Trânsito e Sinalização
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Garantia automóvel de um carro usado

Ir para baixo

Garantia automóvel de um carro usado Empty Garantia automóvel de um carro usado

Mensagem por MC Qui Out 01, 2015 4:01 pm

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um carro usado, sendo que a maior parte das dúvidas reside na cobertura e no tempo de duração, por isso, para que não seja enganado quando for comprar um carro usado é importante que tenha perfeito conhecimento dos seus direitos.

Legislação em vigor

A legislação em vigor em Portugal, DL nº 84/2008 que veio alterar o DL nº 67/2003, estipula que a venda de um carro usado obrigue a empresa que o vendeu a incluir uma garantia de 2 anos após a data da venda, sendo que essa garantia engloba todos os componentes do carro. Apesar de por lei a garantia ser de 2 anos, pode caso exista um acordo por escrito entre o vendedor e o comprador ser reduzida até um mínimo de 1 ano. Não são apenas as empresas que são obrigadas a incluir a garantia, também uma pessoa singular cuja venda de bens decorrentes da sua atividade profissional é obrigada por lei a fornecer a garantia.

A declaração de garantia deve ser entregue ao comprador por escrito, sendo que a mesma deve ser redigida em língua portuguesa de uma forma clara e concisa. Dessa declaração deverá constar os dados fiscais do vendedor, assim como os seguintes pontos:
•Declaração de que o consumidor goza dos direitos previstos no decreto de lei nº 84/2008 e restante legislação e de que tais direitos não são afetados pela garantia;
•Deve conter informação acerca da cobertura da garantia, sendo esta a título gratuito ou oneroso. Caso se trate de uma garantia a título oneroso, ou seja, pressupõe contrapartidas… tais contrapartidas deverão ser explicitamente indicadas;
•Deverá ser indicado o prazo da garantia e os benefícios que resultarão em caso de exercício da mesma, assim como as condições para sua atribuição. Deverá também constar a enumeração de todos os encargos que poderão existir para o consumidor como, por exemplo, despesas de transporte, mão-de-obra e material.

Caso o vendedor não lhe tenha passado a declaração de garantia, não se preocupe pois basta que possua um comprovativo de pagamento, recibo ou uma cópia do “Requerimento de Registo Automóvel” assinada pelo vendedor para comprovar a compra do carro, importante é que dos documentos conste todos os dados fiscais do mesmo, como designação social/nome, NIF/NIPC e morada. Desta forma, como não existe nenhum acordo em contrário terá direito aos 2 anos de garantia previstos por lei que cobrirão todos os componentes do carro.

O que fazer quando tiver uma avaria

Na altura em que tiver uma avaria com o seu carro e a mesma esteja ao abrigo da garantia, deverá contactar o vendedor para que este proceda à reparação ou substituição do material danificado. Como a reparação/substituição é da responsabilidade do vendedor, será o vendedor a informar qual a oficina que procederá à reparação. Para que não tenha surpresas de última hora deverá relembrar o vendedor ou oficina que a viatura apenas está lá para reparar a avaria ao abrigo da garantia e que caso lhe seja colocado algum material que não tenha solicitado, não irá pagar o mesmo. Apesar de parecer estranho ter que avisar para não fazerem nada que tenha pedido, é comum que algumas oficinas se aproveitem para conseguir obter mais algum lucro.

Nas situações em que o vendedor se recusar a resolver uma avaria que esteja ao abrigo da garantia, deverá apresentar uma queixa na ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), desta forma o vendedor poderá incorrer em coimas que vão desde os 250€ até aos 30000€, dependo da infração. Poderá também recorrer ao CASA (Centro de Arbitragem do Sector Automóvel) de forma a pedir ajuda na resolução do problema.
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos