Trânsito e Sinalização
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CACM – Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos

Ir para baixo

CACM – Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos Empty CACM – Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos

Mensagem por MC Seg Abr 08, 2013 7:59 am

Conceito

Os cursos de aperfeiçoamento de condução têm como principal objectivo contribuir de uma forma séria, rigorosa e conhecedora, para a diminuição da sinistralidade que envolve os utilizadores de motociclos. São dirigidos a todos os utilizadores deste tipo de veículos quer se inscrevam individualmente quer através das empresas onde trabalham ou de outras organizações em que participam.

Os cursos CACM visam essencialmente ajudar os motociclistas portugueses a aceitar que grande parte dos “problemas” com que deparam na via pública derivam de uma generalizada falta de condições técnicas ao nível da condução.
Assim adoptámos como lema: “Baixar as expectativas e aumentar as capacidades técnicas de condução.”

O programa do curso está estruturado no sentido de abordar todos os temas inerentes à condução de motociclos e de forma a que os participantes interiorizem os ensinamentos de forma natural e progressiva, designadamente através de demonstrações e de exercícios práticos.

Os CACM proporcionam uma preparação para utilização do motociclo com maior qualidade, maior segurança e maior prazer.
O objectivo é, em ultima análise, conseguir que um número alargado de utilizadores de motociclos participem nos CACM, pois, a frequência destes cursos permite a interiorizarão de conceitos que vão promover a alteração progressiva da atitude face à problemática da sinistralidade, sustentada na aplicação das boas práticas aprendidas, reduzindo, assim, a probabilidade de se envolverem em acidentes.
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CACM – Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos Empty CACM – Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos

Mensagem por MC Seg Abr 08, 2013 8:00 am


Programa do Curso

O programa do curso foi elaborado atendendo às características particulares da condução de motociclos. Estamos, também, ao dispor para elaborar cursos especiais para empresas com necessidades específicas.
Os cursos decorrem em espaços especialmente escolhidos e delimitados para o efeito ou em Kartódromos, tendo sido utilizado regularmente o de Alcanede.

O programa de formação é comum aos dois cursos. Todavia, nos cursos realizados em kartódromo, são disponibilizados diferentes modelos de motociclos de várias marcas, os quais são cedidos pelos respectivos importadores. Por outro lado, o almoço, que é servido nas instalações do kartódromo, está incluído no preço.

Nos demais cursos, os participantes utilizam motociclos próprios e o almoço fica a seu cargo.

Em qualquer dos casos, os cursos tem a duração de um dia, o que obriga ao cumprimento rigoroso dos horários.
Os participantes, que não deverão ser mais de 12, após a chegada ao local de realização do curso são encaminhados para sessão de boas vindas onde é apresentada a equipa e explicado, de forma sucinta, o programa do curso.
Nesta fase é abordado o equipamento de segurança, em todas as suas vertentes e características, desde aquele que consideramos de utilização obrigatória, até ao recomendável em condições específicas.

Terminada a primeira fase, os participantes realizam exercício de avaliação a fim de definir o perfil técnico e de aferir nível de destreza na condução de veículos de duas rodas.

Após este exercício, dá-se início à segunda fase, relativa aos temas mais dinâmicos, que passa por explanação teórica seguida de demonstração prática, efectuada pelos monitores. Os participantes, depois das intervenções dos monitores, executam exercícios práticos.

A sequência dos temas é a seguinte:

• A posição de condução
• A travagem
• Comportamento Dinâmico
• Trajectórias
• Tipos de condução
• Estilos de condução
• Condução em situações específicas
• Condução com passageiro
• Condução em piso molhado
• Situações de emergência
• Tarefa da condução

O curso termina com um comentário final, que reforça os aspectos mais importantes desenvolvidos ao longo do dia, e a equipa de monitores fica disponível para qualquer questão que os participantes pretendam esclarecer no âmbito do motociclismo.

A Equipa

A equipa que está envolvida nos cursos, no terreno, é constituída por dois monitores e por um colaborador.
Os monitores foram rigorosamente seleccionados e formados entre pessoas ligadas ao motociclismo contando com antigos pilotos: João Lopes e Vasco Salgado.
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CACM – Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos Empty CACM – Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos

Mensagem por MC Seg Abr 08, 2013 8:02 am

Informações

Para demais esclarecimentos, poderá contactar a Prevenção Rodoviária Portuguesa, Estrada da Luz, 90 1º, 1600 – 160 Lisboa, Tel. 21 003 66 47/32, Fax. 21 003 66 49 e Tlm.: 966 787 864 ou ainda pelo endereço de Email: cacm@prp.pt.

Após a indicação da data do curso, e a fim de confirmar a participação, os interessados têm de efectuar o pagamento de 50% do preço do curso, sendo o remanescente do preço entregue no dia da realização do curso.

Ficha de Inscrição CACM:

http://www.prp.pt/default.aspx?Page=4703
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CACM – Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos Empty Re: CACM – Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos