Glossário Baterias
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Glossário Baterias
Sabe o que é um Ciclo? Ou o que significa as iniciais DIN? Ou ainda o que é a Recombinação?
Nas linhas seguintes poderá ficar a conhecer estas e outras designações utilizadas no mundo das baterias auto.
CCA – Cold Cranking Amps. Os máximos amperes que podem ser continuamente removidos de uma bateria durante 30 segundos. A 0ºC com uma voltagem terminal de 7,2 voltes.
Ciclo – A descarga e consequente carga de uma célula/bateria recarregável.
Antimónio – Um mineral usado para ligar o chumbo nas baterias de forma a aumentar a sua força mecânica. O antimónio também dá à bateria melhores propriedades de ciclismo, muito embora aumente o consumo de água.
Carregamento Boost – Carregamento suplementar da bateria para plena carga. Isto é feito para manter a capacidade da bateria e compensar a auto descarga.
Recombinação – Numa bateria de chumbo-ácido, a eletrólise da água dá-se produzindo oxigénio a partir da placa positiva e hidrogénio da placa negativa. Na recombinação, o oxigénio e o hidrogénio são recombinados em H2O ou água.
Eletrólito – O químico condutor (como o ácido), geralmente fluído ou gel, onde a passagem de eletricidade tem lugar na bateria, e que suporta as reações químicas necessárias.
Gás – O carregamento de baterias de chumbo-ácido causa a formação de gás e líquido. Quando o gás verte para fora, a água tem de ser reabastecida.
Gel – O eletrólito em algumas baterias está em forma de gel. As baterias a gel são isentas de manutenção.
Dióxido de chumbo – O material ativo nos elétrodos positivos de uma bateria.
Chumbo esponjoso metálico – O material ativo nos elétrodos negativos de uma bateria.
UPS – Uninterrupted Power Supply ( Fornecimento de Energia Ininterruptamente).
Impedância – Similar à resistência mas aplicável aos circuitos AC. Medido em ohms.
Acumulador de chumbo – Bateria de chumbo-ácido, recarregável.
Carga pulso – O carregador regula e adapta-se ao estado da bateria. Depois do carregamento completo, a bateria muda para carga flutuante e o risco de sobrecarga é eliminado.
Auto descarga – A perda de capacidade útil de uma célula ou bateria devido à acção química interna.
Voltagem de descanso – A voltagem de uma bateria quando não usada e sem carga/descarga durante pelo menos 12 meses.
SAE – Society of Automotive Engineers. O standard de medição americano, equivalente ao standard germânico DIN.
VRLA – Valve Regulated Lead Acid (Chumbo e Ácido Regulados por Válvula).
IEC – International Electrotechnical Commission.
DIN – Deutsche Industrie Norm – A medida germânica Standard.
BCI – Battery Council International.
Bateria selada – Bateria em que todos os gases são recombinados, não existindo qualquer evaporação. A bateria é selada e não deve ser aberta em qualquer circunstância.
Bateria aberta – Bateria em que o nível de eletrólito deve ser verificado duas vezes ao ano, dado que as reações químicas produzem evaporação de gases que passam através das aberturas de enchimento.
Bateria carregada com líquido – Bateria contendo eletrólito, pronta a ser instalada.
Bateria carregada seca – Esta bateria é armazenada sem eletrólito. O eletrólito deve ser adicionado a 1,27 em climas temperados e 1,23 em clima tropicais.
Capacidade – A quantidade de eletricidade armazenada na bateria que pode ser produzida em 20 horas de descarga. Disponibilidade de energia para fornecimento a equipamento elétrico (Ah).
Carregar – Corrente fornecida à bateria por um alternador ou um carregador externo.
Descarga – Consumo de corrente.
Grelhas – Ligas de chumbo onde material activo é colocado.
Material ativo – Combinação de elementos e aditivos envolvidos em reações químicas e trocas elétricas.
Placas – Grelhas positivas ou negativas, revestidas com material ativo.
Potência de ignição – Corrente fornecida pela bateria em descargas rápidas, a – 18º graus. Disponível para ignição (A).
Separador – Assegura uma distribuição regular entre placas para evitar curto circuitos e manter o material ativo.
Sulfatação – Formação de sulfato de chumbo nas placas, devido a uma descarga excessiva da bateria.
Voltagem – Diferença de potencial (carga elétrica) entre os terminais da bateria (em voltes).
Nas linhas seguintes poderá ficar a conhecer estas e outras designações utilizadas no mundo das baterias auto.
CCA – Cold Cranking Amps. Os máximos amperes que podem ser continuamente removidos de uma bateria durante 30 segundos. A 0ºC com uma voltagem terminal de 7,2 voltes.
Ciclo – A descarga e consequente carga de uma célula/bateria recarregável.
Antimónio – Um mineral usado para ligar o chumbo nas baterias de forma a aumentar a sua força mecânica. O antimónio também dá à bateria melhores propriedades de ciclismo, muito embora aumente o consumo de água.
Carregamento Boost – Carregamento suplementar da bateria para plena carga. Isto é feito para manter a capacidade da bateria e compensar a auto descarga.
Recombinação – Numa bateria de chumbo-ácido, a eletrólise da água dá-se produzindo oxigénio a partir da placa positiva e hidrogénio da placa negativa. Na recombinação, o oxigénio e o hidrogénio são recombinados em H2O ou água.
Eletrólito – O químico condutor (como o ácido), geralmente fluído ou gel, onde a passagem de eletricidade tem lugar na bateria, e que suporta as reações químicas necessárias.
Gás – O carregamento de baterias de chumbo-ácido causa a formação de gás e líquido. Quando o gás verte para fora, a água tem de ser reabastecida.
Gel – O eletrólito em algumas baterias está em forma de gel. As baterias a gel são isentas de manutenção.
Dióxido de chumbo – O material ativo nos elétrodos positivos de uma bateria.
Chumbo esponjoso metálico – O material ativo nos elétrodos negativos de uma bateria.
UPS – Uninterrupted Power Supply ( Fornecimento de Energia Ininterruptamente).
Impedância – Similar à resistência mas aplicável aos circuitos AC. Medido em ohms.
Acumulador de chumbo – Bateria de chumbo-ácido, recarregável.
Carga pulso – O carregador regula e adapta-se ao estado da bateria. Depois do carregamento completo, a bateria muda para carga flutuante e o risco de sobrecarga é eliminado.
Auto descarga – A perda de capacidade útil de uma célula ou bateria devido à acção química interna.
Voltagem de descanso – A voltagem de uma bateria quando não usada e sem carga/descarga durante pelo menos 12 meses.
SAE – Society of Automotive Engineers. O standard de medição americano, equivalente ao standard germânico DIN.
VRLA – Valve Regulated Lead Acid (Chumbo e Ácido Regulados por Válvula).
IEC – International Electrotechnical Commission.
DIN – Deutsche Industrie Norm – A medida germânica Standard.
BCI – Battery Council International.
Bateria selada – Bateria em que todos os gases são recombinados, não existindo qualquer evaporação. A bateria é selada e não deve ser aberta em qualquer circunstância.
Bateria aberta – Bateria em que o nível de eletrólito deve ser verificado duas vezes ao ano, dado que as reações químicas produzem evaporação de gases que passam através das aberturas de enchimento.
Bateria carregada com líquido – Bateria contendo eletrólito, pronta a ser instalada.
Bateria carregada seca – Esta bateria é armazenada sem eletrólito. O eletrólito deve ser adicionado a 1,27 em climas temperados e 1,23 em clima tropicais.
Capacidade – A quantidade de eletricidade armazenada na bateria que pode ser produzida em 20 horas de descarga. Disponibilidade de energia para fornecimento a equipamento elétrico (Ah).
Carregar – Corrente fornecida à bateria por um alternador ou um carregador externo.
Descarga – Consumo de corrente.
Grelhas – Ligas de chumbo onde material activo é colocado.
Material ativo – Combinação de elementos e aditivos envolvidos em reações químicas e trocas elétricas.
Placas – Grelhas positivas ou negativas, revestidas com material ativo.
Potência de ignição – Corrente fornecida pela bateria em descargas rápidas, a – 18º graus. Disponível para ignição (A).
Separador – Assegura uma distribuição regular entre placas para evitar curto circuitos e manter o material ativo.
Sulfatação – Formação de sulfato de chumbo nas placas, devido a uma descarga excessiva da bateria.
Voltagem – Diferença de potencial (carga elétrica) entre os terminais da bateria (em voltes).
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