Causas dos acidentes de trânsito [ generalidades ]
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Causas dos acidentes de trânsito [ generalidades ]
Conhecer o mal para definir os remédios
As causas são classificadas em três categorias de fatores de risco : fatores humanos, factores ligados à infra-estrutura e ao meio-ambiente, fatores ligados aos veículos.
O acidente é geralmente considerado como um "disfuncionamento" do sistema Homem - Veículo - Via e Meio ambiente.
Por exemplo, uma velocidade excessiva, combinada com pneus lisos e com uma curva fechada.
Poderia acrescentar-se um quarto factor : o factor sociológico isto é a maneira como a sociedade, às vezes, deixa de reagir ao problema dos acidentes com o devido vigor.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
:. Factor humano
O factor humano está presente em quase todos os acidentes de trânsito.
:. Factor infra-estrutura e meio ambiente
A insistência actual sobre a necessidade de mudar o comportamento dos condutores não deve ocultar a importância das caracteristicas e das condições da rede viária
:. Factor veiculo
A gravidade especifica dos acidentes de trânsito é ligada obviamente à implicação dos veiculos, que podem se transformar em instrumentos extremamente perigosos em consequência da violência do choque, de defeitos de manutenção, ou da utilização incorrecta.
As causas são classificadas em três categorias de fatores de risco : fatores humanos, factores ligados à infra-estrutura e ao meio-ambiente, fatores ligados aos veículos.
O acidente é geralmente considerado como um "disfuncionamento" do sistema Homem - Veículo - Via e Meio ambiente.
Por exemplo, uma velocidade excessiva, combinada com pneus lisos e com uma curva fechada.
Poderia acrescentar-se um quarto factor : o factor sociológico isto é a maneira como a sociedade, às vezes, deixa de reagir ao problema dos acidentes com o devido vigor.
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:. Factor humano
O factor humano está presente em quase todos os acidentes de trânsito.
:. Factor infra-estrutura e meio ambiente
A insistência actual sobre a necessidade de mudar o comportamento dos condutores não deve ocultar a importância das caracteristicas e das condições da rede viária
:. Factor veiculo
A gravidade especifica dos acidentes de trânsito é ligada obviamente à implicação dos veiculos, que podem se transformar em instrumentos extremamente perigosos em consequência da violência do choque, de defeitos de manutenção, ou da utilização incorrecta.
Causas dos acidentes de trânsito [ factor humano ]
:. Factor humano
O factor humano está presente em quase todos os acidentes de trânsito.
Os factores humanos de risco são numerosos e cada um deles justificaria muitos comentários. Neste espaço, dou somente, a seguir, uma apresentação sumária dos principais.
Convém também mencionar que há diferentes níveis de factores, por exemplo a sub-estimação do risco e a maneira em que isto vai se manifestar (excesso de velocidade, ultrapassagem, etc.). Poderia quase se falar de factores primários e secundários.
Eles estão mencionados a seguir nesta ordem :
Sub-avaliação da probabilidade de acidente
Desatenção
Cansaço
Deficiências (visual, auditiva, motora)
Consumo de álcool
Consumo de droga
Excesso de velocidade
Desrespeito à distancia mínima entre veículos
Ultrapassagem indevida
Outras infrações dos condutores
Não-uso de cinto, de capacete, de protecção para criança
Imprudência dos peões, de ciclistas e dos motociclistas
Cada factor descrito a seguir é uma pista para ações de prevenção.
:: Sub-avaliação da probabilidade de acidente
A exposição desnecessária ao risco é uma tendência frequente, especialmente no caso dos condutores masculinos e também dos peões, ainda mais quando jovens: autoconfiança nos próprios reflexos, procura de sensações fortes, menor percepção do perigo.
:: Desatenção
Uma longa viagem, um percurso quotidiano eternamente repetido, o uso do telemóvel, podem ter o mesmo resultado: uma desatenção ao que está acontecendo e a incapacidade a reagir de modo a evitar o acidente. Isto é considerado, junto com o cansaço do condutor, como a primeira causa de acidente nas vias inter-urbanas.
:: Cansaço
Um condutor cansado pode adormecer ou ficar sonolento, com capacidade de reação extremamente reduzida. É um factor conhecido, que deve dar lugar a regulamentações do tempo de trabalho dos condutores de camiões e a recomendações a todos condutores quanto à frequência e a duração das paragens para descanso.
:: Deficiências
Pode ser lentidão: muitos peões atropelados são pessoas idosas. Pode ser uma deficiência visual: má avaliação da distância ou da velocidade de um veículo se aproximando. Pode ser uma deficiência auditiva: para um peão, não percepção de um veiculo de marcha atrás, por exemplo .
:: Consumo de álcool
Efeitos negativos: euforia, com sensação de potência e superestimação das próprias capacidades, diminuição dos reflexos, estreitamento do campo visual, alteração da capacidade de avaliação das distâncias e das larguras, maior sensibilidade ao deslumbramento.
:: Consumo de droga
Efeitos similares.
:: Excesso de velocidade
A velocidade incide sobre a frequência e a gravidade dos acidentes. É facto comprovado que qualquer aumento da velocidade autorizada aumenta estes dois parâmetros. Por exemplo, no caso dos atropelamentos, os maiores causadores de vitimas fatais, a velocidade tem um papel determinante. Dela dependem os tempos de reação do condutor e do peão e, obviamente, a violência do choque. Se o tempo de reação do condutor for insuficiente para parar o carro e o tempo de reação do peão for insuficiente para chegar ao outro lado da via, o acidente é quase inevitável. Qualquer travessia de zona urbana ou em curso de urbanização exige uma redução drástica da velocidade, salvo se houverem passadeiras permitindo a travessia e, protegidas .
:: Desrespeito à distância entre veículos
É um erro extremamente frequente e grave, presente na maioria das colisões traseiras . Ficando próximo demais do veiculo que lhe precede, o condutor reduz o próprio tempo de reação, renunciando a qualquer possibilidade de evitar o acidente em caso de travagem do veículo que vai à frente dele.
:: Ultrapassagem indevida
A colisão frontal fica em segundo lugar na classificação dos tipos de acidentes com vítimas fatais e o embate lateral de sentido oposto, que tem as mesmas causas, fica em quarto lugar. Juntos, eles são responsáveis por cerca de mais de 25% dos acidentes com vítimas mortais.
:: Outras infrações dos condutores
:: Nao-uso de cinto, de capacete, de proteção para criança.
Grandes progressos foram feitos pelos construtores de veículos e, infelizmente, são pouco aproveitados para reduzir a gravidade e a frequência dos acidentes. O exemplo mais típico é o não uso do cinto no banco traseiro.
O factor humano está presente em quase todos os acidentes de trânsito.
Os factores humanos de risco são numerosos e cada um deles justificaria muitos comentários. Neste espaço, dou somente, a seguir, uma apresentação sumária dos principais.
Convém também mencionar que há diferentes níveis de factores, por exemplo a sub-estimação do risco e a maneira em que isto vai se manifestar (excesso de velocidade, ultrapassagem, etc.). Poderia quase se falar de factores primários e secundários.
Eles estão mencionados a seguir nesta ordem :
Sub-avaliação da probabilidade de acidente
Desatenção
Cansaço
Deficiências (visual, auditiva, motora)
Consumo de álcool
Consumo de droga
Excesso de velocidade
Desrespeito à distancia mínima entre veículos
Ultrapassagem indevida
Outras infrações dos condutores
Não-uso de cinto, de capacete, de protecção para criança
Imprudência dos peões, de ciclistas e dos motociclistas
Cada factor descrito a seguir é uma pista para ações de prevenção.
:: Sub-avaliação da probabilidade de acidente
A exposição desnecessária ao risco é uma tendência frequente, especialmente no caso dos condutores masculinos e também dos peões, ainda mais quando jovens: autoconfiança nos próprios reflexos, procura de sensações fortes, menor percepção do perigo.
:: Desatenção
Uma longa viagem, um percurso quotidiano eternamente repetido, o uso do telemóvel, podem ter o mesmo resultado: uma desatenção ao que está acontecendo e a incapacidade a reagir de modo a evitar o acidente. Isto é considerado, junto com o cansaço do condutor, como a primeira causa de acidente nas vias inter-urbanas.
:: Cansaço
Um condutor cansado pode adormecer ou ficar sonolento, com capacidade de reação extremamente reduzida. É um factor conhecido, que deve dar lugar a regulamentações do tempo de trabalho dos condutores de camiões e a recomendações a todos condutores quanto à frequência e a duração das paragens para descanso.
:: Deficiências
Pode ser lentidão: muitos peões atropelados são pessoas idosas. Pode ser uma deficiência visual: má avaliação da distância ou da velocidade de um veículo se aproximando. Pode ser uma deficiência auditiva: para um peão, não percepção de um veiculo de marcha atrás, por exemplo .
:: Consumo de álcool
Efeitos negativos: euforia, com sensação de potência e superestimação das próprias capacidades, diminuição dos reflexos, estreitamento do campo visual, alteração da capacidade de avaliação das distâncias e das larguras, maior sensibilidade ao deslumbramento.
:: Consumo de droga
Efeitos similares.
:: Excesso de velocidade
A velocidade incide sobre a frequência e a gravidade dos acidentes. É facto comprovado que qualquer aumento da velocidade autorizada aumenta estes dois parâmetros. Por exemplo, no caso dos atropelamentos, os maiores causadores de vitimas fatais, a velocidade tem um papel determinante. Dela dependem os tempos de reação do condutor e do peão e, obviamente, a violência do choque. Se o tempo de reação do condutor for insuficiente para parar o carro e o tempo de reação do peão for insuficiente para chegar ao outro lado da via, o acidente é quase inevitável. Qualquer travessia de zona urbana ou em curso de urbanização exige uma redução drástica da velocidade, salvo se houverem passadeiras permitindo a travessia e, protegidas .
:: Desrespeito à distância entre veículos
É um erro extremamente frequente e grave, presente na maioria das colisões traseiras . Ficando próximo demais do veiculo que lhe precede, o condutor reduz o próprio tempo de reação, renunciando a qualquer possibilidade de evitar o acidente em caso de travagem do veículo que vai à frente dele.
:: Ultrapassagem indevida
A colisão frontal fica em segundo lugar na classificação dos tipos de acidentes com vítimas fatais e o embate lateral de sentido oposto, que tem as mesmas causas, fica em quarto lugar. Juntos, eles são responsáveis por cerca de mais de 25% dos acidentes com vítimas mortais.
:: Outras infrações dos condutores
:: Nao-uso de cinto, de capacete, de proteção para criança.
Grandes progressos foram feitos pelos construtores de veículos e, infelizmente, são pouco aproveitados para reduzir a gravidade e a frequência dos acidentes. O exemplo mais típico é o não uso do cinto no banco traseiro.
Última edição por MC em Dom Jun 01, 2014 7:23 am, editado 1 vez(es)
Causas dos acidentes de trânsito [ factor infra-estrutura e meio ambiente ]
:. Factor infra-estrutura e meio ambiente
A insistência actual sobre a necessidade de mudar o comportamento dos utentes das vias não deve ocultar a importância das caracteristicas e das condições da rede viária
:: Condições de conservação da via
É frequente ouvir que as más condições das estradas são a causa de muitos acidentes. De facto, uma degradação importante do pavimento, e da própria sinalização prejudica a segurança. Mas esta degradação não explica tudo. Na realidade, mesmo sem ser mal mantida, a estrada pode ter perdido a possibilidade de atender critérios básicos de segurança, devido ao desenvolvimento das regiões e à evolução do tráfego.
:: Mudanças do contexto das vias
Urbanização de uma zona atravessada por várias vias
Construção de acessos intermediários sem a necessária visibilidade
Criação de pontos de paragem de autocarros sem paragens devidamente instaladas e protegidas
:: Evolução do tráfego
Certas disposições que eram correctas na época da construção não são mais aceitáveis.
Por exemplo:
Intersecções em nível
Vias estreitos
Placa central não protegida
Objectos fixos não protegidos
Velocidade autorizada excessiva
:: Condições meteorológicas
A insistência actual sobre a necessidade de mudar o comportamento dos utentes das vias não deve ocultar a importância das caracteristicas e das condições da rede viária
:: Condições de conservação da via
É frequente ouvir que as más condições das estradas são a causa de muitos acidentes. De facto, uma degradação importante do pavimento, e da própria sinalização prejudica a segurança. Mas esta degradação não explica tudo. Na realidade, mesmo sem ser mal mantida, a estrada pode ter perdido a possibilidade de atender critérios básicos de segurança, devido ao desenvolvimento das regiões e à evolução do tráfego.
:: Mudanças do contexto das vias
Urbanização de uma zona atravessada por várias vias
Construção de acessos intermediários sem a necessária visibilidade
Criação de pontos de paragem de autocarros sem paragens devidamente instaladas e protegidas
:: Evolução do tráfego
Certas disposições que eram correctas na época da construção não são mais aceitáveis.
Por exemplo:
Intersecções em nível
Vias estreitos
Placa central não protegida
Objectos fixos não protegidos
Velocidade autorizada excessiva
:: Condições meteorológicas
Causas dos acidentes de trânsito [ factor veículo ]
:. Factor veiculo
Factores ligados aos veiculos
A gravidade especifica dos acidentes de trânsito é ligada obviamente à implicação dos veiculos, que podem se transformar em instrumentos extremamente perigosos em conseqüência da violência do choque, de defeitos de manutenção, ou da utilização incorrecta.
:: Violência do choque
Apesar dum esforço colectivo contínuo e considerável dos construtores, em caso de choque, a partir duma certa velocidade, os veículos continuam sendo extremamente perigosos.
É particularmente crítico em caso de choque entre um veículo e um utilizador das vias , não protegido (peão, ciclista, motociclista) e em caso de choque entre veículos de robustez diferenciada: carro contra camião, carro leve contra 4x4, por exemplo.
Os condutores não têm isto em mente e não avaliam a violência potencial dos acidentes.
Ainda existem progressos em andamento no sentido de reduzir a agressividade dos veículos: parte da frente (para choque, capô, contorno do para brisa, etc.) parte traseira dos camões para prevenir engavetamentos, etc.
:: Defeitos de manutenção
Pneus lisos ou com falta de calibragem
Faróis com defeito ou mal ajustados
Retrovisores deficientes
Falhas mecânicas
Utilização incorrecta
Visibilidade prejudicada:
Carga obstruindo ângulos de visão
Sobrecarga
Carga mal condicionada
Carga fora do gabarito
Factores ligados aos veiculos
A gravidade especifica dos acidentes de trânsito é ligada obviamente à implicação dos veiculos, que podem se transformar em instrumentos extremamente perigosos em conseqüência da violência do choque, de defeitos de manutenção, ou da utilização incorrecta.
:: Violência do choque
Apesar dum esforço colectivo contínuo e considerável dos construtores, em caso de choque, a partir duma certa velocidade, os veículos continuam sendo extremamente perigosos.
É particularmente crítico em caso de choque entre um veículo e um utilizador das vias , não protegido (peão, ciclista, motociclista) e em caso de choque entre veículos de robustez diferenciada: carro contra camião, carro leve contra 4x4, por exemplo.
Os condutores não têm isto em mente e não avaliam a violência potencial dos acidentes.
Ainda existem progressos em andamento no sentido de reduzir a agressividade dos veículos: parte da frente (para choque, capô, contorno do para brisa, etc.) parte traseira dos camões para prevenir engavetamentos, etc.
:: Defeitos de manutenção
Pneus lisos ou com falta de calibragem
Faróis com defeito ou mal ajustados
Retrovisores deficientes
Falhas mecânicas
Utilização incorrecta
Visibilidade prejudicada:
Carga obstruindo ângulos de visão
Sobrecarga
Carga mal condicionada
Carga fora do gabarito
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