Estacionar de marcha-atrás
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Estacionar de marcha-atrás
Em zonas ou parques de estacionamento onde os lugares estão dispostos lado a lado, como é que estaciona o seu carro? De frente ou de marcha-atrás?
Num parque de estacionamento de um centro comercial (por exemplo) é comum encontrarmos automóveis estacionados tanto de frente como de traseira. Mesmo que não seja esse o objectivo do condutor, quem estaciona de traseira está, regra geral, a poupar combustível!
ESTACIONAR DE MARCHA-ATRÁS É POUPAR COMBUSTÍVEL
Segundo os especialistas na matéria, a manobra de marcha-atrás com o motor do automóvel ainda frio gasta cerca de 20 vezes mais combustível nos primeiros segundos do que quando está quente.
Pelo motivo apresentado, é preferível estacionar o seu carro de marcha-atrás de modo a que quando tiver de sair do estacionamento, o possa fazer facilmente sem esforçar muito o motor.
Mas claro, existem situações em que é mais prático estacionar de frente de modo a deixarmos o acesso à bagageira facilitado, como por exemplo numa ida às compras.
ESTACIONAR DE MARCHA-ATRÁS É MAIS SEGURO
Repare que quando estaciona de marcha-atrás, está a recuar com o seu carro para uma zona que consegue ver (o lugar de estacionamento), enquanto que ao sair de um lugar de estacionamento de marcha-atrás, fica com menos visibilidade e vê dificultada a manobra (numa rua movimentada, por exemplo).
Ou seja, é mais seguro estacionar de marcha-atrás e sair de frente, do que estacionar de frente e sair de marcha-atrás em direcção ao transito!
Ao deixar o seu carro estacionado de traseira e pronto a sair do lugar de estacionamento, está também a facilitar a fuga em caso de emergência.
Se o seu carro tiver sensores de estacionamento, terá a vida facilitada! Se não tiver sensores, pelo menos na sua garagem poderá utilizar um pequeno truque para estacionar sem bater!
ESTACIONAR SEM BATER
Mesmo dominando a arte de bem estacionar o seu automóvel na garagem, nunca se sabe se um dia mede mal as distâncias e bate com o automóvel no fundo da garagem ou em objectos que lá se encontrem arrumados.
Aqui vai uma sugestão para estacionar o seu carro ao milímetro na garagem.
Enfie um cordel numa bola de ténis velha e pendure-a no tecto da garagem, de modo a que esta bata no pára-brisas quando chegar ao local exacto em que quer parar o carro .
NOTA TÉCNICA :
A marcha atrás só pode constituir uma manobra auxiliar , no caso de:
:: estacionamento
:: inversão do sentido da marcha
A marcha atrás só pode constituir uma manobra de recurso, no caso de:
:: avaria [ ocasional ]
:: passagens estreitas para ceder passagem[*]
Num parque de estacionamento de um centro comercial (por exemplo) é comum encontrarmos automóveis estacionados tanto de frente como de traseira. Mesmo que não seja esse o objectivo do condutor, quem estaciona de traseira está, regra geral, a poupar combustível!
ESTACIONAR DE MARCHA-ATRÁS É POUPAR COMBUSTÍVEL
Segundo os especialistas na matéria, a manobra de marcha-atrás com o motor do automóvel ainda frio gasta cerca de 20 vezes mais combustível nos primeiros segundos do que quando está quente.
Pelo motivo apresentado, é preferível estacionar o seu carro de marcha-atrás de modo a que quando tiver de sair do estacionamento, o possa fazer facilmente sem esforçar muito o motor.
Mas claro, existem situações em que é mais prático estacionar de frente de modo a deixarmos o acesso à bagageira facilitado, como por exemplo numa ida às compras.
ESTACIONAR DE MARCHA-ATRÁS É MAIS SEGURO
Repare que quando estaciona de marcha-atrás, está a recuar com o seu carro para uma zona que consegue ver (o lugar de estacionamento), enquanto que ao sair de um lugar de estacionamento de marcha-atrás, fica com menos visibilidade e vê dificultada a manobra (numa rua movimentada, por exemplo).
Ou seja, é mais seguro estacionar de marcha-atrás e sair de frente, do que estacionar de frente e sair de marcha-atrás em direcção ao transito!
Ao deixar o seu carro estacionado de traseira e pronto a sair do lugar de estacionamento, está também a facilitar a fuga em caso de emergência.
Se o seu carro tiver sensores de estacionamento, terá a vida facilitada! Se não tiver sensores, pelo menos na sua garagem poderá utilizar um pequeno truque para estacionar sem bater!
ESTACIONAR SEM BATER
Mesmo dominando a arte de bem estacionar o seu automóvel na garagem, nunca se sabe se um dia mede mal as distâncias e bate com o automóvel no fundo da garagem ou em objectos que lá se encontrem arrumados.
Aqui vai uma sugestão para estacionar o seu carro ao milímetro na garagem.
Enfie um cordel numa bola de ténis velha e pendure-a no tecto da garagem, de modo a que esta bata no pára-brisas quando chegar ao local exacto em que quer parar o carro .
NOTA TÉCNICA :
A marcha atrás só pode constituir uma manobra auxiliar , no caso de:
:: estacionamento
:: inversão do sentido da marcha
A marcha atrás só pode constituir uma manobra de recurso, no caso de:
:: avaria [ ocasional ]
:: passagens estreitas para ceder passagem[*]
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