Mantenha sempre os vidros fechados (o assaltante sempre escolhe as suas vítimas, como pessoas idosas e mulheres desacompanhadas).
Deixe as portas trancadas. Nos cruzamentos é comum o assaltante entrar no carro pela porta do passageiro ou pelas de trás.
Nunca leve bolsas, pastas, casacos ou sacolas expostos no carro -só atraem ladrões e assaltantes.
Coloque-os dentro do porta-malas.
Evite sair com jóias ou relógios de ouro ou de grife.
Mantenha uma carteira velha com algum dinheiro no console do carro para dar ao assaltante. É o meio mais rápido de se livrar dos ladrões.
Nunca provoque o ladrão ou o force a mostrar a arma. Lembre-se: eles nunca actuam sozinhos e não aceitam ser desafiados.
Fique quieto e mantenha o controle. Evite gestos ou reacões bruscas.
Deixe suas mãos bem visíveis para mostrar que não tem arma no carro. Se for se movimentar, avise antes de sua intenção.
Se o assaltante pedir para sair do carro, alerte-o de que vai soltar o cinto de segurança e accionar o travão de mão.
Não buzine ou tente arrancar bruscamente. Evite gritar ou fazer escândalo (o ladrão dificilmente fugirá e pode se vingar de você).

CARRO ROUBADO OU FURTADO - COMO RECONHECER E IDENTIFICAR

a) Comece a sua inspecção verificando a autenticidade dos documentos. Confira os números do chassi, da placa (inclusive a cidade de origem do emplacamento), o nome do proprietário, o tipo de combustível etc. Desconfie de cópias de documentos, mesmo que sejam autenticadas por órgãos de trânsito.
b) Veja se o número (sequência de letras e algarismos) do chassi gravado no painel corta-fogo (chapa que separa o motor da cabine) bate com o número gravado nos vidros e nos documentos. Dependendo da marca, ano e modelo do veículo, esses números podem ser encontrados em outros pontos da
carroçaria.
c) Além do painel corta-fogo, essa gravação pode ser localizada também na torre do amortecedor dianteiro. Nos modelos mais recentes, ela está presente ainda no assoalho da cabine, atrás ou ao lado do banco do passageiro, ou sob o assento. Mas pode ser encontrada dentro do bagageiro, estampada no
pára-lama ou no batente da tampa do porta-malas ou ainda no piso do bagageiro.
d) Procure por sinais de adulteração na gravação estampada na carroçaria. Se existirem marcas de soldas, números e letras desalinhados ou com espaçamento irregular, ou ainda indício de pintura nova na chapa, desconfie. Caso note alguma imperfeição ou sinais de raspagem na lata, você pode estar
eventualmente diante de um carro que foi furtado ou roubado.
e) Verifique a placa traseira e veja se ela traz o lacre de chumbo e o arame de licenciamento preso à carroçaria. Geralmente as quadrilhas utilizam uma placa dianteira em duplicata e a instalam no lugar da traseira, após furá-la com uma broca para passar o lacre de chumbo.
f) Compare os códigos dos fabricantes das placas dianteira e traseira (estampados em relevo na lateral da chapa) e veja se eles conferem um com o outro. Se eles não coincidirem é porque as placas foram produzidas por indústrias diferentes, o que indica que a placa traseira pode ter sido adulterada.
g) Procure também por sinais de adulteração nos números do chassi gravados nos vidros das janelas do carro. Geralmente sempre ficam vestígios de remarcação na numeração original.
h) No caso de suspeitar da autenticidade da gravação de chassi de seu próprio carro, leve-o ao sector de vistoria da ANSR da sua área para fazer uma inspecção mais minuciosa .

Assalto ao automóvel : não passe por este filme !

Os sequestros no automóvel são um dos crimes mais recorrentes em muitas partes do mundo.
A maioria dos sequestros deste tipo tem como único objectivo o roubo do automóvel e tratase de um delito sem agenda política, raramente associado a acções terroristas. Em Portugal, felizmente, o fenómeno é virtualmente inexistente, ainda que surjam alguns casos pontuais nos media, mas como "o seguro morreu de velho" - principalmente se tiver a sorte de ir passar férias a países onde este tipo de raptos acontece com mais facilidade, como o Brasil ou EUA - ficará mais protegido se conhecer, à partida os métodos, as artimanhas e os locais utilizados vulgarmente pelos assaltantes.

Não entrar na boca do lobo :
Estar sempre com os sentidos alerta e atento ao ambiente circundante é o primeiro passo para antecipar e evitar a aproximação do perigo. Os locais onde os raptos de automóveis acontecem com mais incidência são :
Zonas com índices de crime elevados
Estradas com pouco trânsito (nomeadamente em zonas rurais)
Cruzamentos e entroncamentos com paragem obrigatória
Áreas isoladas e parques de estacionamento
Portões e entradas de áreas residenciais
Engarrafamentos e zonas com trânsito lento ou condicionado.
Sempre que possível, procure "fugir" a este tipo de locais e situações. Caso não tenha forma de evitálos, esteja precavido para evitar um eventual assalto.
As situações de trânsito lento ou parado são, naturalmente, as mais susceptíveis aos assaltos. Manter as portas do carro trancadas e as janelas subidas é o primeiro passo para dificultar a vida ao assaltante.
Quando se encontrar parado no trânsito dentro do seu automóvel, procure localizar uma rua descongestionada que sirva de possível escapatória em caso de emergência. Mantenha sempre, entre o seu veículo e o da frente, uma distância mínima que lhe permita manobrar com facilidade (a distância
deverá permitir-lhe visualizar os pneus de trás do carro que se encontra à sua frente).
Para que possa ter uma noção mais ampla do que se passa ao seu redor, e antecipar uma potencial ameaça, visualize a área circundante do seu automóvel através dos espelhos retrovisores, sempre que estiver parado.

As cantigas do bandido :
Os acidentes simulados são um dos estratagemas mais comuns utilizados pelos assaltantes para enredar as suas vítimas. No entanto, é também frequente a utilização de outros esquemas:
O "toque" por trás - O assaltante abalroa o veículo da vítima, dando-lhe um toque por trás com um outro carro. A vítima sai da viatura para verificar os danos provocados e para falar com o causador do incidente. Nesta altura, um outro cúmplice entra no carro da vítima e leva-o.
O acidentado – Os assaltantes encenam um acidente na estrada, podendo até simular eventuais feridos. A vítima pára para prestar assistência e o seu veículo é roubado.
O bom samaritano – O assaltante circula num veículo atrás da vítima e faz sinais de luzes para chamar a sua atenção. Seguidamente, o assaltante aponta para o automóvel da vítima alertando-a para um falso problema. A vítima pára o veículo para verificar o estado do mesmo e este é roubado.
A armadilha – Os raptores seguem discretamente a vítima até casa e esperam que esta se aproxime
da entrada. Quando a vítima pára para abrir o portão, os assaltantes bloqueiam o veículo, estacionando atrás dele, e apoderam-se do automóvel.

O seguro morreu de velho :
Ainda que, em Portugal, o registo raptos de automóvel seja muito reduzido, existem situações em que não vale a pena arriscar. Caso se encontre numa zona isolada ou perigosa, ou num país de risco, evite ao máximo as situações em que tenha que parar e sair do carro.
Se for abalroado por trás, ou se alguém o alertar para um problema com seu veículo (caso não se aperceba de nenhuma falha aparente), pare só quando se encontrar num local público e seguro .
Ao aproximar-se de um portão de entrada, evite parar directamente em frente ao mesmo. Pare na estrada - se isto for possível e não constituir perigo ou infracção - até que o portão se abra, pois assim não correrá o risco de ficar encurralado.
Se vir um acidente na estrada, num local isolado, ou caso a situação lhe pareça suspeita, pense bem antes de parar. Nalguns casos, será mais seguro ligar um número de assistência indicando o local, o número de carros envolvidos e eventuais vítimas. Mantenha-se a alguma distância, se for o caso, até
que cheguem as autoridades.
Os estratagemas e métodos utilizados, bem como os carros mais visados neste género de assalto, podem variar muito de país para país. De qualquer forma, é muito importante que tenha sempre consigo um telefone móvel, para que possa pedir auxílio numa situação de perigo.

Resistir ou não resistir :
Existem duas formas de lidar com uma situação de rapto no automóvel:
a passiva - adoptar comportamentos não reactivos e não confrontar os assaltantes - e a reactiva - procurar reagir para evitar o sucesso do assalto.
Na maioria dos casos, os assaltantes estão interessados apenas no automóvel e mais vale abdicar dele do que colocar em risco a própria vida. Tente manter a calma e evite olhar directamente para os raptores, uma vez que esta atitude poderá enervá-los e despoletar comportamentos agressivos.

A atitude a adoptar deverá depender de vários factores :
Tipo de assalto
Ambiente circundante (isolado ou público)
Estado psicológico do assaltante (calmo ou nervoso)
Número de assaltantes
Utilização ou não de armas
A presença de crianças no veículo
Numa situação de resposta passiva, a vítima deve abdicar do automóvel, escutar atentamente as indicações do atacante, não fazer movimentos bruscos e avisar o assaltante de todos os seus passos com antecipação. No caso de estarem crianças presentes no automóvel, é conveniente evidenciar esse
facto ao assaltante, uma vez que este tende a focar-se principalmente nos adultos, podendo não se aperceber da presença de uma criança.

Numa situação de resposta reactiva, a vítima procura fugir ou atacar o assaltante. No entanto antes de optar por esta via, deverá ponderar bem os seguintes factores:
O estado psicológico do raptor
As opções de fuga possíveis
O número de assaltantes – regra geral é mais do que um
A utilização de armas – os assaltos são feitos geralmente com recurso a armas.
Na maioria das situações, o mais seguro é abdicar do seu carro e apresentar imediatamente queixa à polícia. Muito provavelmente conseguirão recuperá-lo. Mesmo que não consigam, caso tenha um carro que “valha a pena roubar”, deverá já ter activado um seguro contra todos os riscos...

Depois do assalto : Procure contactar de imediato as autoridades. Muitas vezes depois de um assalto procuramos auxílio junto das primeiras pessoas que nos aparecem à frente, sem nos preocuparmos antes com a nossa segurança. Certifique-se de que se encontra num local seguro antes de contactar
alguém para pedir auxílio.
Todos os dados que possa fornecer à polícia sobre o assalto e os criminosos podem ser bastante úteis.
Procure manter a calma e descrever a situação com a máxima precisão possível (local, hora, " módus operandi ", número de atacantes e eventuais testemunhas). Tente fixar pormenores físicos dos assaltantes (estatura física, cor dos olhos, cabelo e marcas pessoais) e outras pistas que possam ajudar
a identificá-los. Refira apenas os factos dos quais tem a certeza absoluta, não tente adivinhar ou especular se não tiver a certeza.
Na estrada, a segurança passa principalmente pela prevenção. Os assaltos não são excepção. Mantenha todos os sentidos alertas e procure sempre avaliar as situações de perigo potencial com a máxima ponderação. Não se aventure por zonas desconhecidas e isoladas, a menos que seja estritamente
necessário e mantenha sempre um telefone perto de si .

... FURTADO
A ocasião faz o ladrão :
A compra de automóvel é um dos investimentos mais significativos para a carteira das famílias e particulares e o roubo, um negócio extremamente rentável que alimenta os bolsos do crime organizado.
Seja para desmantelamento, exportação ou para venda sob o disfarce de uma matrícula diferente e uma nova pintura, o furto automóvel constitui um dos crimes mais rentáveis à escala mundial.
Os veículos novos, ainda que sejam os mais valiosos, nem sempre são os mais procurados pelos ladrões, porque constituem geralmente um alvo mais difícil de "caçar" devido à crescente aplicação de tecnologia anti-roubo por parte dos fabricantes. Por outro lado, os ladrões procuram, por norma, carros que possam ser desmantelados fácil e rapidamente, para que a transacção de venda seja concluída com máxima brevidade, sem que as autoridades tenham tempo de detectar o processo. O desmantelamento é, por este motivo o destino mais frequente para os veículos furtados, não só porque se tornam mais difíceis de detectar, mas também porque, na maioria dos casos, se ganha mais dinheiro com a venda de um automóvel furtado em peças, do que por inteiro.

Muita atenção :
Como se costuma dizer, "a ocasião faz o ladrão", e quanto mais barreiras colocar entre o seu carro e os amigos do alheio, menos probabilidades terá de ser vítima de um furto ou de uma tentativa. O maior inimigo do ladrão de automóveis é o tempo e a melhor forma de desencorajar um roubo é apresentar o máximo de dificuldades ao processo. Quanto mais difícil for o furto, mais tempo levará, e maior será a probabilidade de ser detectado, logo, o mais provável é que o criminoso procure um alvo mais fácil.

Para melhor zelar pela segurança do seu carro e, porque "mais vale prevenir que remediar", atente em algumas medidas que poderão salvar o seu carro de um desmantelamento precoce :
:: Nunca deixe as chaves no carro. Cerca de 20% dos automóveis roubados têm a chave no interior.
:: Tranque sempre as portas do carro. Aproximadamente 50% dos furtos de automóveis acontecem quando os proprietários deixam as portas destrancadas.
:: Não estacione em zonas mal iluminadas ou desertas.
:: Nunca deixe o motor do carro a trabalhar ou a chave na ignição, mesmo que se ausente apenas por alguns segundos. O roubo de veículos acontece com frequência à porta de lojas de conveniência ou caixas Multibanco, quando os donos deixam o carro a funcionar.
:: Confirme sempre se as janelas do carro estão fechadas antes de abandonar o veículo - mesmo que o seu alarme seja dos que fazem subir os vidros quando accionado.
:: Não deixe objectos de valor à vista dentro do automóvel.
:: Procure estacionar o carro, com as rodas da frente viradas para o passeio e a direcção trancada (desta forma será mais difícil remover o carro, mesmo com um reboque).
:: Puxe sempre o travão de mão.
:: Se tiver uma garagem disponível, utilize-a.
:: Mesmo que estacione o automóvel na garagem, tranque o veículo e feche as janelas, bem como a porta da garagem.
:: Não deixe os documentos do veículo (livrete, registo de propriedade) dentro do automóvel.
:: Se tiver que deixar o seu automóvel estacionado durante um longo período de tempo, num local onde possa ser alvo de um furto, é aconselhável retirar o fusível de ignição (no caso de não ter bloqueio electrónico) e bloquear o volante com uma tranca de segurança.
:: Os trincos em forma de "T" podem ser facilmente puxados com um arame. Se o seu carro tiver equipado com este tipo de trincos, é conveniente trocá-los por outros que sejam de mais difícil manipulação.
:: O número de identificação dos chassis é um elemento essencial para a identificação de peças roubadas por parte das autoridades. Se gravar este número noutras partes do veículo (janelas e outras peças do chassis) terá maior probabilidade de localizar o veículo, em caso de furto.
:: Procure deixar o máximo de elementos identificativos espalhados pelo veículo. Por exemplo: grave o seu nome no invólucro do auto-rádio, deixe cair cartões de identificação dentro das portas, pela ranhura do vidro. Desta forma, será mais fácil às autoridades identificar o veículo.

Se comprar um carro usado, certifique-se de que não é roubado !
Nem todos os carros furtados são desmantelados para venda de peças. Muitos são vendidos a compradores ingénuos e insuspeitos. A compra de um carro furtado, se feita de forma consciente, é considerada um crime e mesmo que compre sem ter conhecimento, está sujeito a ficar sem o automóvel
e sem o dinheiro. Caso esteja interessado em comprar um carro em "segunda mão", siga o seguintes conselhos, para que não se torne na segunda vítima dos assaltantes.
:: "Quando a esmola é muita, o pobre desconfia". Desconfie sempre que se deparar com um negócio demasiado bom para ser verdade.
:: Se comprar o veículo a um particular, certifique-se de que o nome no registo de propriedade e no livrete corresponde à pessoa que lhe está a vender o carro.
:: Desconfie de um vendedor sem morada fixa, número de telefone ou local de trabalho.
:: Questione o vendedor sobre o histórico do veículo, financiamento, seguro e confirme a informação junto do Instituto de Seguros de Portugal.
:: Certifique-se de que o número de série dos chassis não se encontra rasurado ou mal colocado.
:: Preste atenção ao tablier. Se este se encontrar solto, poderá ser sinal de um arrombamento disfarçado.
:: Verifique também a ignição. Confirme se existem sinais de ter sido forçada ou arrombada.
:: Uma pintura nova num veículo recente pode indicar uma tentativa de disfarce da identidade do automóvel.
:: Se o vendedor lhe facultar apenas chaves não originais poderá também ser motivo de suspeição.
:: Suspeite se as placas de matrícula forem muito novas num carro menos recente , pois geralmente “escondem” algo.
:: Procure sempre confirmar a autenticidade dos documentos do veículo antes de efectuar qualquer compromisso de compra.

Além de fechar o seu carro :
:: Tranque as portas.
:: Guarde as chaves sobressalentes em casa ou no seu bolso, mas nunca no interior da viatura.
:: Substitua os fechos de segurança das portas por hastes finas sem cabeça. É assim praticamente impossível puxá-los com um arame.
:: Quando estacionar , deixe o lado do motor virado para o local mais visível. Se alguém lhe mexer será mais facilmente detectado.
:: Mesmo que a sua ausência seja breve, nuca deixe o motor a trabalhar. Nem mesmo num parque de estacionamento.
:: Use tranca, bengala de pedais ou de volante visível do exterior.
:: Use um tampão do depósito de gasolina com fechadura.

Que fazer se, apesar de todas as precauções, for vítima de um furto ?
:: Participe imediatamente à autoridade policial com jurisdição nessa área.
:: Faça uma participação detalhada com indicações precisas no que se refere ao veículo e às suas características, nomeadamente se existem marcas especiais que possam facilitar a sua recuperação.
:: Dê uma descrição tão exacta quanto possível dos objectos de valor que se encontravam no interior do veículo.

Para facilitar, posteriormente, a recuperação de um veículo deverá :
:: Introduzir um cartão de visita pessoal no interior das portas. Se o carro for recuperado, este cartão ajudará à identificação.
:: Marcar o carro em vários sítios difíceis de ver, seja no motor, na carroçaria, nas jantes ou nos vidros.
:: Nunca deixar o livrete ou o registo de propriedade no interior da sua viatura. Isso facilita muito venda do carro e a viciação desses documentos.
:: Registar numa ficha os números de fabrico dos extras (rádio, leitor de cassetes, etc.) que incorporar no seu veículo e guarde-a em local seguro.

Como se proteger quando circula com o seu carro ?
:: Quando se dirigir para a sua viatura, tenha as chaves disponíveis para abrir rapidamente a porta e tenha em atenção a possível existência de elementos suspeitos junto ao carro.
:: Quando circular, mantenha as portas trancadas e os vidros total ou parcialmente subidos. Se alguém quiser forçar a entrada, toque a buzina e/ou acenda as luzes repetidamente.
:: Durante a noite procure utilizar vias de comunicação bem iluminadas e com maior movimento, ainda que para isso tenha que percorrer uma distância maior.
:: Se aperceber que o seu carro está a ser seguido, mantenha-se sereno e dirija-se a qualquer instalação policial ou quartel de bombeiros. Se tal não for possível, procure locais de grande afluência de público e de circulação de veículos.
:: À noite, quando chegar a casa, não estacione sem se certificar que não há elementos suspeitos nas proximidades.

Tipos de Furto - veículos : (original e exclusivo ) :
Para um percurso ocasional (na falta de transporte)
:: Regra geral é executado por um grupo , que não reside na zona onde ocorre o furto .
:: A residência dos assaltantes fica num raio que vai entre os 10 Km e os 60 km .
:: O veículo acaba por ser abandonado em local indiferenciado .
:: Após o abandono , poderá ocorrer desmontagem por indivíduos estranhos ao furto .
:: Neste tipo de furto o veículo acaba , quase sempre, por ser recuperado .

Para ser usado em assalto (transporte e parte integrante)

:: Geralmente é executado por um único indivíduo fazendo parte de um grupo .
:: A residência dos assaltantes fica quase sempre longe cintura urbana da área do furto .
:: O veículo é, regra geral, abandonado alguns km´s após o assalto .
:: O local do abandono é geralmente perto de uma via urbana .
:: Se usado apenas para transporte , o veículo quase sempre aparece intacto .
:: Se usado como parte integrante do assalto , ai apresentará danos .
:: Neste tipo de furto o veículo acaba , quase sempre, por ser recuperado .

Para desmantelamento (venda à peça)

:: Basicamente há sempre um pequeno grupo a executar este tipo de furto .
:: A residência dos assaltantes fica distante da área do furto .
:: O veículo é deixado abandonado , geralmente longe da área do furto . ( peças extras , equipamento de som e imagem e acessórios diversos )
:: O veículo é abandonado num sítio ermo ( bairro ou mata ) .
:: Após o abandono poderá ocorrer ainda desmontagem por indivíduos estranhos ao furto .
:: O veículo desaparece e algumas partes são comercializadas por sucateiros . ( mecânica e afins )
:: Parte do que restará do veículo é vendida .

Neste tipo de furto o veículo acaba , quase sempre, por não ser recuperado . Para o estrangeiro (encomendas)

:: É geralmente executado por um duo , este tipo de furto .
:: A residência dos assaltantes é quase sempre próxima da área do furto .
:: O veículo desaparece quase que imediatamente após o assalto .
:: Grande parte destas viaturas são direccionadas aos mercados do Leste Europeu, África e Médio Oriente.
:: A maior parte não é mais encontrada, pois seguem directamente para Espanha, onde são expedidos para Marrocos, tornando-se assim, quase impossível a sua recuperação .
:: Os veículos mais cobiçados são os jipes e as carrinhas.
:: O mercado, neste tipo de furto, é geralmente bem organizado e corresponde na sua maioria, às encomendas feitas.
:: Neste tipo de furto o veículo acaba , quase sempre, por não ser recuperado .

NOTA :
Em qualquer destes tipos de furto, o factor tempo é fundamental para a recuperação do veículo . Assim, a informação e a divulgação , sobre o veículo furtado , é muito importante . Todos os pormenores sobre o veículo e local são relevantes também, para se poder determinar o tipo de furto
e assim accionar os mecanismos apropriados para a sua recuperação .
MC
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