Trânsito e Sinalização
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Faróis do carro do futuro vão acabar com encandeamentos

Ir para baixo

Faróis do carro do futuro vão acabar com encandeamentos Empty Faróis do carro do futuro vão acabar com encandeamentos

Mensagem por MC Sáb maio 02, 2015 7:28 am

Com o intuito de melhorar a segurança rodoviária, a Carnegie Mellon está a desenvolver um sistema que vai permitir aos faróis dos automóveis detetar quando outros veículos se estão a aproximar e ajustar a luz para que não afete a visibilidade dos outros condutores.

O Instituto de Robótica da Universidade Carnegie Mellon está a trabalhar num novo projeto que visa acabar com o encandeamento provocado pelos faróis dos carros. Segundo o Engadget, o sistema deteta os veículos que se estão a aproximar do automóvel e ajusta as luzes de modo a que não afetem a visão do outro condutor, mesmo que se estejam a usar os máximos.

Esta tecnologia também é capaz de detetar obstáculos quando se estiver a circular até uma velocidade de 80 km/h. Por exemplo, será capaz de reconhecer um animal que se atravesse na estrada e que fique até uma distância de cinco metros do veículo. Contudo, a forma como esta informação vai ser analisada – se ativa o sistema de travagem automática, por exemplo – dependerá de como os fabricantes de automóveis quiserem incorporar o sistema desenvolvido pela Carmegie Mellon.

Apesar destes faróis ainda serem protótipos, o próximo objetivo é incorporar dados de GPS neste sistema, o que permitirá ajustar a direção da luz dos faróis de forma a iluminar-se mais a estrada onde se está a circular e o caminho que se pretende seguir.

Recorde-se que esta Universidade já tinha trabalhado no desenvolvimento de uns faróis inteligentes que analisam a chuva e projetam mais luz em torno das gotas de água para aumentar a visibilidade.
MC
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

https://transitoesinalizacao.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos