Trânsito e Sinalização
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Segurança PASSIVA

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Mensagem por MC Seg Fev 10, 2014 9:41 am

O que é a Segurança Passiva ?

Mesmo que um veículo seja excepcional no campo da segurança activa (que procura evitar o acidente) poderão surgir situações em que o acidente seja inevitável. Nesse caso a preocupação passa a ser outra. Já que o acidente vai (infelizmente) ocorrer, tentemos então minimizar o efeito do mesmo nos passageiros (sacrificando, se necessário, o veículo). Reduzir ao mínimo as lesões que o acidente possa provocar nos passageiros é uma tarefa extremamente complicada para os engenheiros envolvidos nesta matéria. O estudo da segurança passiva envolve a realização de simulações de acidentes (denominados de crash-tests) onde bonecos devidamente monitorizados (dummies) desempenham o papel dos seres humanos. Nas últimas duas décadas, este ramo da segurança tem evoluído drasticamente mas partindo de um pressuposto fundamental: que os ocupantes do veículo se encontram sentados com o cinto de segurança devidamente apertado. Por outras palavras, o elemento fundamental da segurança passiva é o cinto de segurança, tendo a grande maioria dos restantes sistemas suplementares sido desenvolvidos assumindo que o cinto se encontra apertado.

Como exemplos de elementos que contribuem para a segurança passiva de um veículo podemos referir os seguintes:

• os airbags frontais e laterais
• as barras protectoras nas portas
• a carroçaria com estrutura de deformação programada (que absorve a energia do embate matendo, dentro do possível, a região do habitáculo indeformada)
• os bancos com efeito anti-submarino, evitando que os pés e pernas do condutor penetrem na zona dos pedais
• a coluna de direcção retráctil
• os encostos de cabeça reguláveis em altura
• os pré-tensores dos cintos de segurança

Em caso de acidente apenas um destes elementos da lista poderá fazer a diferença entre a vida e a morte dos ocupantes do veículo.

• Pré-tensores
Mesmo que o cinto de segurança esteja convenientemente apertado, existe sempre uma folga devido à roupa que usamos, o enrolador que poderá não estar totalmente esticado, para já não falar nas "molas" que tantos gostam de utilizar para não amarrotar a roupa!

A estas folgas há ainda que juntar a folga proveniente da distância que o enrolador tem de percorrer até que a violência da desaceleração leve a que o cinto fique preso. Todas esta folgas podem levar a lesões na região do tórax coberta pelo cinto.
Para tentar evitar estas lesões, surgiram os pré-tensores pirotécnicos. Trata-se de um dispositivo de segurança passiva, accionado por cargas explosivas que são activadas em caso de acidente violento, e que permitem retirar a folga do cinto existente numa utilização normal.

• Air Bag/Side Bag
Bolsa de ar (também denominada de almofada de ar) que, em caso de colisão, pode ser insuflado no sentido de proteger os ocupantes do veículo contra danos físicos.

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Diferença entre segurança activa e segurança passiva :

Como o nome indica segurança activa são dispositivos de segurança que actuam de forma a evitar o acidente, considerando os veículos como o nosso exemplo podem-se indicar alguns dispositivos de segurança activa:

• Luzes
• ABS
• Controlo de estabilidade
• Sinais sonoros
• Espelhos etc...

Como podemos ver todos estes elementos são um auxilio para evitar o acidente, por exemplo, com o ABS podemos evitar que as rodas bloqueiem totalmente fazendo com que consigamos parar o veiculo num intervalo de espaço/tempo mais curto evitando assim um possivel acidente.

Por outro lado os elementos de segurança Passiva, não evitam os acidentes, servem apenas para minimizar os efeitos do acidente sobre os ocupantes dos veículos e peões. Dos elementos de segurança passiva podemos destacar os seguintes:

• Cinto de segurança
• Encosto de cabeça
• Para choques etc..
• Airbags

O exemplo mais óbvio de um sistema de segurança passiva é o cinto de segurança, este dispositivo não evita o acidente, mastem um papel importantíssimo a proteger ocupantes do veiculo de lesões graves após uma colisão.

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