Trânsito e Sinalização
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Mensagem por MC Dom Jan 19, 2014 10:45 am

Indice de octanas
Índice pelo qual se mede a resistência de um combustível a inflamar-se espontaneamente. Quanto maior o número de octanas, menor é a tendência para se autoinflamar. Tem grande importância nos motores a gasolina, pois um motor só funciona adequadamente quando a inflamação se produz no momento exacto para que foi desenhado - quando salta a faísca da vela - e não de modo incontrolado.

Injecção directa
Sistema de alimentação no qual o fornecimento de combustível se realiza mediante injectores na própria câmara de combustão. Precisa de trabalhar com bombas de injecção de alta pressão para aproveitar ao máximo cada gota de combustível, para que estes motores ofereçam consumos extremamente reduzidos. Nos motores Diesel, as vantagens de rendimento chegam aos 30%, enquanto que nos motores a gasolina raramente chegam a atingir os 10 por cento. Na actualidade, a injecção directa consolidou-se nos motores Diesel.

Injecção indirecta
Sistema de alimentação no qual o fornecimento de combustível se realiza mediante injectores numa câmara auxiliar, independente da câmara de combustão ou no colector de admissão (no caso dos motores a gasolina).

Injecção monoponto
Denominação que se dá aos sistemas de alimentação de motores a gasolina constituído por um só injector, que alimenta todos os cilindros. Estes sistemas dominaram o mercado na fase de transição entre os carburadores e a injecção electrónica. Encontram-se em fase de extinção, uma vez que são menos eficientes que os sistemas de injecção multiponto.

Injecção multiponto
Sistema de alimentação presente nos motores a gasolina, que consiste em ter um injector por cada cilindro. Com isto consegue-se uma injecção precisa, o que se traduz num funcionamento do motor mais suave e regular, com menos consumos.

Intercooler
Emprega-se este termo para identificar um radiador que arrefece o ar da admissão em motores turbocomprimidos. Nestes motores o ar aquece, devido à compressão a que é sujeito, baixando a densidade e o seu conteúdo de oxigénio, o que diminui o possível incremento de potência devido à sobrealimentação. O intercooler arrefece este ar depois de comprimido para obter o máximo de partido da sobrealimentação do motor.

IDE
(Injection Directe d'Essence) Denominação dada pela Renault aos motores de injecção directa a gasolina.

IMA
(Integrated Motor Assist) Sistema de propulsão híbrida termo-eléctrica utilizada pela Honda inicialmente no modelo Insight e mais recentemente no Civic.

Ignição
Nos motores a gasolina a combustão da mistura carburante é activada através da faísca emitida por uma vela. É o sistema de ignição que controla o momento exacto em que a faísca é dada. O sistema de ignição engloba as velas assim como uma central electrónica que controla a emissão da faísca. O momento em que a faísca se dá depende da velocidade e da temperatura do motor e da posição do pedal do acelerador.

ISOFIX
Sistema de segurança para cadeiras de bebés e crianças que consiste numa ligação mais eficaz da cadeira à viatura através de fixações normalizadas implantadas no banco traseiro
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