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Tudo o que deve saber sobre um capacete

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Mensagem por MC Sáb Out 11, 2014 3:50 pm

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O capacete é a principal protecção do condutor de motos e ciclomotores, em caso de acidente. Em Portugal, o uso de capacete é obrigatório. Mas nem todos os capacetes são homologados para a condução.
Ao mesmo tempo que a escolha do capacete é de extrema importância, também a sua manutenção e uso devem ser considerados pelos seus proprietários.

É necessário que o capacete que vai adquirir o proteja realmente em caso de acidente. É por isso que há tantas exigências em relação à qualidade e eficácia dos capacetes para motociclistas.

Como escolher o modelo certo?


Procure, antes de mais, a etiqueta que certifica a homologação. Esta etiqueta comprova que o capacete está de acordo com as normas de segurança, que foi submetido com sucesso aos testes de laboratório que reproduzem aquilo que pode acontecer num acidente (choques em diversos locais, resistência à ruptura da presilha da jugular, etc.) e que sua fabricação está sob controlo permanente. Em seguida, experimente-o. Ele deve ser de seu tamanho exacto, sem
Em seguida, experimente-o. O capacete deve ser do seu tamanho exacto. Se usar óculos, deve experimentar o capacete com eles. O capacete deve ser cómodo e quando abana a cabeça este não deve sair do sítio. Deve senti-lo justo, ao mesmo tempo que não deve sentir muita resistência ao tirá-lo.

Quando trocá-lo?

Substitua o seu capacete após qualquer choque, mesmo que, aparentemente, ele não apresente qualquer deformação.
Mesmo sem sofrer nenhum tipo de acidente com o capacete, deverá trocá-lo de 5 em 5 anos, uma vez que os materiais usados no seu fabrico irão perder a qualidade com o tempo.

Como utilizá-lo?

O primeiro cuidado que deve ter é colocá-lo correctamente. A parte dianteira do capacete deve estar na altura das sobrancelhas. Esta posição protege-o de choques frontais e permite-lhe levantar a cabeça sem que o capacete bloqueie o seu pescoço.
Afivele sempre o capacete, mesmo para curtas distâncias. Um capacete não afivelado não serve para nada. Ao menor choque, ele sairá da cabeça e seixará de servir o seu propósito.
Não pinte o seu capacete nem o enfeite com autocolantes. Os resíduos da cola podem deteriorar o material da calota. Pela mesma razão, não o limpe com gasolina ou solvente. Utilize água e sabão.

Não fure o seu capacete para acrescentar uma viseira ou para passar a fios de sistemas de som.
Nunca utilize parafusos. Em caso de choque, estes transformam-se em verdadeiras lanças.
Atenção! Se estiver diante de um condutor de veículo de duas rodas que se tenha acidentado, convém ser prudente e não tentar retirar-lhe o capacete. Limite-se a afrouxar a presilha da jugular e rebater a viseira durante a espera do socorro.

Capacetes autorizados e proibidos

Considerando a Decisão 97/836/CE do Conselho, de 27 de Novembro, relativa à adesão da Comunidade Europeia ao Acordo da Comissão Económica para a Europa da Organização das Nações Unidas (UNECE) relativo à adopção de prescrições técnicas uniformes aplicáveis aos veículos de rodas, aos equipamentos e às peças susceptíveis de serem montados ou utilizados num veículo de rodas e às condições de reconhecimento recíproco das homologações emitidas em conformidade com essas prescrições;

E tendo em conta que a actual legislação nacional que regulamenta a aprovação nacional de capacetes necessita ser adaptada ao progresso técnico, torna-se necessário permitir também a homologação de capacetes de acordo com o Regulamento n.º 22 da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (UNECE), sobre disposições uniformes relativas à homologação de capacetes de protecção e suas viseiras para condutores e passageiros de motociclos e ciclomotores, cuja tradução se torna disponível.
Tipos de capacetes

Existem vários tipos de capacete, de entre os quais se destacam os modelos Jet (normalmente mais adaptados a um uso mais citadino), os específiocos de modalidades (como os de motocross), os modulares que se parecem com integrais, mas permitem levantar a zona do queixo ao mesmo tempo que a viseira, e finalmente os integrais, os mais seguros do grupo.
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