Trânsito e Sinalização
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Manual prático de condução para o exame "tirar a carta"

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Manual prático de condução para o exame "tirar a carta" Empty Manual prático de condução para o exame "tirar a carta"

Mensagem por MC Sex Fev 07, 2014 7:09 pm

Para efectuar, correctamente, o arranque indirecto o pé direito está pressionando o travão de serviço, o esquerdo pisa a embraiagem a fundo e engrena-se a 1ª velocidade (início de marcha).

Acciona-se o travão de estacionamento de forma segura, o que vai permitir passar o pé direito para o acelerador até ouvir o motor, sem risco do veículo descair, ao mesmo tempo que o pé esquerdo deixa subir a embraiagem até mais ou menos meio curso, momento em que a frente do veículo tende a subir e o motor apresenta um ruído enfraquecido, sinais que referenciam início de marcha que só não acontece por interferência do travão de estacionamento; mantendo os pés nessa posição, desactiva-se o travão de estacionamento e percorridos 2-3 metros, (ao mesmo tempo que aceleramos um pouco mais, deixamos subir suave e progressivamente o resto da_embraiagem.

2. MARCHA – ATRÁS
Nesta manobra o veículo vai transitar em sentido contrário ao normal trânsito de veículos – movendo-se da frente para a retaguarda – relativamente a posição em que se encontra, sendo conduzido em função da sua parte traseira.

CUIDADOS A TER

O condutor deve certificar-se:

1. Se não está num local onde por regra a manobra é proibida.
2. Se não vamos criar embaraços a normal fluidez de trânsito e/ou a segurança rodoviária.

FORMAS DE EXECUÇAO

1. Observar meio rodoviário circundante.
2. Pisar embraiagem a fundo e engrenar Marcha-Atrás.
3. Adoptar uma postura que nos permita observar por cima do ombro direito, entre os dois bancos, directamente
4. através de todo o óculo traseiro, o mais longe possível, a faixa de rodagem.
5. Fazer deslocar o veículo o mais devagar possível (muito perto do ponto de embraiagem).
6. Fazer deslocar o veículo o mais direita possível (respectivo sinal regulamentar).
7. Fazer deslocar o veículo no menor trajecto possível.
8. Simultaneamente com 2.3.3 - 2.3.4 - 2.3.5 - 2.3.6 rodaremos, caso se mostre necessário, o volante para o mesmo lado que queremos que a traseira do veículo se dirija (ATENÇÃO: a frente ao deslocar-se no sentido diametralmente oposto pode provocar embaraços).

Esta manobra é utilizada a maior parte das vezes como auxiliar (estacionamento/inversão do sentido de marcha/instrução) podendo, eventualmente, ser uma manobra de recurso (cruzamento simultâneo de veículos em sentidos opostos em passagem estreita).

Considerando a complexidade da manobra, não esquecendo que não goza nunca de qualquer prioridade relativamente aos restantes utentes da via (condutores/peões), deverá ser executada com o máximo de precaução/atenção devendo ser interrompida ou mesmo anulada, sempre que se mostre necessário.

3 -ESTACIONAMENTO EM ESPINHA

Manobra que se destina – utilizando a marcha-atrás como manobra auxiliar – a colocar os veículos estacionados paralelamente entre si e/ou perpendicularmente à faixa de rodagem, permitindo maior facilidade na execução pois as rodas direccionais são as do eixo dianteiro e maior segurança, pois os veículos ao ficarem com a frente orientada para a faixa de rodagem, possibilitam, futuramente, aos respectivos condutores, uma melhor visibilidade na manobra de saída.

CUIDADOS A TER

O condutor deve certificar-se:

1. Se não existem sinais gráficos verticais ou horizontais (marcas pavimento) que proíbam a manobra
2. Se não estamos num local onde por regra a manobra é proibida.
3. Se não vamos criar embaraços a normal fluidez de trânsito e/ou a segurança rodoviária.

FORMAS DE EXECUÇÃO

1. Imobilizar o veículo para lá daquele ao lado do qual queremos estacionar.
2. Observar meio rodoviário circundante.
3. Pisar a embraiagem a fundo, engrenar marcha-atrás e adoptar respectiva postura necessária (observação directa acima do ombro direito).
4. Fazer deslocar o veículo (mais devagar/mais direita/menor trajecto), até que o eixo traseiro do nosso veículo (SMART = costas banco traseiro) passe em frente do primeiro farol/farolim do veículo, ao lado do qual vamos estacionar.
5. Observar os dois sentidos de trânsito pois nesse momento (3.3.4) vamos rodar o volante todo para a direita (lado para onde queremos dirigir a traseira do veículo) e é previsível que a frente ao deslocar-se para o lado diametralmente oposto, poderá interferir com a fluidez e/ou segurança. rodoviária.
6. Quando o veículo estiver a ficar (paralelo] ao já estacionado e/ou perpendicular à via, rodamos o volante para a esquerda até que o veículo se desloque em linha recta (direcção alinhada).
7. Verificando que não existem obstáculos à retaguarda, passamos a olhar sobre o ombro esquerdo, directamente para o passeio, para melhoravaliar o espaço ainda disponível, evitando o contacto físico com o dito obstáculo.
Durante a execução da manobra deveremos ter presente a necessidade de espaços laterais que, quando esta tiver terminado, permitam o fácil acesso de condutores e passageiros aos veículos.

4 -ESTACIONAMENTO EM PARALELO

Manobra que se destina a colocar o veículo estacionado, atrás de um ou entre dois obstáculos ou veículos já estacionados e paralelamente a faixa de rodagem, utilizando a marcha-atrás como manobra auxiliar que permite maior facilidade porque sendo as rodas direccionais as do eixo frontal, possibilitam a utilização de espaços relativamente pequenos.

CUIDADOS A TER

O condutor deve certificar-se:

1. Se não existem sinais gráficos verticais ou horizontais (marcas no pavimento) que proíbam a manobra.
2. Se não estamos num local onde por regra a manobra é proibida.
3. Se não vamos criar embaraços à normal fluidez e/ou a segurança rodoviárias.

FORMAS DE EXECUÇÃO

1. Imobilizar o nosso veículo ao lado do obstáculo/veículo atrás do qual vamos estacionar (espelho com espelho se for ligeiro).
2. Observar o meio rodoviário circundante.
3. Pisar a fundo a embraiagem, engrenar marcha-atrás e adoptar respectivamente postura necessária (observação directa acima do ombro direito).
4. Fazer deslocar o veículo (mais devagar/mais à direita menor trajecto), até que o eixo traseiro (do nosso veículo (colt= costas banco traseiro) passe frente ao final do veículo já estacionado.
5. Observar os dois sentidos de trânsito pois nesse momento (4.3.4) vamos rodar o volante todo para a direita (lado para onde queremos dirigir a traseira do veículo) e é previsível que a frente ao deslocar-se para o lado diametralmente oposto, poderá interferir com a fluidez e/ou segurança rodoviárias.
6. Quando o eixo dianteiro do nosso veículo passar pelo fim daquele que nos serve de referência, rodamos o volante todo para a esquerda, distribuindo a nossa observação, alternadamente, entre a traseira e a frente, pois esta ao recolher ao estacionamento pode abalroar o veículo da frente.
7. Quando o nosso veículo estiver a ficar paralelo ao passeio, rodamos o volante para a direita até que ele se desloque em linha recta (direcção alinhada).
8 - Terminamos a manobra procedendo de maneira a deixar espaços intercalares que permitam o abandono ou utilização dos estacionamentos para condutores de outros veículos bem como facilitar a mobilidade de peões entre esses.

Para sair, devemos recuar o mais possível para junto do carro que está atrás e, durante este; pequeno recuo, fazemos dois movimentos com o volante, primeiro para a direita e depois para a esquerda.
Depois, engrenamos a 1ª velocidade e tentamos a saída. Se notarmos que ainda não é possível sair devemos repetir as manobras tantas vezes quantas as necessárias.

5- INVERSÃO DO SENTIDO DE MARCHA

Manobra que se destina a colocar o veículo a transitar em sentido oposto ao inicial, mas na mesma via. Deverá partir, sempre, da situação de imobilização e ser executada o mais fluidamente e com a maior das destrezas, possíveis considerando que vamos utilizar, em simultâneo, os dois sentidos de trânsito.

CUIDADOS A TER

O condutor deve certificar-se:

1. Se não existem sinais gráficos verticais ou horizontais (marcas no pavimento) que não proíbam a manobra.
2. Se não estamos num local onde por regra a manobra é proibida.
3. Se não vamos criar embaraços à normal fluidez e/ou segurança rodoviárias.

FORMAS DE EXECUÇÃO

1. Imobilizar o veículo.
2. Observar o meio rodoviário circundante.
3. Pisar a fundo a embraiagem e engrenar a 1ª velocidade (início da marcha) enquanto observa os dois sentidos de trânsito, se a via estiver livre, sinalizar para a esquerda e iniciar a manobra em marcha moderada (muito perto do ponto de embraiagem) ao mesmo tempo que rodamos com destreza o volante completamente para a esquerda; a cerca de um metro do obstáculo existente, sempre em andamento, rodamos com destreza, o mais possível, o volante para a direita, ajudando, assim, a manobra seguinte (marcha-atrás), lado para o qual queremos que, então a traseira se dirija e imobilizamos o veículo antes do contacto físico com o obstáculo.
4. Pisar a fundo a embraiagem, engrenar a marcha-atrás – como manobra auxiliar – enquanto se observam os dois sentidos de trânsito, se a via estiver livre, adoptar a respectiva postura necessária (observar directamente acima do ombro direito) reiniciando a manobra em marcha moderada (muito perto do ponto do ponto de embraiagem) ao mesmo tempo que rodamos com destreza o volante completamente para a direita (lado para onde queremos dirigir a traseira do veículo); verificando a não existência de qualquer obstáculo à retaguarda, passamos a observar sobre o ombro esquerdo, directamente para o passeio, para melhor avaliar o espaço ainda disponível, considerando ser a roda traseira deste lado a primeira a atingi-lo; a cerca de um metro dele, sempre em andamento, rodamos com destreza, o mais possível o volante para a esquerda, ajudando, assim, a manobra seguinte e imobilizando, por fim, o veículo antes do contacto físico com o passeio.
5. Pisar fundo a embraiagem, engrenar a 1ª velocidade enquanto observa os dois sentidos de trânsito, se a via estiver livre sinalizar para a esquerda e em marcha moderada (muito perto do ponto de embraiagem), rodamos com destreza o volante para a esquerda , descrevendo uma trajectória que nos assegure circular de imediato o mais a direita possível, permitindo fluidez pela esquerda.
6. Se verificarmos, não ser nesta fase (5.3.5), ainda possível consumar a manobra, vamos repetir as fases anteriores (5.3.3 - 5.3.4 - 5.3.5) as vezes estritamente necessárias tendo presente:
a) Não embaraçar a normal fluidez e/ou segurança rodoviárias
b) Destreza máxima na rotaçao do volante
c) Aproveitamento máximo do espaço livre e visível.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS DE EXAME SEGUNDO AS CATEGORIAS

1-Categoria A e subcategoria A1

1— No início da prova das aptidões e do comportamento, o candidato deve:
a) Demonstrar conhecimento e proceder à verificação do estado dos pneumáticos, sistema de travagem, sistema de direcção, espelhos retrovisores, interruptor de paragem de emergência, corrente, níveis do óleo, luzes e avisador acústico, caso exista, de forma aleatória por indicação do examinador;
b) Ajustar o capacete, bem como outro tipo de equipamento de protecção, como luvas, botas e vestuário, caso utilize.

2— Na parte da prova realizada em parque de manobras, o candidato deve executar as seguintes manobras:
a) Colocar e retirar o veículo do descanso e deslocá-lo sem ajuda do motor, caminhando a seu lado;
b) Iniciar a marcha;
c) Inverter o sentido de marcha em espaço reduzido, descrevendo um U;
d) Arrancar em rampa com, pelo menos, 8% de inclinação;
e) Circular em rotunda;
f) Efectuar uma manobra de equilíbrio descrevendo um 8, sem apoio dos pés;
g) Contornar obstáculos em ziguezague, sem apoio dos pés;
h) Executar mudança de direcção para a esquerda e para a direita tendo o veículo engrenado a segunda ou terceira velocidade, à velocidade mínima de 30 km/h;
i) Travar:
i) Utilizando o travão da frente, o travão de trás e ambos;
ii) Em piso molhado, à velocidade de, aproximadamente, 50 km/h;
iii) De emergência, à velocidade mínima de 50 km/h;
j) Evitar obstáculos à velocidade mínima de 50 km/h;
l) Estacionar o veículo, colocando-o no descanso.

3— Na parte da prova dedicada à avaliação em circulação urbana e não urbana, o candidato deve:
a) Arrancar após estacionamento, após paragem no trânsito e em saída de um caminho de acesso;
b) Circular:
i) Em vias de alinhamento rectilíneo e curvilíneo, com cruzamento de veículos, incluindo em passagens estreitas;
ii) Ao lado de obstáculos, designadamente de veículos estacionados;
iii) Em rotundas, passagens de nível, paragens de transportes públicos colectivos, passagens para peões e subida e descida de inclinação acentuada com, pelo menos, 8% de inclinação;
c) Abordar e atravessar cruzamentos e entroncamentos;
d) Executar mudança de direcção para a esquerda e para a direita;
e) Executar pré-selecção, mudança e condução em pluralidade de vias de trânsito;
f) Entrar e sair de auto-estradas ou vias equiparadas, se aplicável: acesso pela via de aceleração e saída pela via de abrandamento;
g) Ultrapassar e ser ultrapassado por outros veículos;
h) Tomar as precauções necessárias ao sair do veículo.

2 – Categoria B + E

1— No início da prova das aptidões e do comportamento, o candidato deve:
a) Demonstrar conhecimento e proceder à verificação:
i) Do limpa pára-brisas, estado dos pneumáticos, sistema de direcção, sistema de travagem, fluidos, luzes, catadióptricos, indicadores de mudança de direcção e sinais sonoros, de forma aleatória por indicação do examinador;
ii) Do mecanismo de acoplamento, sistema de travagem e ligações eléctricas;
iii) Dos factores de segurança relativos às operações de carga do veículo: carroçaria, chapas, portas do compartimento de carga, travamento da cabina, processo de carregamento e amarração da carga;
b) Regular o banco na medida necessária e os apoios de cabeça, caso existam, a fim de encontrar a posição correcta;
c) Regular os espelhos retrovisores;
d) Colocar e regular o cinto de segurança;
e) Confirmar se as portas estão fechadas.

2— Na parte da prova realizada em parque de manobras, o candidato deve executar as seguintes manobras:
a) Atrelar e desatrelar o reboque ao e do veículo: esta manobra deve ser iniciada com o veículo e o seu reboque lado a lado, de forma a permitir avaliar da sua capacidade de alinhar com segurança o veículo e o reboque, bem como da sua capacidade em atrelar e desatrelar o veículo ao e do reboque;
b) Efectuar contorno de lancil em marcha-atrás;
c) Proceder a arranque, multiplicação, redução e travagem;
d) Arrancar em rampa com, pelo menos, 8% de inclinação;
e) Estacionar de forma segura para efectuar operações de carga e ou descarga numa rampa e ou plataforma de carga ou instalação semelhante.

3— Na parte da prova dedicada à avaliação em circulação urbana e não urbana, o candidato deve:
a) Arrancar após o estacionamento, após uma paragem no trânsito e em saída de um caminho de acesso;
b) Circular:
i) Em vias de alinhamento rectilíneo e curvilíneo, com cruzamento de veículos, incluindo em passagens estreitas;
ii) Ao lado de obstáculos, nomeadamente de veículos estacionados;
iii) Por rotundas, passagens de nível, paragens de transportes públicos colectivos, passagens para peões e subida e descidas de inclinação acentuada com, pelo menos, 8% de inclinação;
c) Abordar e atravessar cruzamentos e entroncamentos;
d) Executar mudança de direcção para a esquerda e para a direita;
e) Executar pré-selecção, mudança e condução em pluralidade de vias de trânsito;
f) Entrar e sair de auto-estradas ou vias equiparadas, se aplicável: acesso pela via de aceleração e saída pela via de abrandamento;
g) Ultrapassar veículos e ser ultrapassado por outros veículos, se possível;
h) Realizar uma condução económica e ecológica, tendo em conta as rotações por minuto e a utilização correcta da caixa de velocidades, travagem e aceleração;
i) Tomar as precauções necessárias ao sair do veículo.

3 -Categorias C, C+E, D e D+E e subcategorias C1, C1+E, D1 e D1+E

1— No início da prova das aptidões e do comportamento, o candidato deve:
a) Demonstrar conhecimento e proceder à verificação:
i) Dos sistemas de assistência de travagem e de direcção, do estado das rodas incluindo pneumáticos, guarda-lamas, pára-brisas, janelas, limpa pára-brisas, fluidos, pressão do ar, reservatórios de ar e suspensão, de forma aleatória por indicação do examinador;
ii) Do painel de instrumentos, incluindo a utilização do tacógrafo e respectivo dístico em papel;
iii) Leitura de um mapa de estradas;
b) Regular o banco na medida necessária e dos apoios de cabeça, caso existam, a fim de encontrar a posição correcta;
c) Colocar e regular o cinto de segurança, se aplicável;
d) Confirmar se as portas estão fechadas.

2— No início da prova das aptidões e do comportamento, o candidato a condutor das categorias C e C+E e subcategorias C1 e C1+E deve ainda demonstrar conhecimento e proceder à verificação dos factores de segurança relativos às operações de carga do veículo: carroçaria, chapas, portas do compartimento de carga, travamento da cabina e processo de carregamento e amarração da carga, de forma aleatória por indicação do examinador, bem como regular os espelhos retrovisores exteriores.
3— No início da prova das aptidões e do comportamento, o candidato a condutor das categorias C+E e D+E e subcategorias C1+E e D1+E deve ainda demonstrar conhecimento e proceder à verificação do mecanismo de acoplamento, sistema de travagem e ligações eléctricas.
4— No início da prova das aptidões e do comportamento, o candidato a condutor das categorias D e D+E e subcategorias D1 e D1+E deve ainda demonstrar conhecimento e proceder à verificação dos factores de segurança do veículo, controlo da carroçaria, das portas de serviço, das saídas de emergência, do equipamento de primeiros socorros, dos extintores de incêndio e de outro equipamento de segurança, de forma aleatória por indicação do examinador, bem como regular os espelhos retrovisores.

5— Na parte da prova realizada em parque de manobras, o candidato deve executar as seguintes manobras:
a) Efectuar contorno de lancil em marcha-atrás;
b) Estacionar entre balizas, junto ao passeio e em marcha-atrás;
c) Proceder a arranque, multiplicação, redução e travagem;
d) Arrancar em rampa com, pelo menos, 8% de inclinação.

6— Na parte da prova realizada em parque de manobras, o candidato a condutor deve ainda:
a) Utilizar os vários sistemas de travagem, incluindo os sistemas auxiliares de travagem, caso se habilite às categorias C e D e ou subcategorias C1, e D1;
b) Estacionar de forma segura para carga e ou descarga numa rampa e ou plataforma de carga ou instalação semelhante, caso se habilite às categorias C e C+E e ou subcategorias C1 e C1+E;
c) Atrelar e desatrelar o reboque ou semi-reboque ao e do veículo tractor, devendo esta manobra ser iniciada com o veículo tractor e o seu reboque lado a lado, de forma a permitir avaliar da sua capacidade de alinhar com segurança o veículo e o reboque, bem como a capacidade para atrelar e desatrelar o veículo ao e do reboque, caso se habilite às categorias C+E e D+E e ou subcategorias C1+E e D1+E;
d) Simular a entrada ou saída de passageiros, em segurança e com conforto, realizando as manobras sem
aceleração rápida ou travagens bruscas, caso se habilite às categorias D e D+E e ou subcategorias D1 e D1+E.

7— Na parte da prova dedicada à avaliação em circulação urbana e não urbana, o candidato deve:
a) Arrancar após o estacionamento, após uma paragem no trânsito e em saída de um caminho de acesso;
b) Circular:

i) Em vias de alinhamento rectilíneo e curvilíneo, com cruzamento de veículos, incluindo em passagens estreitas;
ii) A lado de obstáculos, nomeadamente de veículos estacionados;
iii) Por rotundas, passagens de nível, paragens de transportes públicos colectivos, passagens para peões e subidas e descidas de inclinação acentuada, com, pelo menos, 8% de inclinação;
c) Abordar e atravessar cruzamentos e entroncamentos;
d) Executar mudança de direcção para a esquerda e para a direita;
e) Executar pré-selecção, mudança e condução em pluralidade de vias de trânsito;
f) Entrar e sair de auto-estradas ou vias equiparadas, se aplicável: acesso pela via de aceleração, saída pela via de abrandamento;
g) Ultrapassar veículos e ser ultrapassado por outros veículos;
h) Realizar uma condução económica e ecológica, tendo em conta as rotações por minuto e a utilização correcta da caixa de velocidades, travagem e aceleração;
i) Tomar as precauções necessárias ao sair do veículo.
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