Trânsito e Sinalização
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Mensagem por MC Dom Jan 19, 2014 10:42 am

CDC
(Continuous Damping Control). No passado, este sistema era instalado apenas em automóveis da classe de luxo e carros desportivos exclusivos. Graças ao sistema CDC, os amortecedores reagem em tempo real às variações da superfície da estrada ou do estilo de condução e adaptam-se às condições predominantes, o que significa igualmente distâncias de paragem mais curtas em estradas de superfície irregular.

CX
Valor que define a aerodinâmica da configuração do automóvel. Quanto mais baixo for o CX melhor. Um CX de 0.28 pode considerar-se bastante bom.

Cabeça do motor
Nível superior do motor, acoplado acima do bloco e onde estão as válvulas de admissão e escape, balanceiros e árvores de cames.

Cabrio /CC
Carroçaria aberta, em geral descapotável, com uma capota, derivada de uma berlina ou de um coupé.

Caixa sequencial
Denomina-se sequencial, às passagens de caixa manuais, mas em vez de se engrenar as relações na tradicional forma H, basta mover a alavanca da caixa numa sequência longitudinal, para a frente e para trás. Também são consideradas caixas sequenciais, as velocidades manuais accionadas por botões sobre o volante (Tiptronic).

Camber
Ângulo de inclinação da roda em relação à linha vertical quando vista de frente. Se a superfície inferior do pneu se encontra mais afastada da carroçaria do que a superfície superior do mesmo, o camber está negativo. Na situação contrária o camber é positivo.

CAN
(Controlled Area Network) Circuito utilizado para a transmissão digital de dados.

Carroçaria
Parte do veículo habitualmente destinada aos ocupantes e à carga. Parte visível da viatura. Corpo do veículo.

Caster
Ângulo existente entre o eixo vertical da roda e o eixo de rotação desta.

Catalisador
Está situado no interior do tubo de escape, recondiciona os gases produzidos na combustão. No catalisador, os gases combinam-se quimicamente e saem para a atmosfera outros menos nocivos, como se a combustão tivesse sido perfeita. Este elemento é obrigatório em todos os veículos a gasolina.

CBC
(Cornering Braking Control) Sistema de controlo de travagem em curva. (BMW)

CDI
Diesel de injecção directa "common-rail". Sigla utilizada pela Mercedes Benz para designar estes motores.

Chassis
Plataforma onde assenta o motor, a suspensão, os travões, a direcção, etc.

Cilindrada
Volume geométrico dos cilindros ocupado pelo conjunto de pistões. Permite saber a capacidade de esforço que o motor pode desenvolver.

Cintos de segurança com limitadores de esforço
Em colisões de alguma gravidade, o cinto de segurança pode causar forte pressão sobre o tórax. Quando um cinto de segurança atinge uma determinada pressão, é possível diminui-la ligeiramente, mediante um dispositivo para o efeito, pois nessa altura o airbag já terá actuado e será capaz de reter o ocupante.

Climatização
O mesmo que ar condicionado.

Climatização automática
Sistema de ar condicionado em que o aquecimento/arrefecimento do habitáculo são comandados automaticamente. O utilizador só tem que controlar a temperatura que deseja.

Coeficiente de resistência do ar
Valor que define a aerodinâmica da configuração do automóvel. Quanto mais baixo for o cx, melhor. Um cx de 0.28 pode considerar-se bastante bom.

Colector de admissão
Tubagem encarregue de direccionar o ar para os cilindros do motor.

Colector de escape
Tubagem que faz parte integrante da linha de escape e encarregue de direccionar os gases de escape imediatamente à saída do motor para o catalisador ou silenciador mais próximo.

Compensador de ralenti
Forças externas podem resultar no aumento ou diminuição do regime do ralenti. O compensador actua de forma a estabilizar e manter o regime de ralenti a um nível pré-definido.

Controlo de travagem em curva
É uma evolução do sistema de ABS, capaz de detectar, se ao travar em curva há o risco de derrapagem ou da perda de aderência do trem traseiro do veículo. Tem variadas denominações consoante as marcas - ESBS na Seat, CBC na BMW, etc.

Controlo electrónico de estabilidade
É um sistema totalmente automático encarregue de avaliar se o veículo é capaz de efectuar a trajectória que o condutor pretende quando está ao volante. Em caso negativo, o sistema é capaz de actuar sobre o acelerador, mas também sobre o sistema de travagem em cada uma das rodas de forma independente, tentando aproveitar toda a aderência disponível para efectuar a trajectória pretendida pelo condutor. Em geral este sistema denomina-se ESP, mas alguns construtores chamam-lhe DCS, Stabilitytrak, etc.

Corte de injecção
Dispositivo de protecção do motor para evitar excesso de rotação. A partir de umas rotações de motor preestabelecidas (normalmente na zona vermelha do conta-rotações), deixa de se administrar combustível de modo a evitar o aumento de velocidade e de rotações.

Coupé
Originalmente denominado por um veículo "cortado" a partir dos lugares dianteiros, actualmente pode ser um veículo de cinco lugares e sempre com duas portas. A maioria dos construtores utilizam os coupés para as versões mais desportivas.

CPU
(Center Processing Unit) Computador central ao qual estão ligados os vários sistemas e dispositivos do automóvel.

Crash box
Caixa de colisão. Elemento situado entre as barras transversais dos pára-choques e a carroçaria. Concebido de forma a evitar danos mais dispendiosos nas peças de apoio. A caixa de colisão é aparafusada e pode ser facilmente substituída sem custos elevados.

Crash test
Ensaio de colisão com um veiculo. Existem muitos ensaios regularizados, mas nem todos são obrigatórios para a homologação de um veiculo.

Cruise-control
Sistema capaz de manter de forma constante uma velocidade pré-estabelecida. O automóvel acelera automaticamente numa subida e "levanta o pé" numa situação de descida acentuada.

CSA
(Crash Severity Algorithm) Programa de cálculo existente na centralina que calcula o tempo e a força do impacto em caso de acidente.

CSC
(Cornering Stability Control) Como ESP.

Curso
Chama-se curso à distância que é intermédia entre um pistão e cada um dos tempos do motor, e que é igual, à distância existente entre o ponto morto superior e ponto morto inferior. A sua dimensão é expressa em milímetros.

CVCC
(Completely Vortex Combustion Chamber) Câmara de combustão de carga estratificada introduzida pela Honda em 1992.

CVT
(Continuously Variable Transmission) Caixa de velocidades de variação continua. Este tipo de transmissão oferece um número infinito de ralações de caixa.

CVTC
(Camshaft Variable Timing Control) Sistema de abertura das válvulas variável.

Colector de escape
Tubagens que fazem parte integrante da linha de escape e que estão encarregues de direccionarem os gases de escape imediatamente à saida do motor, para o catalizador ou o silenciador mais próximos.

Corte da injecção
O mesmo que limitador. É um elemento de protecção do motor que evita que este atinja rotações excessivas cortando-lhe a alimentação. O limitador tem o efeito de provocar algo parecido com um soluçar do motor. O sistema de corte de injecção não consegue evitar sobre-regimes provocados por reduções de caixa exageradas.

Cabeça do motor
Nível superior do motor, acoplado acima do bloco e onde estão as válvulas de admissão e escape, balanceiros e árvores de cames.
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