Trânsito e Sinalização
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sabia que o tempo quente pode avariar a bateria do seu automóvel ?

Ir para baixo

Sabia que o tempo quente pode avariar a bateria do seu automóvel ? Empty Sabia que o tempo quente pode avariar a bateria do seu automóvel ?

Mensagem por MC Sáb Abr 05, 2014 3:26 pm

Praticamente todos os condutores experientes que já assistiram a um inverno rigoroso estão familiarizados com o incómodo de uma bateria avariada e da necessidade da sua substituição. Assim, pode surpreender a muitos saber que é sobretudo o calor, e não o frio, que diminui a vida útil da bateria.

O tempo médio de vida média de uma bateria varia de acordo com o clima, sendo mais curta em climas mais quentes. Isto porque o calor excessivo e a sobrecarga são as duas principais razões para a vida curta de uma bateria. O calor faz com que o fluido da bateria se evapore, o que danifica a estrutura interna da bateria. Basta um componente avariado no sistema de carregamento, geralmente o regulador de tensão, permite também uma alta taxa de carregamento. É Isso que provoca a morte lenta de uma bateria.
É frequente encontrar os cabos da bateria dos automóveis com os terminais a necessitar de manutenção

Para obter o máximo de vida de uma bateria, sugere-se os seguintes conselhos:


1- Certifique-se que o sistema eléctrico está com uma taxa de carregamento recomendada, qualquer sobrecarga pode danificar a bateria rapidamente.

2- Se a bateria é do tipo que precisa de manutenção, deve verificá-la regularmente, especialmente em climas quentes. Adicionar água destilada quando necessário.

3- Sempre que substitua uma bateria, deve faze-lo por outra de características equivalentes à original. Este facto, tem influência directa no tempo de vida útil, principalmente se a bateria for de capacidade inferior à preconizada pelo fabricante do automóvel.

4- Mantenha a parte superior da bateria limpa. A terra torna-se um condutor, que consome a energia da bateria. Além disso, a corrosão que os terminais da bateria normalmente acumulam, torna-se um isolante, inibindo o fluxo regular de corrente.

Outras Dicas:

- Verifique com alguma regularidade os cabos. Se estão bem apertados, ou se estão oxidados. Isto acontece depois do Inverno. Nesta situação, passe um pouco de vaselina nos contactos ou então passe com uma pequena lixa fina;

- Se o carro estiver desligado, evite ter sistemas eléctricos acessos durante muito tempo. Ar condicionado ou o rádio ligado com o carro desligado, gasta a bateria sem qualquer necessidade.

- Ligue somente o carro quando todos os equipamentos eléctricos estiverem desligados.

- Caso pense em deixar o carro estacionado e sem andar com ele durante mais do que uma semana, desligue o cabo negativo da bateria. No entanto tenha especial atenção, pois este procedimento não deve ser feito em carros com computador de bordo ou som com sistema de código

- Se o carro não pegar à primeira, não deve tentar insistentemente. Tente durante 7 segundos e depois pare durante 20. Forçar o carro só vai prejudicar e gastar mais bateria.

Estas são apenas algumas dicas que deve seguir, no entanto, uma revisão na oficina nunca é algo que deve evitar. Sempre que o seu carro for à revisão peça para que a verifiquem, para nunca ficar parado e claro, irritado.
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos