Trânsito e Sinalização
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falando de aditivos

Ir para baixo

Falando de aditivos Empty Falando de aditivos

Mensagem por MC Sáb Abr 06, 2013 4:43 pm


Aditivos para Óleo

Os aditivos para o óleo proporcionam menor desgaste e uma maior vida útil do motor. Além do mais, poupam óleo e combustível.

Cada quilómetro percorrido custa uma parte minúscula do motor, devido à fricção. Isto pode comprovar-se analisando o fino pó de fricção no óleo do motor. Com os aditivos para o óleo consegue-se reduzir este desgaste.

Pese todos os esforços para tornar as superfícies das peças metálicas do motor mais lisas, estas continuam irregulares quando vistas ao microscópio (Imagem esquerda). Estas irregularidades podem ser compensadas mediante a aplicação de uma capa lubrificante de um aditivo para o óleo. Mediante esta melhoria da superfície reduz-se a resistência à fricção e o desgaste (Imagem direita).Além do mais, poupam óleo e combustível. Quer dizer, menos custos de serviço, menos emissões de substâncias contaminantes e, portanto, mais proteção do meio ambiente.

Todos os óleos modernos já contêm aditivos, mas em quantidades reduzidas. Esses aditivos têm como objetivo lutar contra o desgaste, agir sobre a viscosidade do óleo ou ter um efeito dispersante. Um tratamento suplementar só vem reforçar as características do óleo sem colocar em causa o seu equilíbrio, antes melhorando as suas performances. Além disso, evita a formação de lamas e oxidação.

Limpadores de Injetores

O orifício de um injetor não é muito maior que a espessura de um cabelo. Quando obstruído, aconselha-se a utilização de um limpador de injetores.

Formulados para dissolver os depósitos de gasolina que podem sujar e obstruir os injetores, os limpadores de injetores de motores a gasolina, permitem retomar a potência de origem do motor, em particular nas acelerações.

É que o orifício de um injetor não é muito maior que a espessura de um cabelo e a presença da menor impureza modifica a mistura ar/gasolina, refletindo-se num menor rendimento do motor. É um tratamento curativo, sendo que uma só dose é, na maioria dos casos, suficiente para limpar a totalidade dos circuitos. Recomenda-se o uso de um limpador de injetores de motor a gasolina, todos os 10.000 km.

Aditivos para Combustível

Os aditivos para combustível otimizam a combustão. Isto significa mais potência do motor e menor consumo de combustível.

Todo o processo de combustão no motor produz partículas minúsculas. São resíduos que se depositam nas câmaras de combustão, injetores, válvulas ou agulhas de injetores nos motores Diesel. Resultado: Redução da potência do motor; Maior consumo de combustível; Matraquear nos motores Diesel; Maior emissão de fuligem; Mais substâncias contaminantes. Com os aditivos eliminam-se os resíduos existentes e impede-se a formação de novos; Otimiza-se a combustão. E isto significa mais potência do motor, menor consumo de combustível e mais proteção do meio ambiente.

Imagens da esquerda para a direita: 1 – Resíduos numa válvula. Consequência: Má compressão, menos potência do motor e elevado consumo. 2 – Válvula limpa com a ação de um aditivo para combustível: Passa a existir uma boa compressão, o motor retoma a sua potência original e o consumo torna-se reduzido. 3 – Interior de uma câmara de combustão de motor a gasolina. Os aditivos para combustível proporcionam uma dosagem exata da injeção e pulverização do combustível, uma maior potência do motor, menor consumo e uma combustão pobre em substâncias contaminantes. 4 – Interior de uma câmara de combustão Diesel. Os aditivos para Diesel, limpam o motor e os dispositivos de injeção, impedindo que as agulhas injetoras bloqueiem pela ação do calor.



MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos