Trânsito e Sinalização
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Causas dos acidentes de trânsito [ generalidades ]

Ir para baixo

Causas dos acidentes de trânsito [ generalidades ] Empty Causas dos acidentes de trânsito [ generalidades ]

Mensagem por MC Dom Jun 01, 2014 7:20 am

Conhecer o mal para definir os remédios

As causas são classificadas em três categorias de fatores de risco : fatores humanos, factores ligados à infra-estrutura e ao meio-ambiente, fatores ligados aos veículos.

O acidente é geralmente considerado como um "disfuncionamento" do sistema Homem - Veículo - Via e Meio ambiente.
Por exemplo, uma velocidade excessiva, combinada com pneus lisos e com uma curva fechada.
Poderia acrescentar-se um quarto factor : o factor sociológico isto é a maneira como a sociedade, às vezes, deixa de reagir ao problema dos acidentes com o devido vigor.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

:. Factor humano
O factor humano está presente em quase todos os acidentes de trânsito.

:. Factor infra-estrutura e meio ambiente
A insistência actual sobre a necessidade de mudar o comportamento dos condutores não deve ocultar a importância das caracteristicas e das condições da rede viária

:. Factor veiculo
A gravidade especifica dos acidentes de trânsito é ligada obviamente à implicação dos veiculos, que podem se transformar em instrumentos extremamente perigosos em consequência da violência do choque, de defeitos de manutenção, ou da utilização incorrecta.
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Causas dos acidentes de trânsito [ generalidades ] Empty Causas dos acidentes de trânsito [ factor humano ]

Mensagem por MC Dom Jun 01, 2014 7:22 am

:. Factor humano

O factor humano está presente em quase todos os acidentes de trânsito.

Os factores humanos de risco são numerosos e cada um deles justificaria muitos comentários. Neste espaço, dou somente, a seguir, uma apresentação sumária dos principais.
Convém também mencionar que há diferentes níveis de factores, por exemplo a sub-estimação do risco e a maneira em que isto vai se manifestar (excesso de velocidade, ultrapassagem, etc.). Poderia quase se falar de factores primários e secundários.
Eles estão mencionados a seguir nesta ordem :
Sub-avaliação da probabilidade de acidente
Desatenção
Cansaço
Deficiências (visual, auditiva, motora)
Consumo de álcool
Consumo de droga
Excesso de velocidade
Desrespeito à distancia mínima entre veículos
Ultrapassagem indevida
Outras infrações dos condutores
Não-uso de cinto, de capacete, de protecção para criança
Imprudência dos peões, de ciclistas e dos motociclistas

Cada factor descrito a seguir é uma pista para ações de prevenção.

:: Sub-avaliação da probabilidade de acidente
A exposição desnecessária ao risco é uma tendência frequente, especialmente no caso dos condutores masculinos e também dos peões, ainda mais quando jovens: autoconfiança nos próprios reflexos, procura de sensações fortes, menor percepção do perigo.

:: Desatenção
Uma longa viagem, um percurso quotidiano eternamente repetido, o uso do telemóvel, podem ter o mesmo resultado: uma desatenção ao que está acontecendo e a incapacidade a reagir de modo a evitar o acidente. Isto é considerado, junto com o cansaço do condutor, como a primeira causa de acidente nas vias inter-urbanas.

:: Cansaço
Um condutor cansado pode adormecer ou ficar sonolento, com capacidade de reação extremamente reduzida. É um factor conhecido, que deve dar lugar a regulamentações do tempo de trabalho dos condutores de camiões e a recomendações a todos condutores quanto à frequência e a duração das paragens para descanso.

:: Deficiências
Pode ser lentidão: muitos peões atropelados são pessoas idosas. Pode ser uma deficiência visual: má avaliação da distância ou da velocidade de um veículo se aproximando. Pode ser uma deficiência auditiva: para um peão, não percepção de um veiculo de marcha atrás, por exemplo .

:: Consumo de álcool
Efeitos negativos: euforia, com sensação de potência e superestimação das próprias capacidades, diminuição dos reflexos, estreitamento do campo visual, alteração da capacidade de avaliação das distâncias e das larguras, maior sensibilidade ao deslumbramento.

:: Consumo de droga
Efeitos similares.

:: Excesso de velocidade
A velocidade incide sobre a frequência e a gravidade dos acidentes. É facto comprovado que qualquer aumento da velocidade autorizada aumenta estes dois parâmetros. Por exemplo, no caso dos atropelamentos, os maiores causadores de vitimas fatais, a velocidade tem um papel determinante. Dela dependem os tempos de reação do condutor e do peão e, obviamente, a violência do choque. Se o tempo de reação do condutor for insuficiente para parar o carro e o tempo de reação do peão for insuficiente para chegar ao outro lado da via, o acidente é quase inevitável. Qualquer travessia de zona urbana ou em curso de urbanização exige uma redução drástica da velocidade, salvo se houverem passadeiras permitindo a travessia e, protegidas .

:: Desrespeito à distância entre veículos
É um erro extremamente frequente e grave, presente na maioria das colisões traseiras . Ficando próximo demais do veiculo que lhe precede, o condutor reduz o próprio tempo de reação, renunciando a qualquer possibilidade de evitar o acidente em caso de travagem do veículo que vai à frente dele.

:: Ultrapassagem indevida
A colisão frontal fica em segundo lugar na classificação dos tipos de acidentes com vítimas fatais e o embate lateral de sentido oposto, que tem as mesmas causas, fica em quarto lugar. Juntos, eles são responsáveis por cerca de mais de 25% dos acidentes com vítimas mortais.

:: Outras infrações dos condutores

:: Nao-uso de cinto, de capacete, de proteção para criança.
Grandes progressos foram feitos pelos construtores de veículos e, infelizmente, são pouco aproveitados para reduzir a gravidade e a frequência dos acidentes. O exemplo mais típico é o não uso do cinto no banco traseiro.


Última edição por MC em Dom Jun 01, 2014 7:23 am, editado 1 vez(es)
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Causas dos acidentes de trânsito [ generalidades ] Empty Causas dos acidentes de trânsito [ factor infra-estrutura e meio ambiente ]

Mensagem por MC Dom Jun 01, 2014 7:22 am

:. Factor infra-estrutura e meio ambiente

A insistência actual sobre a necessidade de mudar o comportamento dos utentes das vias não deve ocultar a importância das caracteristicas e das condições da rede viária

:: Condições de conservação da via
É frequente ouvir que as más condições das estradas são a causa de muitos acidentes. De facto, uma degradação importante do pavimento, e da própria sinalização prejudica a segurança. Mas esta degradação não explica tudo. Na realidade, mesmo sem ser mal mantida, a estrada pode ter perdido a possibilidade de atender critérios básicos de segurança, devido ao desenvolvimento das regiões e à evolução do tráfego.

:: Mudanças do contexto das vias
Urbanização de uma zona atravessada por várias vias
Construção de acessos intermediários sem a necessária visibilidade
Criação de pontos de paragem de autocarros sem paragens devidamente instaladas e protegidas

:: Evolução do tráfego
Certas disposições que eram correctas na época da construção não são mais aceitáveis.
Por exemplo:
Intersecções em nível
Vias estreitos
Placa central não protegida
Objectos fixos não protegidos
Velocidade autorizada excessiva

:: Condições meteorológicas
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Causas dos acidentes de trânsito [ generalidades ] Empty Causas dos acidentes de trânsito [ factor veículo ]

Mensagem por MC Dom Jun 01, 2014 7:23 am

:. Factor veiculo

Factores ligados aos veiculos

A gravidade especifica dos acidentes de trânsito é ligada obviamente à implicação dos veiculos, que podem se transformar em instrumentos extremamente perigosos em conseqüência da violência do choque, de defeitos de manutenção, ou da utilização incorrecta.

:: Violência do choque
Apesar dum esforço colectivo contínuo e considerável dos construtores, em caso de choque, a partir duma certa velocidade, os veículos continuam sendo extremamente perigosos.
É particularmente crítico em caso de choque entre um veículo e um utilizador das vias , não protegido (peão, ciclista, motociclista) e em caso de choque entre veículos de robustez diferenciada: carro contra camião, carro leve contra 4x4, por exemplo.
Os condutores não têm isto em mente e não avaliam a violência potencial dos acidentes.
Ainda existem progressos em andamento no sentido de reduzir a agressividade dos veículos: parte da frente (para choque, capô, contorno do para brisa, etc.) parte traseira dos camões para prevenir engavetamentos, etc.

:: Defeitos de manutenção
Pneus lisos ou com falta de calibragem
Faróis com defeito ou mal ajustados
Retrovisores deficientes
Falhas mecânicas
Utilização incorrecta

Visibilidade prejudicada:
Carga obstruindo ângulos de visão
Sobrecarga
Carga mal condicionada
Carga fora do gabarito
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Causas dos acidentes de trânsito [ generalidades ] Empty Re: Causas dos acidentes de trânsito [ generalidades ]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos