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Protecção da carroçaria

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Mensagem por MC Sáb Abr 06, 2013 4:45 pm

Proteção da Carroçaria

Com a chegada do Inverno e o aumento da humidade a ferrugem torna-se num problema. E ela não afeta somente as carroçarias em aço.

A proteção que os fabricantes aplicam da carroçaria está a tornar-se cada vez mais perfeita. Mas essa proteção pode não persistir toda a vida. Até mesmo a melhor proteção tem de ser regulamente controlada, cuidada e, se calhar, até reparada no sentido de cumprir a sua função de proteção. Após a reparação de uma carroçaria, a aplicação de uma nova proteção é parte de qualquer trabalho profissional.

Até mesmo as peças de carroçaria em alumínio enferrujam se não forem protegidas devidamente. No entanto, aqui a ferrugem não se manifesta na cor típica da ferrugem em aço – cor acastanhada. A camada de corrosão que o alumínio forma, pode praticamente não ser detetada por amadores e protege o material logo abaixo de mais ataques químicos. No entanto, num ambiente agressivo, que é comum no Inverno com gelo, neve e sal, até mesmo o alumínio necessita de uma camada de proteção adicional.

É principalmente a parte inferior do carro, que tem de suportar as cargas de aparas de pedras, sal, água e substâncias químicas agressivas. Por isso, a cada milha, o efeito protetor das camadas aplicadas na fábrica diminuem. Com o aumento da idade, cada vez mais danos de ferrugem vão ocorrendo, principalmente na parte inferior da carroçaria. A ferrugem não é uma mera imperfeição. Pode perigar a segurança da condução, se, por exemplo, a suspensão dianteira ou a cavidade de apoio dos amortecedores estiver corroída. Mais ainda, a ferrugem diminui o valor do veículo. Por todas as razões mencionadas em cima, é absolutamente vantajoso estar atento à proteção da carroçaria.

Certas partes da carroçaria são especialmente propensas ao desenvolvimento de ferrugem. Os especialistas recomendam um cuidado especial às seguintes áreas de perigo no que diz respeito ao desenvolvimento da ferrugem: áreas soldadas nos amortecedores e cavidades dos tirantes, dobras no capot e tampa da bagageira, esquinas dos pára-lamas, terminais de vigas, pára-lamas, soleira das portas, portas, a carroçaria por baixo e as partes ocas no capot e no compartimento do motor.

Alguns danos por ferrugem podem obviamente ser vistos. Outros estragos em áreas escondidas, como, por exemplo, suportes transversais e longitudinais, portas e painéis laterais, ou nos pára lamas, podem ser somente detetados com endoscópios especiais. Aí em particular, o conhecimento do especialista e o equipamento técnico correspondente é necessário.

No entanto, existe uma coisa que os especialistas de proteção da carroçaria sempre apontam: Até mesmo as peças novas precisam de proteção. Em muitos casos, a proteção da carroçaria dos veículos é simplesmente esquecida quando novas peças são montadas. As novas peças, em muitos casos, somente estão munidas de primário; têm também de ser protegidas contra a ferrugem. Além disso, deve-se ter em conta que os novos materiais têm de ser compatíveis com as substâncias de proteção aplicadas da carroçaria – uma decisão que requer um grande conhecimento especializado.

Eliminação de Defeitos no Acabamento

O processo de eliminação de defeitos no acabamento, permite superar qualquer pequena imperfeição depois da pintura.

A Mirka e a Farécla elaboraram um programa para o controlo definitivo do acabamento. O processo de eliminação de defeitos no acabamento, permite superar qualquer pequena imperfeição (pele de laranja, imperfeições, etc.) que se observa depois de pintar.

A aplicação deste programa permite poupar custos porque evita a repetição de qualquer tarefa já realizada, alcançando, de igual forma, os melhores resultados.

Este processo combina as propriedades dos abrasivos de última geração – marca Mirka – com avançados produtos de acabamento – marca Farécla. Trata-se de uma solução que permite ao pintor a perfeição.

A correta realização deste processo, implica uma série de etapas, que se concretizam da seguinte forma:

1º – LIXAGEM DO DEFEITO

Mirka Micro 1500 + Mirka Almofada Pro-Grip Humedecida

2º – MATIZADO DA LIXAGEM

Mirka Abralon 2000 + Mirka Almofada Pro-Grip Humedecida

3º – PRÉ-POLIMENTO

Mirka Abralon 4000 + Mirka Almofada Pro-Grip Humedecida

4º – POLIMENTO

Farécla G3 ou Total + Farécla G-Mop



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