Que combustível escolher na Compra do carro: Diesel, Gasolina ou GPL ?
Página 1 de 1
Que combustível escolher na Compra do carro: Diesel, Gasolina ou GPL ?
Ao comprar um carro, devemos ter em consideração vários factores que justifiquem a decisão, um dos principais é o tipo de combustível utilizado. Diesel, gasolina e GLP, quais são as vantagens e desvantagens?
O diesel
Os benefícios:
- O diesel tem uma média de 20% de hidrocarbonetos não queimados e menos dióxido de carbono em comparação com o motor a gasolina (Os hidrocarbonetos não queimados provenientes da combustão incompleta de combustível e óleo causam irritação e pode provocar doenças cancerígenas).
- Novas tecnologias, como filtro de partículas, o motor diesel tem o mesmo nível de desempenho ou mais do que um motor a gasolina (com o mesmo motor).
- Os motores diesel consomem combustível cerca de 15% menos em comparação com motores a gasolina e, assim, ter maior autonomia.
- Um motor diesel, normalmente é mais lento.
- Combustível Diesel é mais barato do que a gasolina na bomba (10% menos em média).
- Finalmente, os veículos a diesel têm melhores valorizações para uma venda futura.
As desvantagens:
- O motor diesel produz uma quantidade de óxidos de azoto e de carbono em partículas, prejudiciais para o ambiente e pode causar problemas pulmonares.
- Com uma boa avaliação para revenda, os veículos a diesel são mais caros que os veículos a gasolina.
- O custo da manutenção dos veículos a diesel é alta e o tempo de uma revisão é maior que nos motores a gasolina.
- As companhias de seguros têm tarifas preços cerca de 10% maior para os diesel.
- Para adquirir um veículo a diesel, é recomendável realizar pelo menos 20.000 quilómetros por ano. O diesel está, portanto, mais direccionado para quem faz muitos quilómetros.
A Gasolina
Os benefícios:
- Os veículos a gasolina continuam mais baratos do que os veículos a diesel, embora os preços tendem a convergir.
- O mercado automóvel oferece mais carros a diesel do que a gasolina.
- Os planos de manutenção nos motores a gasolina são menos regulares, reduzindo custos de manutenção do veículo.
As desvantagens:
- Ao contrário do diesel, o motor a gasolina liberta muitos
hidrocarbonetos não queimados e gás carbónico.
- A gasolina continua a ser o combustível mais caro na bomba porque ele é tributado a uma média de 66% (contra a média de 56% para o diesel).
- Um motor a gasolina desgasta-se mais rapidamente do que um diesel ou GLP.
- A gasolina é um combustível altamente inflamável e, portanto, perigoso.
GLP
GPL (gás de petróleo liquefeito) é uma mistura de butano e propano em proporções aproximadamente iguais. Os GLP podem ser montados em motores a gasolina e não nos diesel.
Os benefícios:
- O GLP é o combustível mais limpo. Não libertam partículas e limitam as emissões de CO2, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global.
- Outra vantagem do GLP: o preço de cerca de € 0,74 por litro. Este é o combustível mais barato. Além disso, na compra de um veículo a GPL, poderá beneficiar de um crédito fiscal concedido pelo Estado
- A sua combustão é limpa, o que permite garantir a longevidade do motor.
- O motor é mais flexível para operar e são mais silenciosos.
Desvantagens:
- O GPL exige a instalação de um kit de carburador GLP e seu reservatório, resultando em custos significativos que variam a partir de € 1000 - 2000 em média. No entanto, para quem faz muitos quilómetros rapidamente recupera o investimento.
-Teve a imerecida reputação de combustível perigoso (perigo de explosão) e por este motivo, alguns lugares foram até muito pouco tempo proibidos (alguns parques de estacionamento e túneis).
- Deve sempre recorrer aos serviços de um instalador certificado para equipar seu automóvel com uma carburação GPL.
- Além das estradas principais, as bombas de GPL ainda são poucas e é preciso mais tempo para encher o depósito.
- A instalação deve ser certificada a cada oito anos.
- A escolha de modelos de carros é limitado porque muitas vezes há apenas um modelo de gama de veículos a GPL.
O híbrido
Os benefícios:
- O motor híbrido (gasolina ou diesel + elétrico + elétrico) permite desfrutar de mais poder através da combinação de motor e energia elétrica.
- Inversamente, o motor eléctrico e de travagem regenerativa permite um menor consumo de combustível.
- A utilização de baterias elétricas reduz o ruído operacional.
- Permite uma maior flexibilidade para accionar a unidade elétrica.
As desvantagens:
- Os modelos híbridos geralmente sofrem maiores taxas de desvalorização do que automóveis com motores convencionais.
- O veículo exibe um maior peso, porque o híbrido requer peças adicionais.
O elétrico
Os benefícios:
- Os carros movidos a eletricidade não emitem CO ².
- Estes modelos não utilizam combustíveis fósseis.
- O custo por km é menor do que um automóvel com motor de combustão interna.
- Estes carros permitem desfrutar de silêncio e flexibilidade operacional incomparável.
- Os carros eléctricos tiram partido da travagem regenerativa e reutilização.
As desvantagens:
- Apesar de todas as vantagens, as taxas de desvalorização para carros elétricos ainda são elevadas.
- 100% de modelos elétricos têm um alcance muito menor do que veículos a gasolina ou diesel.
- As performances que são também mais baixas.
- A rede de estações de carregamento é ainda insuficiente.
- Com prestações algo limitadas, este veículo nem sempre é bem compreendido pelos outros utentes da estrada.
O diesel
Os benefícios:
- O diesel tem uma média de 20% de hidrocarbonetos não queimados e menos dióxido de carbono em comparação com o motor a gasolina (Os hidrocarbonetos não queimados provenientes da combustão incompleta de combustível e óleo causam irritação e pode provocar doenças cancerígenas).
- Novas tecnologias, como filtro de partículas, o motor diesel tem o mesmo nível de desempenho ou mais do que um motor a gasolina (com o mesmo motor).
- Os motores diesel consomem combustível cerca de 15% menos em comparação com motores a gasolina e, assim, ter maior autonomia.
- Um motor diesel, normalmente é mais lento.
- Combustível Diesel é mais barato do que a gasolina na bomba (10% menos em média).
- Finalmente, os veículos a diesel têm melhores valorizações para uma venda futura.
As desvantagens:
- O motor diesel produz uma quantidade de óxidos de azoto e de carbono em partículas, prejudiciais para o ambiente e pode causar problemas pulmonares.
- Com uma boa avaliação para revenda, os veículos a diesel são mais caros que os veículos a gasolina.
- O custo da manutenção dos veículos a diesel é alta e o tempo de uma revisão é maior que nos motores a gasolina.
- As companhias de seguros têm tarifas preços cerca de 10% maior para os diesel.
- Para adquirir um veículo a diesel, é recomendável realizar pelo menos 20.000 quilómetros por ano. O diesel está, portanto, mais direccionado para quem faz muitos quilómetros.
A Gasolina
Os benefícios:
- Os veículos a gasolina continuam mais baratos do que os veículos a diesel, embora os preços tendem a convergir.
- O mercado automóvel oferece mais carros a diesel do que a gasolina.
- Os planos de manutenção nos motores a gasolina são menos regulares, reduzindo custos de manutenção do veículo.
As desvantagens:
- Ao contrário do diesel, o motor a gasolina liberta muitos
hidrocarbonetos não queimados e gás carbónico.
- A gasolina continua a ser o combustível mais caro na bomba porque ele é tributado a uma média de 66% (contra a média de 56% para o diesel).
- Um motor a gasolina desgasta-se mais rapidamente do que um diesel ou GLP.
- A gasolina é um combustível altamente inflamável e, portanto, perigoso.
GLP
GPL (gás de petróleo liquefeito) é uma mistura de butano e propano em proporções aproximadamente iguais. Os GLP podem ser montados em motores a gasolina e não nos diesel.
Os benefícios:
- O GLP é o combustível mais limpo. Não libertam partículas e limitam as emissões de CO2, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global.
- Outra vantagem do GLP: o preço de cerca de € 0,74 por litro. Este é o combustível mais barato. Além disso, na compra de um veículo a GPL, poderá beneficiar de um crédito fiscal concedido pelo Estado
- A sua combustão é limpa, o que permite garantir a longevidade do motor.
- O motor é mais flexível para operar e são mais silenciosos.
Desvantagens:
- O GPL exige a instalação de um kit de carburador GLP e seu reservatório, resultando em custos significativos que variam a partir de € 1000 - 2000 em média. No entanto, para quem faz muitos quilómetros rapidamente recupera o investimento.
-Teve a imerecida reputação de combustível perigoso (perigo de explosão) e por este motivo, alguns lugares foram até muito pouco tempo proibidos (alguns parques de estacionamento e túneis).
- Deve sempre recorrer aos serviços de um instalador certificado para equipar seu automóvel com uma carburação GPL.
- Além das estradas principais, as bombas de GPL ainda são poucas e é preciso mais tempo para encher o depósito.
- A instalação deve ser certificada a cada oito anos.
- A escolha de modelos de carros é limitado porque muitas vezes há apenas um modelo de gama de veículos a GPL.
O híbrido
Os benefícios:
- O motor híbrido (gasolina ou diesel + elétrico + elétrico) permite desfrutar de mais poder através da combinação de motor e energia elétrica.
- Inversamente, o motor eléctrico e de travagem regenerativa permite um menor consumo de combustível.
- A utilização de baterias elétricas reduz o ruído operacional.
- Permite uma maior flexibilidade para accionar a unidade elétrica.
As desvantagens:
- Os modelos híbridos geralmente sofrem maiores taxas de desvalorização do que automóveis com motores convencionais.
- O veículo exibe um maior peso, porque o híbrido requer peças adicionais.
O elétrico
Os benefícios:
- Os carros movidos a eletricidade não emitem CO ².
- Estes modelos não utilizam combustíveis fósseis.
- O custo por km é menor do que um automóvel com motor de combustão interna.
- Estes carros permitem desfrutar de silêncio e flexibilidade operacional incomparável.
- Os carros eléctricos tiram partido da travagem regenerativa e reutilização.
As desvantagens:
- Apesar de todas as vantagens, as taxas de desvalorização para carros elétricos ainda são elevadas.
- 100% de modelos elétricos têm um alcance muito menor do que veículos a gasolina ou diesel.
- As performances que são também mais baixas.
- A rede de estações de carregamento é ainda insuficiente.
- Com prestações algo limitadas, este veículo nem sempre é bem compreendido pelos outros utentes da estrada.
Tópicos semelhantes
» Saiba tudo sobre, como reduzir consumo de combustível do seu carro
» Gasolina Low Cost: sim ou não ?
» Como poupar combustível
» GUIA DO FURTADO - Roubos / Assaltos + Compra e Venda
» Dicas para poupar dinheiro em combustível
» Gasolina Low Cost: sim ou não ?
» Como poupar combustível
» GUIA DO FURTADO - Roubos / Assaltos + Compra e Venda
» Dicas para poupar dinheiro em combustível
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos