Como se calcula a velocidade ... num atropelamento
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Como se calcula a velocidade ... num atropelamento
No que respeita a reconstituição de um acidente por atropelamento, existem diversos métodos, movimentos dinâmicos e princípios físicos, que podem ser aplicados a este tipo de acidente.
Mas para que a reconstituição seja possível, é necessária uma correcta analise e recolha de dados no local, a saber :
- Distâncias de travagem (se existirem)
- O ponto de Conflito (se possível)
- O ponto de contacto do peão com o solo e distância de arrastamento.
- As lesões que o peão apresentava.
- A distância e ângulo de projecção do peão.
- A trajectória do peão.
- Os danos que o veículo apresentava.
- Recolha de depoimentos testemunhais se possível.
No que respeita à tipologia deste tipo de acidente, são conhecidos os seguintes tipos :
Projecção frontal (forward projection).
Enrolamento (Run over).
Deslizamento sobre o capô (Wrap trajectory).
Projecção sobre o guarda-lamas ( fender vault).
Projecção sobre o tejadilho ( roof vault).
Salto Mortal (Somersault).
No que respeita aos princípios físicos utilizados para reconstituição destes acidentes, podem ser ulizados os métodos transferência de energia :
Método | Simples :
Velocidade de projecção do Peão = √2gd
Onde g = 9,81 m/s2
d= Distância de projecção
Método | Deslizamento do peão :
V= √2gµd
Onde µ = Pode variar entre (0,66 e 0,79) Coeficientes de atrito do peão com a via.
Mas ainda podem ser utilizados os seguintes métodos :
Schmidt Nagel (1971)
V= √µ2h+(2µgd)- µh
Onde:
µ = Coeficiente de atrito do peão com a via.
h= Altura do centro de massa do peão.
d= Distância de projecção do peão.
Stcherbatcheff (1975)
Desenvolveu a seguite equação para conhecer a distancia de projecção e caida do peão, tomando como refrencia a velocidade do veículo e a intensidade da sua aceleração (+,-)
d (Distância de projecção)= v√h/7.97+v2/254µ
Onde:
µ= (Varia entre 0,4 e 0.71)
v em Km/h.«
H. Appel (1975)
Tendo em conta as caracteristicas morfologicas do pão e do veículo atropelante, propões a seguinte equação:
Veículo de Frente alta V= √d/0.084
Veículo de frente baixa V= √d/0.065
Peão adulto V= √d/0,070
Peão Criança V=√ d/0.088
d (Distância de projecção é dada em m) V ( velocidade em m/s
Stcherbatcheff (1975)
Desenvolveu a seguite equação para conhecer a distancia de projecção e caida do peão, tomando como refrencia a velocidade do veículo e a intensidade da sua aceleração (+,-)
d (distancia de projecção)= v√h/7.97+v2/254µ
Onde:
µ= (varia entre 0,4 e 0.71)
v em Km/h.
Collins (1979)
Distância de projecção do peão completamente horizontal
d= √2h/g+v2/2g µ
Onde:
V - velocidade de circulação do veículo em m/s
h- Altura do centro de massa do peão
µ- invariavelmente 0,8.
Searle [1993]
Vmin = √(2µgd)/(1+ µ2)
Vmax = √ 2µgd
Este método permite calcular uma velocidade máxima e uma velocidade mínima. Neste método a velocidade mínima é sempre subestimada, sendo que a velocidade real é de 10% a velocidade mínima para o caso de atropelamentos de crianças e 20% superior no caso de atropelamento de adultos.
Mas para que a reconstituição seja possível, é necessária uma correcta analise e recolha de dados no local, a saber :
- Distâncias de travagem (se existirem)
- O ponto de Conflito (se possível)
- O ponto de contacto do peão com o solo e distância de arrastamento.
- As lesões que o peão apresentava.
- A distância e ângulo de projecção do peão.
- A trajectória do peão.
- Os danos que o veículo apresentava.
- Recolha de depoimentos testemunhais se possível.
No que respeita à tipologia deste tipo de acidente, são conhecidos os seguintes tipos :
Projecção frontal (forward projection).
Enrolamento (Run over).
Deslizamento sobre o capô (Wrap trajectory).
Projecção sobre o guarda-lamas ( fender vault).
Projecção sobre o tejadilho ( roof vault).
Salto Mortal (Somersault).
No que respeita aos princípios físicos utilizados para reconstituição destes acidentes, podem ser ulizados os métodos transferência de energia :
Método | Simples :
Velocidade de projecção do Peão = √2gd
Onde g = 9,81 m/s2
d= Distância de projecção
Método | Deslizamento do peão :
V= √2gµd
Onde µ = Pode variar entre (0,66 e 0,79) Coeficientes de atrito do peão com a via.
Mas ainda podem ser utilizados os seguintes métodos :
Schmidt Nagel (1971)
V= √µ2h+(2µgd)- µh
Onde:
µ = Coeficiente de atrito do peão com a via.
h= Altura do centro de massa do peão.
d= Distância de projecção do peão.
Stcherbatcheff (1975)
Desenvolveu a seguite equação para conhecer a distancia de projecção e caida do peão, tomando como refrencia a velocidade do veículo e a intensidade da sua aceleração (+,-)
d (Distância de projecção)= v√h/7.97+v2/254µ
Onde:
µ= (Varia entre 0,4 e 0.71)
v em Km/h.«
H. Appel (1975)
Tendo em conta as caracteristicas morfologicas do pão e do veículo atropelante, propões a seguinte equação:
Veículo de Frente alta V= √d/0.084
Veículo de frente baixa V= √d/0.065
Peão adulto V= √d/0,070
Peão Criança V=√ d/0.088
d (Distância de projecção é dada em m) V ( velocidade em m/s
Stcherbatcheff (1975)
Desenvolveu a seguite equação para conhecer a distancia de projecção e caida do peão, tomando como refrencia a velocidade do veículo e a intensidade da sua aceleração (+,-)
d (distancia de projecção)= v√h/7.97+v2/254µ
Onde:
µ= (varia entre 0,4 e 0.71)
v em Km/h.
Collins (1979)
Distância de projecção do peão completamente horizontal
d= √2h/g+v2/2g µ
Onde:
V - velocidade de circulação do veículo em m/s
h- Altura do centro de massa do peão
µ- invariavelmente 0,8.
Searle [1993]
Vmin = √(2µgd)/(1+ µ2)
Vmax = √ 2µgd
Este método permite calcular uma velocidade máxima e uma velocidade mínima. Neste método a velocidade mínima é sempre subestimada, sendo que a velocidade real é de 10% a velocidade mínima para o caso de atropelamentos de crianças e 20% superior no caso de atropelamento de adultos.
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